Mídias digitais e suas contribuições para o processo de alfabetização e letramento digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Luciene Frazato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200891
Resumo: O presente estudo propõe a analisar como o uso das mídias e jogos digitais podem vir a favorecer o processo de construção da escrita e letramento. Percebeu-se através deste estudo que a inclusão dos computadores e o uso das mídias digitais em geral, na sociedade, vem manifestando mudanças significativas, na vida de nossos educandos. Destaca-se aqui o surgimento de um novo letramento, letramento digital na vida social das pessoas. E outra contribuição que julgamos significativa é o uso das mídias e jogos digitais como instrumento significativo e dinâmico de aprendizagem para crianças em processo de alfabetização, pois vem trazer a oportunidade de tornar a aprendizagem mais lúdica, divertida e interessante, bem como favorecendo a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desta pesquisa baseou-se em estudos e pesquisas bibliográficas, observações e experiências com jogos e mídias na educação, e a importância da inserção do mundo digital. Pretendeu-se, a partir deste estudo, contribuir para que o processo de alfabetização inclua as possibilidades da era virtual, em especial, as mídias e os jogos digitais.
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