Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagnoncelli, Ana Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165122
Resumo: Neste trabalho é proposto um modelo para determinar a resposta dinâmica de pontes rodoviárias, devido a cargas dinâmicas causadas por veículos trafegando sobre pavimento irregular. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas rotinas computacionais com o software Matlab®. Foi utilizando um modelo de ponte rodoviária biapoiada sem balanços de seção tipo caixão dividida em elementos de viga conforme o Método dos Elementos Finitos; os perfis de irregularidade da pista foram obtidos de acordo com a norma ISO 8608; foram utilizados três modelos simplificados de veículos, um com um único eixo e uma massa, um com dois eixos e três massas e um com três eixos e quatro massas, todos trafegando a uma velocidade constante. Como resultados, através do Método de Newmark, se obteve o deslocamento, a velocidade e a aceleração para cada nó dos elementos de viga em função do tempo, causados pela passagem de cada um dos modelos de veículos sobre um pavimento de qualidade razoável.
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