Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165122 |
Resumo: | Neste trabalho é proposto um modelo para determinar a resposta dinâmica de pontes rodoviárias, devido a cargas dinâmicas causadas por veículos trafegando sobre pavimento irregular. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas rotinas computacionais com o software Matlab®. Foi utilizando um modelo de ponte rodoviária biapoiada sem balanços de seção tipo caixão dividida em elementos de viga conforme o Método dos Elementos Finitos; os perfis de irregularidade da pista foram obtidos de acordo com a norma ISO 8608; foram utilizados três modelos simplificados de veículos, um com um único eixo e uma massa, um com dois eixos e três massas e um com três eixos e quatro massas, todos trafegando a uma velocidade constante. Como resultados, através do Método de Newmark, se obteve o deslocamento, a velocidade e a aceleração para cada nó dos elementos de viga em função do tempo, causados pela passagem de cada um dos modelos de veículos sobre um pavimento de qualidade razoável. |
id |
UFRGS-2_4c10145fab0d194a5618af3febb98b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165122 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pagnoncelli, Ana PaulaMiguel, Letícia Fleck Fadel2017-08-11T02:36:53Z2017http://hdl.handle.net/10183/165122001044540Neste trabalho é proposto um modelo para determinar a resposta dinâmica de pontes rodoviárias, devido a cargas dinâmicas causadas por veículos trafegando sobre pavimento irregular. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas rotinas computacionais com o software Matlab®. Foi utilizando um modelo de ponte rodoviária biapoiada sem balanços de seção tipo caixão dividida em elementos de viga conforme o Método dos Elementos Finitos; os perfis de irregularidade da pista foram obtidos de acordo com a norma ISO 8608; foram utilizados três modelos simplificados de veículos, um com um único eixo e uma massa, um com dois eixos e três massas e um com três eixos e quatro massas, todos trafegando a uma velocidade constante. Como resultados, através do Método de Newmark, se obteve o deslocamento, a velocidade e a aceleração para cada nó dos elementos de viga em função do tempo, causados pela passagem de cada um dos modelos de veículos sobre um pavimento de qualidade razoável.Proposition of a model to determine the dynamic response in road bridges, due to dynamic loads caused by vehicles traveling on rough pavement. To perform this work, computational routines developed with Matlab® software were used. It was used a model of simply supported highway box girder bridge without balances divided in beam elements according to the Finite Element Method; the pavement roughness profiles were obtained according to ISO 8608; three simplified models of vehicles were used, one with a single axle and one mass, one with two axles and three masses and one with three axles and four masses, all of them traveling at a constant speed. As results, through Newmark’s Method, the displacement, velocity and acceleration, caused by the passage of each of the vehicle models on a pavement of reasonable quality were obtained for each node of the beam elements as a function of time.application/pdfporEngenharia mecânicaDynamic ResponseNewmark’s MethodVehicle-Pavement InteractionPavement RoughnessRoad BridgesProposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponteProposition of a Model to Obtain the Dynamic Response in Road Bridges Considering the Interaction Bridge-Vehicle info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2017Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044540.pdf001044540.pdfTexto completoapplication/pdf1424600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165122/1/001044540.pdf3bbd3316d4fac3f6d10ccc08af2d5faeMD51TEXT001044540.pdf.txt001044540.pdf.txtExtracted Texttext/plain74578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165122/2/001044540.pdf.txt3db22976517985380c78cb597be125f3MD52THUMBNAIL001044540.pdf.jpg001044540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165122/3/001044540.pdf.jpg2c887ff609c64b34690b388be7a7efe8MD5310183/1651222018-10-22 08:13:36.094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165122Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:13:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proposition of a Model to Obtain the Dynamic Response in Road Bridges Considering the Interaction Bridge-Vehicle |
title |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte |
spellingShingle |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte Pagnoncelli, Ana Paula Engenharia mecânica Dynamic Response Newmark’s Method Vehicle-Pavement Interaction Pavement Roughness Road Bridges |
title_short |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte |
title_full |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte |
title_fullStr |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte |
title_full_unstemmed |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte |
title_sort |
Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte |
author |
Pagnoncelli, Ana Paula |
author_facet |
Pagnoncelli, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagnoncelli, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miguel, Letícia Fleck Fadel |
contributor_str_mv |
Miguel, Letícia Fleck Fadel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica |
topic |
Engenharia mecânica Dynamic Response Newmark’s Method Vehicle-Pavement Interaction Pavement Roughness Road Bridges |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic Response Newmark’s Method Vehicle-Pavement Interaction Pavement Roughness Road Bridges |
description |
Neste trabalho é proposto um modelo para determinar a resposta dinâmica de pontes rodoviárias, devido a cargas dinâmicas causadas por veículos trafegando sobre pavimento irregular. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas rotinas computacionais com o software Matlab®. Foi utilizando um modelo de ponte rodoviária biapoiada sem balanços de seção tipo caixão dividida em elementos de viga conforme o Método dos Elementos Finitos; os perfis de irregularidade da pista foram obtidos de acordo com a norma ISO 8608; foram utilizados três modelos simplificados de veículos, um com um único eixo e uma massa, um com dois eixos e três massas e um com três eixos e quatro massas, todos trafegando a uma velocidade constante. Como resultados, através do Método de Newmark, se obteve o deslocamento, a velocidade e a aceleração para cada nó dos elementos de viga em função do tempo, causados pela passagem de cada um dos modelos de veículos sobre um pavimento de qualidade razoável. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-11T02:36:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165122 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001044540 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165122 |
identifier_str_mv |
001044540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165122/1/001044540.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165122/2/001044540.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165122/3/001044540.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bbd3316d4fac3f6d10ccc08af2d5fae 3db22976517985380c78cb597be125f3 2c887ff609c64b34690b388be7a7efe8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447200452313088 |