Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahm, Daniela Diniz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16016
Resumo: A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se pautou pela dúvida sobre a possibilidade de se definir a qualidade em educação através da prática docente e quais os indicadores possíveis que pudessem sugerir e contemplar um tema tão atual, mas ao mesmo tempo conceituado sob diversos olhares. A empiria baseou-se na análise e comparação das avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e nos pareceres de avaliação da prática docente. As categorias de análise utilizadas são avaliação e qualidade. Os conceitos centram-se na avaliação mediadora de HOFFMANN, na Pedagogia das Competências de RAMOS, na análise histórica das políticas públicas a partir de FONSECA, AGUIAR, BRANDÃO, entre outros, a forma de avaliação do ENCCEJA e nas discussões sobre a Qualidade em Educação a partir do FNDEP e de DOURADO. A comparação sobre as avaliações da EJA é também uma reflexão sobre a maneira como as políticas públicas entendem a avaliação de sujeitos permeados por diferentes realidades. Os indicadores, então, dessa qualidade em EJA sugerem que um olhar para a educação popular pode inferir em discussões mais profundas sobre as avaliações nesta modalidade de ensino, onde a qualidade em educação passa pelo crivo do socialmente construído pelos sujeitos e pela formação docente.
id UFRGS-2_4c242e1d228cdc064a97c5cb4f17c028
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16016
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dahm, Daniela DinizFonseca, Laura Souza2009-06-04T04:13:09Z2008http://hdl.handle.net/10183/16016000688879A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se pautou pela dúvida sobre a possibilidade de se definir a qualidade em educação através da prática docente e quais os indicadores possíveis que pudessem sugerir e contemplar um tema tão atual, mas ao mesmo tempo conceituado sob diversos olhares. A empiria baseou-se na análise e comparação das avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e nos pareceres de avaliação da prática docente. As categorias de análise utilizadas são avaliação e qualidade. Os conceitos centram-se na avaliação mediadora de HOFFMANN, na Pedagogia das Competências de RAMOS, na análise histórica das políticas públicas a partir de FONSECA, AGUIAR, BRANDÃO, entre outros, a forma de avaliação do ENCCEJA e nas discussões sobre a Qualidade em Educação a partir do FNDEP e de DOURADO. A comparação sobre as avaliações da EJA é também uma reflexão sobre a maneira como as políticas públicas entendem a avaliação de sujeitos permeados por diferentes realidades. Os indicadores, então, dessa qualidade em EJA sugerem que um olhar para a educação popular pode inferir em discussões mais profundas sobre as avaliações nesta modalidade de ensino, onde a qualidade em educação passa pelo crivo do socialmente construído pelos sujeitos e pela formação docente.application/pdfporQualidadeEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaExame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.ProfessorFormaçãoIndicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688879.pdf000688879.pdfTexto completoapplication/pdf822104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/1/000688879.pdfe0d6ae640a7eb703a1d0ee2295e5b464MD51TEXT000688879.pdf.txt000688879.pdf.txtExtracted Texttext/plain124762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/2/000688879.pdf.txt8bf921449c1d143cfd2cbdf549272c87MD52THUMBNAIL000688879.pdf.jpg000688879.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/3/000688879.pdf.jpg5c3e2b7f69f0b62d81d8e07f161162c4MD5310183/160162018-10-17 07:55:03.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:55:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
title Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
spellingShingle Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
Dahm, Daniela Diniz
Qualidade
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Professor
Formação
title_short Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
title_full Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
title_fullStr Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
title_full_unstemmed Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
title_sort Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
author Dahm, Daniela Diniz
author_facet Dahm, Daniela Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahm, Daniela Diniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Professor
Formação
topic Qualidade
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Professor
Formação
description A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se pautou pela dúvida sobre a possibilidade de se definir a qualidade em educação através da prática docente e quais os indicadores possíveis que pudessem sugerir e contemplar um tema tão atual, mas ao mesmo tempo conceituado sob diversos olhares. A empiria baseou-se na análise e comparação das avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e nos pareceres de avaliação da prática docente. As categorias de análise utilizadas são avaliação e qualidade. Os conceitos centram-se na avaliação mediadora de HOFFMANN, na Pedagogia das Competências de RAMOS, na análise histórica das políticas públicas a partir de FONSECA, AGUIAR, BRANDÃO, entre outros, a forma de avaliação do ENCCEJA e nas discussões sobre a Qualidade em Educação a partir do FNDEP e de DOURADO. A comparação sobre as avaliações da EJA é também uma reflexão sobre a maneira como as políticas públicas entendem a avaliação de sujeitos permeados por diferentes realidades. Os indicadores, então, dessa qualidade em EJA sugerem que um olhar para a educação popular pode inferir em discussões mais profundas sobre as avaliações nesta modalidade de ensino, onde a qualidade em educação passa pelo crivo do socialmente construído pelos sujeitos e pela formação docente.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-04T04:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000688879
url http://hdl.handle.net/10183/16016
identifier_str_mv 000688879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/1/000688879.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/2/000688879.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/3/000688879.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0d6ae640a7eb703a1d0ee2295e5b464
8bf921449c1d143cfd2cbdf549272c87
5c3e2b7f69f0b62d81d8e07f161162c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224385474854912