Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16016 |
Resumo: | A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se pautou pela dúvida sobre a possibilidade de se definir a qualidade em educação através da prática docente e quais os indicadores possíveis que pudessem sugerir e contemplar um tema tão atual, mas ao mesmo tempo conceituado sob diversos olhares. A empiria baseou-se na análise e comparação das avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e nos pareceres de avaliação da prática docente. As categorias de análise utilizadas são avaliação e qualidade. Os conceitos centram-se na avaliação mediadora de HOFFMANN, na Pedagogia das Competências de RAMOS, na análise histórica das políticas públicas a partir de FONSECA, AGUIAR, BRANDÃO, entre outros, a forma de avaliação do ENCCEJA e nas discussões sobre a Qualidade em Educação a partir do FNDEP e de DOURADO. A comparação sobre as avaliações da EJA é também uma reflexão sobre a maneira como as políticas públicas entendem a avaliação de sujeitos permeados por diferentes realidades. Os indicadores, então, dessa qualidade em EJA sugerem que um olhar para a educação popular pode inferir em discussões mais profundas sobre as avaliações nesta modalidade de ensino, onde a qualidade em educação passa pelo crivo do socialmente construído pelos sujeitos e pela formação docente. |
id |
UFRGS-2_4c242e1d228cdc064a97c5cb4f17c028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16016 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dahm, Daniela DinizFonseca, Laura Souza2009-06-04T04:13:09Z2008http://hdl.handle.net/10183/16016000688879A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se pautou pela dúvida sobre a possibilidade de se definir a qualidade em educação através da prática docente e quais os indicadores possíveis que pudessem sugerir e contemplar um tema tão atual, mas ao mesmo tempo conceituado sob diversos olhares. A empiria baseou-se na análise e comparação das avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e nos pareceres de avaliação da prática docente. As categorias de análise utilizadas são avaliação e qualidade. Os conceitos centram-se na avaliação mediadora de HOFFMANN, na Pedagogia das Competências de RAMOS, na análise histórica das políticas públicas a partir de FONSECA, AGUIAR, BRANDÃO, entre outros, a forma de avaliação do ENCCEJA e nas discussões sobre a Qualidade em Educação a partir do FNDEP e de DOURADO. A comparação sobre as avaliações da EJA é também uma reflexão sobre a maneira como as políticas públicas entendem a avaliação de sujeitos permeados por diferentes realidades. Os indicadores, então, dessa qualidade em EJA sugerem que um olhar para a educação popular pode inferir em discussões mais profundas sobre as avaliações nesta modalidade de ensino, onde a qualidade em educação passa pelo crivo do socialmente construído pelos sujeitos e pela formação docente.application/pdfporQualidadeEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaExame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.ProfessorFormaçãoIndicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688879.pdf000688879.pdfTexto completoapplication/pdf822104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/1/000688879.pdfe0d6ae640a7eb703a1d0ee2295e5b464MD51TEXT000688879.pdf.txt000688879.pdf.txtExtracted Texttext/plain124762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/2/000688879.pdf.txt8bf921449c1d143cfd2cbdf549272c87MD52THUMBNAIL000688879.pdf.jpg000688879.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/3/000688879.pdf.jpg5c3e2b7f69f0b62d81d8e07f161162c4MD5310183/160162018-10-17 07:55:03.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:55:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos |
title |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos |
spellingShingle |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos Dahm, Daniela Diniz Qualidade Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Professor Formação |
title_short |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos |
title_full |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos |
title_fullStr |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos |
title_sort |
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos |
author |
Dahm, Daniela Diniz |
author_facet |
Dahm, Daniela Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dahm, Daniela Diniz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Professor Formação |
topic |
Qualidade Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Professor Formação |
description |
A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se pautou pela dúvida sobre a possibilidade de se definir a qualidade em educação através da prática docente e quais os indicadores possíveis que pudessem sugerir e contemplar um tema tão atual, mas ao mesmo tempo conceituado sob diversos olhares. A empiria baseou-se na análise e comparação das avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e nos pareceres de avaliação da prática docente. As categorias de análise utilizadas são avaliação e qualidade. Os conceitos centram-se na avaliação mediadora de HOFFMANN, na Pedagogia das Competências de RAMOS, na análise histórica das políticas públicas a partir de FONSECA, AGUIAR, BRANDÃO, entre outros, a forma de avaliação do ENCCEJA e nas discussões sobre a Qualidade em Educação a partir do FNDEP e de DOURADO. A comparação sobre as avaliações da EJA é também uma reflexão sobre a maneira como as políticas públicas entendem a avaliação de sujeitos permeados por diferentes realidades. Os indicadores, então, dessa qualidade em EJA sugerem que um olhar para a educação popular pode inferir em discussões mais profundas sobre as avaliações nesta modalidade de ensino, onde a qualidade em educação passa pelo crivo do socialmente construído pelos sujeitos e pela formação docente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-04T04:13:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16016 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000688879 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16016 |
identifier_str_mv |
000688879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/1/000688879.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/2/000688879.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16016/3/000688879.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0d6ae640a7eb703a1d0ee2295e5b464 8bf921449c1d143cfd2cbdf549272c87 5c3e2b7f69f0b62d81d8e07f161162c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224385474854912 |