Otacílio Camilo (1959-1989) : estética da rebeldia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Izis Tamara Mineiro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173607
Resumo: O presente estudo visa trazer à luz do sistema das artes a poética visual de Otacílio Camilo – artista gaúcho que morreu prematuramente aos 30 anos de idade – e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento de uma historiografia da arte local, mais plural e abrangente. A pesquisa busca identificar características que apontem sua poética criadora por meio da análise do conjunto de trabalhos que integram instituições museológicas de Porto Alegre e acervos pessoais de familiares e amigos do artista. Além disso, busca identificar como a obra de Otacílio Camilo se relaciona com o contexto em que foi produzida. A análise dos trabalhos leva em consideração sua dimensão formal, semântica e social. O cruzamento de referenciais teóricos da história da arte com documentos e dados levantados em entrevistas evidenciou dois momentos importantes na produção de Otacílio Camilo, cujo ponto de transição é o ano de 1983. O primeiro diz respeito ao seu ingresso no Atelier Livre da Prefeitura (ALP) e o contato com a linguagem da gravura associado a noções da arte contemporânea. O segundo período está vinculado ao período em que o artista percorre diversas cidades brasileiras desenvolvendo seus trabalhos a partir de experiências errantes pelo espaço urbano. A partir disso, é possível identificar grupos temáticos gerados a partir de constelações, ou seja, de tendências e concepções artísticas difundidas ao longo do século XX, pautadas pela estratégia de aproximação entre arte e a vida cotidiana, visando à transformação da sociedade.
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