Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194202 |
Resumo: | Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo. |
id |
UFRGS-2_4c315f9318f68190cf4d220e1839ea81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194202 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Valter AfonsoSlongo, Luiz Antonio2019-05-14T02:38:12Z20081415-6555http://hdl.handle.net/10183/194202000676084Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo.Some researchers use loyalty and commitment as different constructs in their models. Others’, as Prado and Santos (2003), argue that these two are in fact just one concept. The literature about that is sometimes obscure. In this context, this paper tries to analyze the association between loyalty and commitment in the virtual environment, specifically in ecommerce. The results indicated that both constructs are just one. In addition, using Fornell and Larcker (1981) suggestion, the data again confirmed the only construct. Final considerations and research limitations end the paper.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2008), p. 995-1018Marketing de relacionamentoAnálise conceitual : TerminologiaCliente : FidelidadeLealdadeMarketing eletrônicoComércio eletrônicoNegocios : InternetE-marketingComprometimento organizacionalLoyaltyCommitmentInternetConstructComprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)Commitment and loyalty : are they two constructs or two constructs from the same concept? A reply to Prado and Santos (2003)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000676084.pdf.txt000676084.pdf.txtExtracted Texttext/plain49606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/2/000676084.pdf.txte8fb17207cef9414b02a6d14509af7c3MD52ORIGINAL000676084.pdfTexto completoapplication/pdf331149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/1/000676084.pdfa900c5d826955bb98116c9a746b0db0eMD5110183/1942022022-07-02 05:13:49.01766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-02T08:13:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Commitment and loyalty : are they two constructs or two constructs from the same concept? A reply to Prado and Santos (2003) |
title |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) |
spellingShingle |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) Vieira, Valter Afonso Marketing de relacionamento Análise conceitual : Terminologia Cliente : Fidelidade Lealdade Marketing eletrônico Comércio eletrônico Negocios : Internet E-marketing Comprometimento organizacional Loyalty Commitment Internet Construct |
title_short |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) |
title_full |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) |
title_fullStr |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) |
title_full_unstemmed |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) |
title_sort |
Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) |
author |
Vieira, Valter Afonso |
author_facet |
Vieira, Valter Afonso Slongo, Luiz Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Slongo, Luiz Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Valter Afonso Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Análise conceitual : Terminologia Cliente : Fidelidade Lealdade Marketing eletrônico Comércio eletrônico Negocios : Internet E-marketing Comprometimento organizacional |
topic |
Marketing de relacionamento Análise conceitual : Terminologia Cliente : Fidelidade Lealdade Marketing eletrônico Comércio eletrônico Negocios : Internet E-marketing Comprometimento organizacional Loyalty Commitment Internet Construct |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Loyalty Commitment Internet Construct |
description |
Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-14T02:38:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194202 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000676084 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000676084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2008), p. 995-1018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/2/000676084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/1/000676084.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8fb17207cef9414b02a6d14509af7c3 a900c5d826955bb98116c9a746b0db0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447684888133632 |