Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Valter Afonso
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Slongo, Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194202
Resumo: Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo.
id UFRGS-2_4c315f9318f68190cf4d220e1839ea81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Valter AfonsoSlongo, Luiz Antonio2019-05-14T02:38:12Z20081415-6555http://hdl.handle.net/10183/194202000676084Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo.Some researchers use loyalty and commitment as different constructs in their models. Others’, as Prado and Santos (2003), argue that these two are in fact just one concept. The literature about that is sometimes obscure. In this context, this paper tries to analyze the association between loyalty and commitment in the virtual environment, specifically in ecommerce. The results indicated that both constructs are just one. In addition, using Fornell and Larcker (1981) suggestion, the data again confirmed the only construct. Final considerations and research limitations end the paper.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2008), p. 995-1018Marketing de relacionamentoAnálise conceitual : TerminologiaCliente : FidelidadeLealdadeMarketing eletrônicoComércio eletrônicoNegocios : InternetE-marketingComprometimento organizacionalLoyaltyCommitmentInternetConstructComprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)Commitment and loyalty : are they two constructs or two constructs from the same concept? A reply to Prado and Santos (2003)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000676084.pdf.txt000676084.pdf.txtExtracted Texttext/plain49606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/2/000676084.pdf.txte8fb17207cef9414b02a6d14509af7c3MD52ORIGINAL000676084.pdfTexto completoapplication/pdf331149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/1/000676084.pdfa900c5d826955bb98116c9a746b0db0eMD5110183/1942022022-07-02 05:13:49.01766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-02T08:13:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Commitment and loyalty : are they two constructs or two constructs from the same concept? A reply to Prado and Santos (2003)
title Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
spellingShingle Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
Vieira, Valter Afonso
Marketing de relacionamento
Análise conceitual : Terminologia
Cliente : Fidelidade
Lealdade
Marketing eletrônico
Comércio eletrônico
Negocios : Internet
E-marketing
Comprometimento organizacional
Loyalty
Commitment
Internet
Construct
title_short Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
title_full Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
title_fullStr Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
title_full_unstemmed Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
title_sort Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
author Vieira, Valter Afonso
author_facet Vieira, Valter Afonso
Slongo, Luiz Antonio
author_role author
author2 Slongo, Luiz Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Valter Afonso
Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Análise conceitual : Terminologia
Cliente : Fidelidade
Lealdade
Marketing eletrônico
Comércio eletrônico
Negocios : Internet
E-marketing
Comprometimento organizacional
topic Marketing de relacionamento
Análise conceitual : Terminologia
Cliente : Fidelidade
Lealdade
Marketing eletrônico
Comércio eletrônico
Negocios : Internet
E-marketing
Comprometimento organizacional
Loyalty
Commitment
Internet
Construct
dc.subject.eng.fl_str_mv Loyalty
Commitment
Internet
Construct
description Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-14T02:38:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194202
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000676084
identifier_str_mv 1415-6555
000676084
url http://hdl.handle.net/10183/194202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2008), p. 995-1018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/2/000676084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194202/1/000676084.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8fb17207cef9414b02a6d14509af7c3
a900c5d826955bb98116c9a746b0db0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447684888133632