Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234162 |
Resumo: | O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ensino baseado no Hip-Hop pode inserir-se em um ambiente escolar formal e, desta forma, contribuir para uma educação antirracista, libertária e emancipatória. Como resultado, mostra-se ferramenta viável para a permanência das juventudes no sistema escolar. |
id |
UFRGS-2_4c357890ced6cc7832d0f0f8274e2509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234162 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Gabriel de LimaVirgínio, Alexandre Silva2022-01-19T04:36:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/234162001136072O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ensino baseado no Hip-Hop pode inserir-se em um ambiente escolar formal e, desta forma, contribuir para uma educação antirracista, libertária e emancipatória. Como resultado, mostra-se ferramenta viável para a permanência das juventudes no sistema escolar.This study aims to interpret Hip-Hop Pedagogy as an educational tool. Using ethnographic analyzes with examples of the use of Hip-Hop pedagogy in educational environments and interviews with agents of Hip-Hop culture in the city of Esteio, State of Rio Grande do Sul. In this way, we tried to apprehend the actors' perception in relation to the educational potential of Hip-Hop. With this, it was about apprehending how teaching based on Hip-Hop can be inserted in a formal school environment and, in this way, contribute to an anti-racist, libertarian and emancipatory education. As a result, it is an important tool for the permanence of young people in the school system.application/pdfporHip hopAntirracismoDesigualdade socialEducação musicalEducação não-formalHip hop educationAnti-racist educationSocial inequalityHip-Hop based educationPedagogical toolPedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136072.pdf.txt001136072.pdf.txtExtracted Texttext/plain136068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/2/001136072.pdf.txt0187d7fb63f5bd2fc74eff35952535f3MD52ORIGINAL001136072.pdfTexto completoapplication/pdf572660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/1/001136072.pdf6c96823abcef7526ac66734340771d4aMD5110183/2341622022-08-06 04:43:49.804863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234162Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional |
title |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional |
spellingShingle |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional Fonseca, Gabriel de Lima Hip hop Antirracismo Desigualdade social Educação musical Educação não-formal Hip hop education Anti-racist education Social inequality Hip-Hop based education Pedagogical tool |
title_short |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional |
title_full |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional |
title_fullStr |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional |
title_sort |
Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional |
author |
Fonseca, Gabriel de Lima |
author_facet |
Fonseca, Gabriel de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Gabriel de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Virgínio, Alexandre Silva |
contributor_str_mv |
Virgínio, Alexandre Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hip hop Antirracismo Desigualdade social Educação musical Educação não-formal |
topic |
Hip hop Antirracismo Desigualdade social Educação musical Educação não-formal Hip hop education Anti-racist education Social inequality Hip-Hop based education Pedagogical tool |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hip hop education Anti-racist education Social inequality Hip-Hop based education Pedagogical tool |
description |
O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ensino baseado no Hip-Hop pode inserir-se em um ambiente escolar formal e, desta forma, contribuir para uma educação antirracista, libertária e emancipatória. Como resultado, mostra-se ferramenta viável para a permanência das juventudes no sistema escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-19T04:36:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234162 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136072 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234162 |
identifier_str_mv |
001136072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/2/001136072.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/1/001136072.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0187d7fb63f5bd2fc74eff35952535f3 6c96823abcef7526ac66734340771d4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224618351001600 |