Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Gabriel de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234162
Resumo: O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ensino baseado no Hip-Hop pode inserir-se em um ambiente escolar formal e, desta forma, contribuir para uma educação antirracista, libertária e emancipatória. Como resultado, mostra-se ferramenta viável para a permanência das juventudes no sistema escolar.
id UFRGS-2_4c357890ced6cc7832d0f0f8274e2509
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234162
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Gabriel de LimaVirgínio, Alexandre Silva2022-01-19T04:36:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/234162001136072O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ensino baseado no Hip-Hop pode inserir-se em um ambiente escolar formal e, desta forma, contribuir para uma educação antirracista, libertária e emancipatória. Como resultado, mostra-se ferramenta viável para a permanência das juventudes no sistema escolar.This study aims to interpret Hip-Hop Pedagogy as an educational tool. Using ethnographic analyzes with examples of the use of Hip-Hop pedagogy in educational environments and interviews with agents of Hip-Hop culture in the city of Esteio, State of Rio Grande do Sul. In this way, we tried to apprehend the actors' perception in relation to the educational potential of Hip-Hop. With this, it was about apprehending how teaching based on Hip-Hop can be inserted in a formal school environment and, in this way, contribute to an anti-racist, libertarian and emancipatory education. As a result, it is an important tool for the permanence of young people in the school system.application/pdfporHip hopAntirracismoDesigualdade socialEducação musicalEducação não-formalHip hop educationAnti-racist educationSocial inequalityHip-Hop based educationPedagogical toolPedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136072.pdf.txt001136072.pdf.txtExtracted Texttext/plain136068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/2/001136072.pdf.txt0187d7fb63f5bd2fc74eff35952535f3MD52ORIGINAL001136072.pdfTexto completoapplication/pdf572660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/1/001136072.pdf6c96823abcef7526ac66734340771d4aMD5110183/2341622022-08-06 04:43:49.804863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234162Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
title Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
spellingShingle Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
Fonseca, Gabriel de Lima
Hip hop
Antirracismo
Desigualdade social
Educação musical
Educação não-formal
Hip hop education
Anti-racist education
Social inequality
Hip-Hop based education
Pedagogical tool
title_short Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
title_full Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
title_fullStr Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
title_full_unstemmed Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
title_sort Pedagogia Hip-hop : a cultura como ferramenta educacional
author Fonseca, Gabriel de Lima
author_facet Fonseca, Gabriel de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Gabriel de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Hip hop
Antirracismo
Desigualdade social
Educação musical
Educação não-formal
topic Hip hop
Antirracismo
Desigualdade social
Educação musical
Educação não-formal
Hip hop education
Anti-racist education
Social inequality
Hip-Hop based education
Pedagogical tool
dc.subject.eng.fl_str_mv Hip hop education
Anti-racist education
Social inequality
Hip-Hop based education
Pedagogical tool
description O presente estudo visa interpretar a Pedagogia Hip-Hop como uma ferramenta educacional. Realizou-se análises etnográficas tendo como referência exemplos do uso da pedagogia Hip-Hop em ambientes educacionais. Metodologicamente, utilizou-se, principalmente, entrevistas com agentes da cultura Hip-Hop do munícipio de Esteio, no Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurou-se apreender a percepção dos atores em relação ao potencial educativo do Hip-Hop. Com isso, tratou-se de apreender como o ensino baseado no Hip-Hop pode inserir-se em um ambiente escolar formal e, desta forma, contribuir para uma educação antirracista, libertária e emancipatória. Como resultado, mostra-se ferramenta viável para a permanência das juventudes no sistema escolar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T04:36:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234162
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136072
url http://hdl.handle.net/10183/234162
identifier_str_mv 001136072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/2/001136072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234162/1/001136072.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0187d7fb63f5bd2fc74eff35952535f3
6c96823abcef7526ac66734340771d4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224618351001600