Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85384 |
Resumo: | Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas. |
id |
UFRGS-2_4c63000f8b047bfba00aea368faf80fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85384 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima Júnior, PauloSilveira, Fernando Lang da2014-01-08T01:52:48Z20111677-2334http://hdl.handle.net/10183/85384000792437Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas.Until the publication of the Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement (GUM), the question of errors and uncertainties was not well resolved. In this paper, we discuss the concepts of error and uncertainty, according to the latest guidelines in the field of metrology, and suggest a way to introduce such concepts to undergraduate students through means of the Galton box (also called Quincunx) as a teaching tool. The Galton box is also used to introduce the Central Limit Theorem, emphasizing the importance of this theorem in the development of coverage intervals and for the interpretation of uncertainties.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 400-422Ensino de físicaMetrologiaExperiências de físicaTeorema central do limiteErrorUncertaintyMetrologyLaboratory activitiesDiscutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superiorDiscussing the concepts of error and uncertainty with undergraduate students through means of the Galton box : a contribution to incorporate new metrological approaches to Physics teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792437.pdf000792437.pdfTexto completoapplication/pdf264358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/1/000792437.pdf6f2214e224f1280741283f794ad70c19MD51TEXT000792437.pdf.txt000792437.pdf.txtExtracted Texttext/plain47594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/2/000792437.pdf.txtedbfeeb4146d0b75416fbacdca8c52a0MD52THUMBNAIL000792437.pdf.jpg000792437.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/3/000792437.pdf.jpg1eaccd9dd0dae4895a8e7cf4eca096d2MD5310183/853842024-05-08 06:40:49.599665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Discussing the concepts of error and uncertainty with undergraduate students through means of the Galton box : a contribution to incorporate new metrological approaches to Physics teaching |
title |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior |
spellingShingle |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior Lima Júnior, Paulo Ensino de física Metrologia Experiências de física Teorema central do limite Error Uncertainty Metrology Laboratory activities |
title_short |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior |
title_full |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior |
title_fullStr |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior |
title_full_unstemmed |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior |
title_sort |
Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior |
author |
Lima Júnior, Paulo |
author_facet |
Lima Júnior, Paulo Silveira, Fernando Lang da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Fernando Lang da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Júnior, Paulo Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Metrologia Experiências de física Teorema central do limite |
topic |
Ensino de física Metrologia Experiências de física Teorema central do limite Error Uncertainty Metrology Laboratory activities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Error Uncertainty Metrology Laboratory activities |
description |
Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-08T01:52:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85384 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792437 |
identifier_str_mv |
1677-2334 000792437 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 400-422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/1/000792437.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/2/000792437.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/3/000792437.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f2214e224f1280741283f794ad70c19 edbfeeb4146d0b75416fbacdca8c52a0 1eaccd9dd0dae4895a8e7cf4eca096d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447524418256896 |