Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Paulo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silveira, Fernando Lang da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85384
Resumo: Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas.
id UFRGS-2_4c63000f8b047bfba00aea368faf80fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85384
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima Júnior, PauloSilveira, Fernando Lang da2014-01-08T01:52:48Z20111677-2334http://hdl.handle.net/10183/85384000792437Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas.Until the publication of the Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement (GUM), the question of errors and uncertainties was not well resolved. In this paper, we discuss the concepts of error and uncertainty, according to the latest guidelines in the field of metrology, and suggest a way to introduce such concepts to undergraduate students through means of the Galton box (also called Quincunx) as a teaching tool. The Galton box is also used to introduce the Central Limit Theorem, emphasizing the importance of this theorem in the development of coverage intervals and for the interpretation of uncertainties.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 400-422Ensino de físicaMetrologiaExperiências de físicaTeorema central do limiteErrorUncertaintyMetrologyLaboratory activitiesDiscutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superiorDiscussing the concepts of error and uncertainty with undergraduate students through means of the Galton box : a contribution to incorporate new metrological approaches to Physics teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792437.pdf000792437.pdfTexto completoapplication/pdf264358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/1/000792437.pdf6f2214e224f1280741283f794ad70c19MD51TEXT000792437.pdf.txt000792437.pdf.txtExtracted Texttext/plain47594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/2/000792437.pdf.txtedbfeeb4146d0b75416fbacdca8c52a0MD52THUMBNAIL000792437.pdf.jpg000792437.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/3/000792437.pdf.jpg1eaccd9dd0dae4895a8e7cf4eca096d2MD5310183/853842024-05-08 06:40:49.599665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Discussing the concepts of error and uncertainty with undergraduate students through means of the Galton box : a contribution to incorporate new metrological approaches to Physics teaching
title Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
spellingShingle Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
Lima Júnior, Paulo
Ensino de física
Metrologia
Experiências de física
Teorema central do limite
Error
Uncertainty
Metrology
Laboratory activities
title_short Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
title_full Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
title_fullStr Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
title_full_unstemmed Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
title_sort Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
author Lima Júnior, Paulo
author_facet Lima Júnior, Paulo
Silveira, Fernando Lang da
author_role author
author2 Silveira, Fernando Lang da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Paulo
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Metrologia
Experiências de física
Teorema central do limite
topic Ensino de física
Metrologia
Experiências de física
Teorema central do limite
Error
Uncertainty
Metrology
Laboratory activities
dc.subject.eng.fl_str_mv Error
Uncertainty
Metrology
Laboratory activities
description Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-08T01:52:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85384
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792437
identifier_str_mv 1677-2334
000792437
url http://hdl.handle.net/10183/85384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 400-422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/1/000792437.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/2/000792437.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85384/3/000792437.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f2214e224f1280741283f794ad70c19
edbfeeb4146d0b75416fbacdca8c52a0
1eaccd9dd0dae4895a8e7cf4eca096d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447524418256896