Infografia para a comunicação científica: análise de representação visual da revista PLOS Biology
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234891 |
Resumo: | A Infografia é uma ferramenta que potencializa a comunicação e a visibilidade da informação científica. Este trabalho tem o intuito de contribuir com abordagem conceitual específica para a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, fato que valida e incentiva um estudo que relacione os temas, construindo assim, o alicerce teórico sobre o qual possam ser realizadas futuras pesquisas sobre o assunto. Tendo em vista a necessidade de critérios previamente estabelecidos para a preservação digital de Infografias, pretende-se analisar o seu registro em uma revista científica. Diante desta avaliação, será verificada a adequabilidade da representação gráfica dos dados ao seu conteúdo, e uma resposta para o seguinte questionamento: qual o nível de exatidão das informações representadas visualmente, de acordo com as tipologias abordadas por Sousa (2014) que são: Infografias Multimídia Narrativas, Infografias Multimídia Instrutivas, Infografias Multimídia Exploratórias e Infografias Multimídia Simulatórias; e os três níveis estabelecidos por Sato (2017): “Utilidade”, “Confiabilidade” e “Satisfação”? Este trabalho pretende verificar a representação visual do conteúdo de artigos científicos, representados em Infografias na revista PLOS Biology, para identificar o nível de aproximação das imagens ao conteúdo informacional mediante aspectos de utilidade, confiabilidade e satisfação. Verificar se a representação visual das Infografias alcança os principais elementos tratados no artigo analisado. Analisar a similaridade dos gráficos em relação a sua tipologia e abrangência. São infográficos, que permitem uma leitura precisa e sem ambigüidades das informações neles contidas, mantendo equilíbrio entre seus elementos, o que reduz a sobrecarga cognitiva. |
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Rosa, Rita de Cássia daSilva, Fabiano Couto Corrêa da2022-02-08T04:37:48Z2021http://hdl.handle.net/10183/234891001136492A Infografia é uma ferramenta que potencializa a comunicação e a visibilidade da informação científica. Este trabalho tem o intuito de contribuir com abordagem conceitual específica para a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, fato que valida e incentiva um estudo que relacione os temas, construindo assim, o alicerce teórico sobre o qual possam ser realizadas futuras pesquisas sobre o assunto. Tendo em vista a necessidade de critérios previamente estabelecidos para a preservação digital de Infografias, pretende-se analisar o seu registro em uma revista científica. Diante desta avaliação, será verificada a adequabilidade da representação gráfica dos dados ao seu conteúdo, e uma resposta para o seguinte questionamento: qual o nível de exatidão das informações representadas visualmente, de acordo com as tipologias abordadas por Sousa (2014) que são: Infografias Multimídia Narrativas, Infografias Multimídia Instrutivas, Infografias Multimídia Exploratórias e Infografias Multimídia Simulatórias; e os três níveis estabelecidos por Sato (2017): “Utilidade”, “Confiabilidade” e “Satisfação”? Este trabalho pretende verificar a representação visual do conteúdo de artigos científicos, representados em Infografias na revista PLOS Biology, para identificar o nível de aproximação das imagens ao conteúdo informacional mediante aspectos de utilidade, confiabilidade e satisfação. Verificar se a representação visual das Infografias alcança os principais elementos tratados no artigo analisado. Analisar a similaridade dos gráficos em relação a sua tipologia e abrangência. São infográficos, que permitem uma leitura precisa e sem ambigüidades das informações neles contidas, mantendo equilíbrio entre seus elementos, o que reduz a sobrecarga cognitiva.La infografía es una herramienta que potencia la comunicación y la visibilidad de la información científica. Sin embargo, la escasez de un enfoque conceptual específico para el área de Bibliotecología y Ciencias de la Información, en la literatura, valida y estimula un estudio que relacione los temas, construyendo así la base teórica sobre la cual se puedan realizar futuras investigaciones sobre el tema. Ante la necesidad de criterios previamente establecidos para la preservación digital de las infografías, se pretende analizar su registro en una revista científica. Ante esta evaluación se verificará la adecuación de la representación gráfica de los datos a su contenido y la respuesta a la siguiente pregunta: ¿cuál es el nivel de precisión de la información representada visualmente, según las tipologías abordadas por Sousa (2014) y los tres niveles establecidos por Sato (2017): utilidad, confiabilidad y satisfacción? Este trabajo pretende verificar la representación visual del contenido de los artículos científicos, representados en infografías en la revista PLOS Biology, para identificar el nivel de aproximación de las imágenes al contenido informacional a través de aspectos de utilidad, confiabilidad y satisfacción. Comprobar si la representación visual de las infografías alcanza los elementos principales tratados en los artículos analizados. Analizar la similitud de los gráficos en relación a su tipología y alcance.application/pdfporComunicação científicaInfografiaVisualización de datosAnálisis visualInfografíaComunicación científicaVisualización de la informaciónInfografia para a comunicação científica: análise de representação visual da revista PLOS Biologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136492.pdf.txt001136492.pdf.txtExtracted Texttext/plain96840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234891/2/001136492.pdf.txt8a26d78abc352906338993fc5d2c2c82MD52ORIGINAL001136492.pdfTexto completoapplication/pdf2519985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234891/1/001136492.pdf6747740264104e6c143241679ff778d6MD5110183/2348912022-02-22 05:12:36.244931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234891Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-02-22T08:12:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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