Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199296 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de analisar relações existentes entre a Educação Física (EFi) e o Programa Saúde na Escola (PSE). Realiza uma leitura a cerca das leis que determinam o programa na esfera federal, assim como os documentos que regem as diretrizes e competências do PSE. Para a contextualização da análise, resgata a relação histórica entre a EFi e a temática da saúde dentro da instituição escolar, desde os primeiros pensadores dos currículos escolares até documentos e leis mais recentes que propõe caminhos para o desenvolvimento da saúde dentro das escolas e comunidades. Utiliza o método de revisão bibliográfica para o estudo, buscando indagar as produções encontradas sobre as relações entre o PSE e a EFi, sobre o que caracterizaria esta prática pedagógica e sobre os desafios a essa relação. Conclui que a EFi precisa promover saúde dentro das escolas, utilizando de programas como o PSE de instrumento para esse trabalho; assim como aponta a importância da área reconhecer sua história com a saúde e apropriar-se dela. |
id |
UFRGS-2_4d0298100c5d8d7c5ed044491b44915b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199296 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kieling Neto, Clinton RogérioBilibio, Luiz Fernando Silva2019-09-13T03:50:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/199296001100220Este trabalho tem o objetivo de analisar relações existentes entre a Educação Física (EFi) e o Programa Saúde na Escola (PSE). Realiza uma leitura a cerca das leis que determinam o programa na esfera federal, assim como os documentos que regem as diretrizes e competências do PSE. Para a contextualização da análise, resgata a relação histórica entre a EFi e a temática da saúde dentro da instituição escolar, desde os primeiros pensadores dos currículos escolares até documentos e leis mais recentes que propõe caminhos para o desenvolvimento da saúde dentro das escolas e comunidades. Utiliza o método de revisão bibliográfica para o estudo, buscando indagar as produções encontradas sobre as relações entre o PSE e a EFi, sobre o que caracterizaria esta prática pedagógica e sobre os desafios a essa relação. Conclui que a EFi precisa promover saúde dentro das escolas, utilizando de programas como o PSE de instrumento para esse trabalho; assim como aponta a importância da área reconhecer sua história com a saúde e apropriar-se dela.application/pdfporEducação física escolarSaúdeSaúde escolarPromoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100220.pdf.txt001100220.pdf.txtExtracted Texttext/plain61350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199296/2/001100220.pdf.txt2c6d06bf91af9fdba8c471e35d923b40MD52ORIGINAL001100220.pdfTexto completoapplication/pdf282485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199296/1/001100220.pdfac07ad111b47270106987a5b0a6b57a2MD5110183/1992962019-10-25 03:47:33.175436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199296Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-25T06:47:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola |
title |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola |
spellingShingle |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola Kieling Neto, Clinton Rogério Educação física escolar Saúde Saúde escolar |
title_short |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola |
title_full |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola |
title_fullStr |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola |
title_full_unstemmed |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola |
title_sort |
Promoção da saúde : um estudo sobre relações entre a educação física e o programa saúde na escola |
author |
Kieling Neto, Clinton Rogério |
author_facet |
Kieling Neto, Clinton Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kieling Neto, Clinton Rogério |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bilibio, Luiz Fernando Silva |
contributor_str_mv |
Bilibio, Luiz Fernando Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Saúde Saúde escolar |
topic |
Educação física escolar Saúde Saúde escolar |
description |
Este trabalho tem o objetivo de analisar relações existentes entre a Educação Física (EFi) e o Programa Saúde na Escola (PSE). Realiza uma leitura a cerca das leis que determinam o programa na esfera federal, assim como os documentos que regem as diretrizes e competências do PSE. Para a contextualização da análise, resgata a relação histórica entre a EFi e a temática da saúde dentro da instituição escolar, desde os primeiros pensadores dos currículos escolares até documentos e leis mais recentes que propõe caminhos para o desenvolvimento da saúde dentro das escolas e comunidades. Utiliza o método de revisão bibliográfica para o estudo, buscando indagar as produções encontradas sobre as relações entre o PSE e a EFi, sobre o que caracterizaria esta prática pedagógica e sobre os desafios a essa relação. Conclui que a EFi precisa promover saúde dentro das escolas, utilizando de programas como o PSE de instrumento para esse trabalho; assim como aponta a importância da área reconhecer sua história com a saúde e apropriar-se dela. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:50:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199296 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100220 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199296 |
identifier_str_mv |
001100220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199296/2/001100220.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199296/1/001100220.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c6d06bf91af9fdba8c471e35d923b40 ac07ad111b47270106987a5b0a6b57a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249696587776 |