Vacina contra o papilomavírus humano (HPV) : informações veiculadas nos vídeos publicados no youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hessel, Fernanda Bardini da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135482
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar as informações sobre a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) veiculadas nos vídeos selecionados no YouTube. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva retrospectiva com abordagem qualitativa realizada com a caracterização de vídeos disponibilizados no YouTube. A amostra foi composta por 17 vídeos que contemplaram os critérios de inclusão: publicação no período de 01 de janeiro de 2015 a 30 de junho de 2015, apenas produzidos no Brasil, autoria de pessoa física e que deixaram explícito se são contra ou a favor a vacina do HPV expressando as razões para tal opinião. A coleta dos dados iniciou com a captura dos vídeos em um único dia do mês de agosto de 2015. Os dados coletados, em instrumento elaborado pela pesquisadora, foram a caracterização dos vídeos e a “cena-chave” dizendo se eram favoráveis ou desfavoráveis à vacinação do HPV. Os dados de caracterização foram analisados pela estatística descritiva e os argumentos pela análise de conversação. Foram 12 (70,5%) vídeos favoráveis à realização da vacina com o argumento principal de que protegia contra o câncer do colo do útero e cinco (29,4%) desfavoráveis à vacina com argumentos baseados em questões morais e de gênero. Identificou-se deficiência no conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis por parte da população, bem como falta de conhecimento sobre a transmissão e a proteção contra o HPV e sua relação com o câncer do colo do útero. Constatou-se que o vídeo é uma mídia com linguagem acessível e inclusiva para as pessoas independente de suas faixas etárias ou classes sociais. Logo, a população empodera-se produzindo e compartilhando conteúdos, influenciando na formação de ideias e opiniões constituindo-se em fortes atores sociais.
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