Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141431 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência profissional da autora com três grupos de crianças de três a seis anos de idade, no contexto Escolar da Educação Infantil, onde foram realizados ateliês de contação de histórias, inspirados no método utilizado pelo autor Celso Gutfreind (2003). Pretende-se demonstrar as possibilidades terapêuticas e preventivas dos contos de fadas, facilitando com que crianças, inseridas no contexto escolar, possam desenvolver as capacidades simbólicas necessárias para entrarem em contato com seus sentimentos e expressá-los de forma a compartilharem seus conflitos. Através do trabalho realizado com os contos João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, com diferentes grupos, foi possível perceber que as turmas se tornaram mais organizadas, com uma melhora significativa na expressão verbal de seus sentimentos, e possibilidades de identificadas com os personagens, pensarem sobre suas histórias de vida. O enquadramento oferecido, ao mesmo tempo estruturador e continente, ajudou a trazer limites para as pulsões, bem como ajudou na diferenciação entre a realidade e a vida imaginária das crianças, que se tornou cada vez mais rica. |
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Zinelli, Beatriz Clotilde do NascimentoSordi, Regina Orgler2016-05-20T02:10:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/141431000992365Este trabalho relata a experiência profissional da autora com três grupos de crianças de três a seis anos de idade, no contexto Escolar da Educação Infantil, onde foram realizados ateliês de contação de histórias, inspirados no método utilizado pelo autor Celso Gutfreind (2003). Pretende-se demonstrar as possibilidades terapêuticas e preventivas dos contos de fadas, facilitando com que crianças, inseridas no contexto escolar, possam desenvolver as capacidades simbólicas necessárias para entrarem em contato com seus sentimentos e expressá-los de forma a compartilharem seus conflitos. Através do trabalho realizado com os contos João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, com diferentes grupos, foi possível perceber que as turmas se tornaram mais organizadas, com uma melhora significativa na expressão verbal de seus sentimentos, e possibilidades de identificadas com os personagens, pensarem sobre suas histórias de vida. O enquadramento oferecido, ao mesmo tempo estruturador e continente, ajudou a trazer limites para as pulsões, bem como ajudou na diferenciação entre a realidade e a vida imaginária das crianças, que se tornou cada vez mais rica.Storytelling workshops inspired by Celso Gutfreind (2003) method were held with three groups of 3-6 aged children within the school context of childhood education. The goal is to demonstrate the therapeutic and preventive uses of fairy tales providing children with the development of the symbolic behavior needed to get in touch with their feelings and to express themselves in order to share their conflicts. By working the tales Jack and the Beanstalk, Little Red Riding Hood and Snow White with different groups of children, was possible to notice significant improvement of organization, verbal expression and reflection about their own lives through identification with the characters. The setting, both structured and continent, helped to limited impulses as well as helped to differentiate reality and the imaginary life of children which became richer with the experience of storytelling.application/pdfporFamíliaFairy talesStorytelling workshopsSymbolismChildhoodOs contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervençãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992365.pdf000992365.pdfTexto completoapplication/pdf164556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/1/000992365.pdf9b99490b3c7a7c0c929c1b58d515b6f9MD51TEXT000992365.pdf.txt000992365.pdf.txtExtracted Texttext/plain88975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/2/000992365.pdf.txte3e72675847bc3e5e7484ac29a1d3e1dMD52THUMBNAIL000992365.pdf.jpg000992365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/3/000992365.pdf.jpg1059d7cf0ecd8e004191c85b1548508dMD5310183/1414312018-10-25 10:03:47.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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