Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zinelli, Beatriz Clotilde do Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141431
Resumo: Este trabalho relata a experiência profissional da autora com três grupos de crianças de três a seis anos de idade, no contexto Escolar da Educação Infantil, onde foram realizados ateliês de contação de histórias, inspirados no método utilizado pelo autor Celso Gutfreind (2003). Pretende-se demonstrar as possibilidades terapêuticas e preventivas dos contos de fadas, facilitando com que crianças, inseridas no contexto escolar, possam desenvolver as capacidades simbólicas necessárias para entrarem em contato com seus sentimentos e expressá-los de forma a compartilharem seus conflitos. Através do trabalho realizado com os contos João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, com diferentes grupos, foi possível perceber que as turmas se tornaram mais organizadas, com uma melhora significativa na expressão verbal de seus sentimentos, e possibilidades de identificadas com os personagens, pensarem sobre suas histórias de vida. O enquadramento oferecido, ao mesmo tempo estruturador e continente, ajudou a trazer limites para as pulsões, bem como ajudou na diferenciação entre a realidade e a vida imaginária das crianças, que se tornou cada vez mais rica.
id UFRGS-2_4d570074b5bcba590d2c29aee5c5c0b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141431
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zinelli, Beatriz Clotilde do NascimentoSordi, Regina Orgler2016-05-20T02:10:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/141431000992365Este trabalho relata a experiência profissional da autora com três grupos de crianças de três a seis anos de idade, no contexto Escolar da Educação Infantil, onde foram realizados ateliês de contação de histórias, inspirados no método utilizado pelo autor Celso Gutfreind (2003). Pretende-se demonstrar as possibilidades terapêuticas e preventivas dos contos de fadas, facilitando com que crianças, inseridas no contexto escolar, possam desenvolver as capacidades simbólicas necessárias para entrarem em contato com seus sentimentos e expressá-los de forma a compartilharem seus conflitos. Através do trabalho realizado com os contos João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, com diferentes grupos, foi possível perceber que as turmas se tornaram mais organizadas, com uma melhora significativa na expressão verbal de seus sentimentos, e possibilidades de identificadas com os personagens, pensarem sobre suas histórias de vida. O enquadramento oferecido, ao mesmo tempo estruturador e continente, ajudou a trazer limites para as pulsões, bem como ajudou na diferenciação entre a realidade e a vida imaginária das crianças, que se tornou cada vez mais rica.Storytelling workshops inspired by Celso Gutfreind (2003) method were held with three groups of 3-6 aged children within the school context of childhood education. The goal is to demonstrate the therapeutic and preventive uses of fairy tales providing children with the development of the symbolic behavior needed to get in touch with their feelings and to express themselves in order to share their conflicts. By working the tales Jack and the Beanstalk, Little Red Riding Hood and Snow White with different groups of children, was possible to notice significant improvement of organization, verbal expression and reflection about their own lives through identification with the characters. The setting, both structured and continent, helped to limited impulses as well as helped to differentiate reality and the imaginary life of children which became richer with the experience of storytelling.application/pdfporFamíliaFairy talesStorytelling workshopsSymbolismChildhoodOs contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervençãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992365.pdf000992365.pdfTexto completoapplication/pdf164556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/1/000992365.pdf9b99490b3c7a7c0c929c1b58d515b6f9MD51TEXT000992365.pdf.txt000992365.pdf.txtExtracted Texttext/plain88975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/2/000992365.pdf.txte3e72675847bc3e5e7484ac29a1d3e1dMD52THUMBNAIL000992365.pdf.jpg000992365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/3/000992365.pdf.jpg1059d7cf0ecd8e004191c85b1548508dMD5310183/1414312018-10-25 10:03:47.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
title Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
spellingShingle Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
Zinelli, Beatriz Clotilde do Nascimento
Família
Fairy tales
Storytelling workshops
Symbolism
Childhood
title_short Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
title_full Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
title_fullStr Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
title_full_unstemmed Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
title_sort Os contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólica
author Zinelli, Beatriz Clotilde do Nascimento
author_facet Zinelli, Beatriz Clotilde do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zinelli, Beatriz Clotilde do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sordi, Regina Orgler
contributor_str_mv Sordi, Regina Orgler
dc.subject.por.fl_str_mv Família
topic Família
Fairy tales
Storytelling workshops
Symbolism
Childhood
dc.subject.eng.fl_str_mv Fairy tales
Storytelling workshops
Symbolism
Childhood
description Este trabalho relata a experiência profissional da autora com três grupos de crianças de três a seis anos de idade, no contexto Escolar da Educação Infantil, onde foram realizados ateliês de contação de histórias, inspirados no método utilizado pelo autor Celso Gutfreind (2003). Pretende-se demonstrar as possibilidades terapêuticas e preventivas dos contos de fadas, facilitando com que crianças, inseridas no contexto escolar, possam desenvolver as capacidades simbólicas necessárias para entrarem em contato com seus sentimentos e expressá-los de forma a compartilharem seus conflitos. Através do trabalho realizado com os contos João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, com diferentes grupos, foi possível perceber que as turmas se tornaram mais organizadas, com uma melhora significativa na expressão verbal de seus sentimentos, e possibilidades de identificadas com os personagens, pensarem sobre suas histórias de vida. O enquadramento oferecido, ao mesmo tempo estruturador e continente, ajudou a trazer limites para as pulsões, bem como ajudou na diferenciação entre a realidade e a vida imaginária das crianças, que se tornou cada vez mais rica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141431
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992365
url http://hdl.handle.net/10183/141431
identifier_str_mv 000992365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/1/000992365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/2/000992365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141431/3/000992365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b99490b3c7a7c0c929c1b58d515b6f9
e3e72675847bc3e5e7484ac29a1d3e1d
1059d7cf0ecd8e004191c85b1548508d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174305021952