Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231242 |
Resumo: | Uma compreensão da educação hoje, seja enquanto crítica radical que reconhece a perda do princípio unificador do sistema pedagógico, seja enquanto reconstrução de seu possível sentido, implica no entendimento da metafísica da subjetividade. Isto é demarcado a partir de Descartes e Kant que são exemplares da instauração da consciência subjetiva, racional e autônoma que justificou o projeto educativo moderno. Com Nietzsche é sinalizada a crítica à metafísica, desfazendo a pretensão da razão autônoma produzir a verdade e fundamentar a moral. Devedora das ilusões geradas pela metafísica, a educação tem dificuldades de lidar com a perda de suas bases de justificação. |
id |
UFRGS-2_4d5cf664ffc40f97e78c92494c370402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231242 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Prestes, Nadja Mara Hermann2021-10-26T04:27:56Z19970100-3143http://hdl.handle.net/10183/231242000217503Uma compreensão da educação hoje, seja enquanto crítica radical que reconhece a perda do princípio unificador do sistema pedagógico, seja enquanto reconstrução de seu possível sentido, implica no entendimento da metafísica da subjetividade. Isto é demarcado a partir de Descartes e Kant que são exemplares da instauração da consciência subjetiva, racional e autônoma que justificou o projeto educativo moderno. Com Nietzsche é sinalizada a crítica à metafísica, desfazendo a pretensão da razão autônoma produzir a verdade e fundamentar a moral. Devedora das ilusões geradas pela metafísica, a educação tem dificuldades de lidar com a perda de suas bases de justificação.Today's understanding about education, whereas a radical criticism that adrnits the loss of the unifying principIe of the pedagogical system, whereas a redefinition of its possible meaning, includes the understanding about metaphysics of subjectiveness. This idea was frrst determined by Descartes and Kant, who are examples of the beginning of subjective, rational and autonomous consciousness which justified the modem educative project. In Nietzsche we can observe the criticism towards metaphysics that put an end to the assumption that the autonomous reason could produce the truth and and set the bases to morality. Due to ilusions that were produced by metaphysics, education has faced some difficulties with the loss of its justification basis.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 81-94Filosofia da educaçãoSubjetividadeMetafísicaMethaphysicPhilosophy of educationMetafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamentoThe metaphysics ofsubjectivity in education : the difficulties of disengagimentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000217503.pdf.txt000217503.pdf.txtExtracted Texttext/plain37449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231242/2/000217503.pdf.txt4b458823ae16269dee007c5056d731fdMD52ORIGINAL000217503.pdfTexto completoapplication/pdf322554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231242/1/000217503.pdf440e6e64f8ec6d635e18786913276e07MD5110183/2312422021-11-20 05:55:59.026234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231242Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:55:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The metaphysics ofsubjectivity in education : the difficulties of disengagiment |
title |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento |
spellingShingle |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento Prestes, Nadja Mara Hermann Filosofia da educação Subjetividade Metafísica Methaphysic Philosophy of education |
title_short |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento |
title_full |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento |
title_fullStr |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento |
title_full_unstemmed |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento |
title_sort |
Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento |
author |
Prestes, Nadja Mara Hermann |
author_facet |
Prestes, Nadja Mara Hermann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Nadja Mara Hermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da educação Subjetividade Metafísica |
topic |
Filosofia da educação Subjetividade Metafísica Methaphysic Philosophy of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Methaphysic Philosophy of education |
description |
Uma compreensão da educação hoje, seja enquanto crítica radical que reconhece a perda do princípio unificador do sistema pedagógico, seja enquanto reconstrução de seu possível sentido, implica no entendimento da metafísica da subjetividade. Isto é demarcado a partir de Descartes e Kant que são exemplares da instauração da consciência subjetiva, racional e autônoma que justificou o projeto educativo moderno. Com Nietzsche é sinalizada a crítica à metafísica, desfazendo a pretensão da razão autônoma produzir a verdade e fundamentar a moral. Devedora das ilusões geradas pela metafísica, a educação tem dificuldades de lidar com a perda de suas bases de justificação. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-26T04:27:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231242 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000217503 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000217503 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 81-94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231242/2/000217503.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231242/1/000217503.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b458823ae16269dee007c5056d731fd 440e6e64f8ec6d635e18786913276e07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225040577953792 |