O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232045 |
Resumo: | O texto retrata a importância da prática docente a partir do lugar de quem aprende. Reflete-se sobre o distanciamento produzido entre professores e estudantes na ausência do conhecimento do lugar, bem como a necessidade do empoderamento para a construção da cidadania. Apresenta o projeto #SomosMario, pesquisa-ação construída por educandos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre-RS. A intervenção teve como objetivo a elaboração de novos saberes geográficos pelos próprios educandos, com o intuito de enxergar a localidade como um Lugar. |
id |
UFRGS-2_4d9e3518d65c6610f7383383078dcd1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232045 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Juliana GarciaCostella, Roselane Zordan2021-11-19T04:53:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/232045001133582O texto retrata a importância da prática docente a partir do lugar de quem aprende. Reflete-se sobre o distanciamento produzido entre professores e estudantes na ausência do conhecimento do lugar, bem como a necessidade do empoderamento para a construção da cidadania. Apresenta o projeto #SomosMario, pesquisa-ação construída por educandos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre-RS. A intervenção teve como objetivo a elaboração de novos saberes geográficos pelos próprios educandos, com o intuito de enxergar a localidade como um Lugar.El texto retrata la importancia de la práctica docente desde el lugar del alumno. Refleja la distancia que se produce entre docentes y alumnos ante la falta de conocimiento del lugar, así como la necesidad de empoderamiento para la construcción de ciudadanía. Presenta el proyecto #SomosMario, una investigación-acción construida por alumnos de 6o de primaria en una escuela municipal del barrio Mário Quintana, comunidad de las afueras de Porto Alegre/RS. La intervención tuvo como objetivo el desarrollo de nuevos conocimientos geográficos por parte de los propios alumnos, con el fin de ver la localidad como un Lugar.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [169]-187Formação de professoresPrática de ensinoEnsino de geografiaLugarEnseñanza de la GeografíaPráctica docenteInvestigación para la acciónO que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia¿Qué nos enseña el lugar del alumno? : Conocimientos para aprendizaje de Geografíainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133582.pdf.txt001133582.pdf.txtExtracted Texttext/plain45632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/2/001133582.pdf.txtecce3b62af683c962812156dc4cbeec6MD52ORIGINAL001133582.pdfCapítulo 9application/pdf1302217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/1/001133582.pdf69d9d5b43d7ade31c7a36fb00980280eMD5110183/2320452021-11-20 06:09:25.955243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:09:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
¿Qué nos enseña el lugar del alumno? : Conocimientos para aprendizaje de Geografía |
title |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia |
spellingShingle |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia Nunes, Juliana Garcia Formação de professores Prática de ensino Ensino de geografia Lugar Enseñanza de la Geografía Práctica docente Investigación para la acción |
title_short |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia |
title_full |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia |
title_fullStr |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia |
title_full_unstemmed |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia |
title_sort |
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia |
author |
Nunes, Juliana Garcia |
author_facet |
Nunes, Juliana Garcia Costella, Roselane Zordan |
author_role |
author |
author2 |
Costella, Roselane Zordan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Juliana Garcia Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Prática de ensino Ensino de geografia |
topic |
Formação de professores Prática de ensino Ensino de geografia Lugar Enseñanza de la Geografía Práctica docente Investigación para la acción |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Lugar Enseñanza de la Geografía Práctica docente Investigación para la acción |
description |
O texto retrata a importância da prática docente a partir do lugar de quem aprende. Reflete-se sobre o distanciamento produzido entre professores e estudantes na ausência do conhecimento do lugar, bem como a necessidade do empoderamento para a construção da cidadania. Apresenta o projeto #SomosMario, pesquisa-ação construída por educandos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre-RS. A intervenção teve como objetivo a elaboração de novos saberes geográficos pelos próprios educandos, com o intuito de enxergar a localidade como um Lugar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:53:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232045 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133582 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232045 |
identifier_str_mv |
001133582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [169]-187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/2/001133582.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/1/001133582.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ecce3b62af683c962812156dc4cbeec6 69d9d5b43d7ade31c7a36fb00980280e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447774680842240 |