O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Juliana Garcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costella, Roselane Zordan
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232045
Resumo: O texto retrata a importância da prática docente a partir do lugar de quem aprende. Reflete-se sobre o distanciamento produzido entre professores e estudantes na ausência do conhecimento do lugar, bem como a necessidade do empoderamento para a construção da cidadania. Apresenta o projeto #SomosMario, pesquisa-ação construída por educandos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre-RS. A intervenção teve como objetivo a elaboração de novos saberes geográficos pelos próprios educandos, com o intuito de enxergar a localidade como um Lugar.
id UFRGS-2_4d9e3518d65c6610f7383383078dcd1f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232045
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Juliana GarciaCostella, Roselane Zordan2021-11-19T04:53:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/232045001133582O texto retrata a importância da prática docente a partir do lugar de quem aprende. Reflete-se sobre o distanciamento produzido entre professores e estudantes na ausência do conhecimento do lugar, bem como a necessidade do empoderamento para a construção da cidadania. Apresenta o projeto #SomosMario, pesquisa-ação construída por educandos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre-RS. A intervenção teve como objetivo a elaboração de novos saberes geográficos pelos próprios educandos, com o intuito de enxergar a localidade como um Lugar.El texto retrata la importancia de la práctica docente desde el lugar del alumno. Refleja la distancia que se produce entre docentes y alumnos ante la falta de conocimiento del lugar, así como la necesidad de empoderamiento para la construcción de ciudadanía. Presenta el proyecto #SomosMario, una investigación-acción construida por alumnos de 6o de primaria en una escuela municipal del barrio Mário Quintana, comunidad de las afueras de Porto Alegre/RS. La intervención tuvo como objetivo el desarrollo de nuevos conocimientos geográficos por parte de los propios alumnos, con el fin de ver la localidad como un Lugar.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [169]-187Formação de professoresPrática de ensinoEnsino de geografiaLugarEnseñanza de la GeografíaPráctica docenteInvestigación para la acciónO que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia¿Qué nos enseña el lugar del alumno? : Conocimientos para aprendizaje de Geografíainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133582.pdf.txt001133582.pdf.txtExtracted Texttext/plain45632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/2/001133582.pdf.txtecce3b62af683c962812156dc4cbeec6MD52ORIGINAL001133582.pdfCapítulo 9application/pdf1302217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/1/001133582.pdf69d9d5b43d7ade31c7a36fb00980280eMD5110183/2320452021-11-20 06:09:25.955243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:09:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
dc.title.alternative.es.fl_str_mv ¿Qué nos enseña el lugar del alumno? : Conocimientos para aprendizaje de Geografía
title O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
spellingShingle O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
Nunes, Juliana Garcia
Formação de professores
Prática de ensino
Ensino de geografia
Lugar
Enseñanza de la Geografía
Práctica docente
Investigación para la acción
title_short O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
title_full O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
title_fullStr O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
title_full_unstemmed O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
title_sort O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
author Nunes, Juliana Garcia
author_facet Nunes, Juliana Garcia
Costella, Roselane Zordan
author_role author
author2 Costella, Roselane Zordan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Juliana Garcia
Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática de ensino
Ensino de geografia
topic Formação de professores
Prática de ensino
Ensino de geografia
Lugar
Enseñanza de la Geografía
Práctica docente
Investigación para la acción
dc.subject.spa.fl_str_mv Lugar
Enseñanza de la Geografía
Práctica docente
Investigación para la acción
description O texto retrata a importância da prática docente a partir do lugar de quem aprende. Reflete-se sobre o distanciamento produzido entre professores e estudantes na ausência do conhecimento do lugar, bem como a necessidade do empoderamento para a construção da cidadania. Apresenta o projeto #SomosMario, pesquisa-ação construída por educandos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre-RS. A intervenção teve como objetivo a elaboração de novos saberes geográficos pelos próprios educandos, com o intuito de enxergar a localidade como um Lugar.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:53:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232045
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133582
url http://hdl.handle.net/10183/232045
identifier_str_mv 001133582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [169]-187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/2/001133582.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232045/1/001133582.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecce3b62af683c962812156dc4cbeec6
69d9d5b43d7ade31c7a36fb00980280e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447774680842240