Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/126282 |
Resumo: | O texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor – fruto da nova organização produtiva – que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa – do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação – desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura “naturalizante” dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional. |
id |
UFRGS-2_4e0c6270e86239cb9c0cd942dfb65544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126282 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Eliana Perez Goncalves deZucchetti, Dinora TerezaMenezes, Magali Mendes de2015-09-10T02:36:54Z20141516-9537http://hdl.handle.net/10183/126282000964568O texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor – fruto da nova organização produtiva – que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa – do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação – desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura “naturalizante” dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional.This paper aims to analyze the effects of the emergence of the third sector – result of a new organization of production –, which affected the collectives of a number of workers, including those working in socio-educational projects. Considering the national movement for professionalization, partly expressed in the proposal of Bill n. 5346/09, as a process which conceals a mechanism that naturalizes inequalities and reflects on the relationship between labor insertion, professional training and the processes of pauperization that have characterized the work practice of these educators in the contemporary context. In this paper, we outlined a brief theoretical reflection based on data from a qualitative training research conducted with a group of eleven educators who work in socio-educational projects implemented by governmental, non-governmental and third sector organizations in the city of Novo Hamburgo, Southern Brazil. This study also discusses the idea of in-service training as a result of the precarization of working conditions and the idea of this precarization as a reflection of the functionality present in socio-educational programs and projects. In view of a trend to “naturalize” this relationship, we approach the topic from this perspective to propose an analysis that provides a better understanding of the mechanisms of production and social reproduction of this professional performance.application/pdfporTrabalho & educação. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2014), p. 87-100Educação não-formalProfissionalizaçãoFormação de professoresTrabalhoNon-school educationEducators’ trainingProfessionalizationPrecarized workPráticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalizaçãoPractices of non-school education between precarization and professionalization info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964568.pdf000964568.pdfTexto completoapplication/pdf163224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/1/000964568.pdfb62482283015555248b2ec2a7abf3ff8MD51TEXT000964568.pdf.txt000964568.pdf.txtExtracted Texttext/plain46065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/2/000964568.pdf.txtf06a57c63e37a480e62900a2a1b11f80MD52THUMBNAIL000964568.pdf.jpg000964568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/3/000964568.pdf.jpg05813f2da6a10c2d033e0efc2db1d4b4MD5310183/1262822020-06-05 03:48:41.642308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Practices of non-school education between precarization and professionalization |
title |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização |
spellingShingle |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização Moura, Eliana Perez Goncalves de Educação não-formal Profissionalização Formação de professores Trabalho Non-school education Educators’ training Professionalization Precarized work |
title_short |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização |
title_full |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização |
title_fullStr |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização |
title_full_unstemmed |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização |
title_sort |
Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização |
author |
Moura, Eliana Perez Goncalves de |
author_facet |
Moura, Eliana Perez Goncalves de Zucchetti, Dinora Tereza Menezes, Magali Mendes de |
author_role |
author |
author2 |
Zucchetti, Dinora Tereza Menezes, Magali Mendes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Eliana Perez Goncalves de Zucchetti, Dinora Tereza Menezes, Magali Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não-formal Profissionalização Formação de professores Trabalho |
topic |
Educação não-formal Profissionalização Formação de professores Trabalho Non-school education Educators’ training Professionalization Precarized work |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Non-school education Educators’ training Professionalization Precarized work |
description |
O texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor – fruto da nova organização produtiva – que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa – do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação – desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura “naturalizante” dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-10T02:36:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/126282 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-9537 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964568 |
identifier_str_mv |
1516-9537 000964568 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/126282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho & educação. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2014), p. 87-100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/1/000964568.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/2/000964568.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/3/000964568.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b62482283015555248b2ec2a7abf3ff8 f06a57c63e37a480e62900a2a1b11f80 05813f2da6a10c2d033e0efc2db1d4b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447595873468416 |