Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Eliana Perez Goncalves de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zucchetti, Dinora Tereza, Menezes, Magali Mendes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126282
Resumo: O texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor – fruto da nova organização produtiva – que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa – do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação – desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura “naturalizante” dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional.
id UFRGS-2_4e0c6270e86239cb9c0cd942dfb65544
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126282
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Eliana Perez Goncalves deZucchetti, Dinora TerezaMenezes, Magali Mendes de2015-09-10T02:36:54Z20141516-9537http://hdl.handle.net/10183/126282000964568O texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor – fruto da nova organização produtiva – que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa – do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação – desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura “naturalizante” dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional.This paper aims to analyze the effects of the emergence of the third sector – result of a new organization of production –, which affected the collectives of a number of workers, including those working in socio-educational projects. Considering the national movement for professionalization, partly expressed in the proposal of Bill n. 5346/09, as a process which conceals a mechanism that naturalizes inequalities and reflects on the relationship between labor insertion, professional training and the processes of pauperization that have characterized the work practice of these educators in the contemporary context. In this paper, we outlined a brief theoretical reflection based on data from a qualitative training research conducted with a group of eleven educators who work in socio-educational projects implemented by governmental, non-governmental and third sector organizations in the city of Novo Hamburgo, Southern Brazil. This study also discusses the idea of in-service training as a result of the precarization of working conditions and the idea of this precarization as a reflection of the functionality present in socio-educational programs and projects. In view of a trend to “naturalize” this relationship, we approach the topic from this perspective to propose an analysis that provides a better understanding of the mechanisms of production and social reproduction of this professional performance.application/pdfporTrabalho & educação. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2014), p. 87-100Educação não-formalProfissionalizaçãoFormação de professoresTrabalhoNon-school educationEducators’ trainingProfessionalizationPrecarized workPráticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalizaçãoPractices of non-school education between precarization and professionalization info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964568.pdf000964568.pdfTexto completoapplication/pdf163224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/1/000964568.pdfb62482283015555248b2ec2a7abf3ff8MD51TEXT000964568.pdf.txt000964568.pdf.txtExtracted Texttext/plain46065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/2/000964568.pdf.txtf06a57c63e37a480e62900a2a1b11f80MD52THUMBNAIL000964568.pdf.jpg000964568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/3/000964568.pdf.jpg05813f2da6a10c2d033e0efc2db1d4b4MD5310183/1262822020-06-05 03:48:41.642308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Practices of non-school education between precarization and professionalization
title Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
spellingShingle Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
Moura, Eliana Perez Goncalves de
Educação não-formal
Profissionalização
Formação de professores
Trabalho
Non-school education
Educators’ training
Professionalization
Precarized work
title_short Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
title_full Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
title_fullStr Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
title_full_unstemmed Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
title_sort Práticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalização
author Moura, Eliana Perez Goncalves de
author_facet Moura, Eliana Perez Goncalves de
Zucchetti, Dinora Tereza
Menezes, Magali Mendes de
author_role author
author2 Zucchetti, Dinora Tereza
Menezes, Magali Mendes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Eliana Perez Goncalves de
Zucchetti, Dinora Tereza
Menezes, Magali Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
Profissionalização
Formação de professores
Trabalho
topic Educação não-formal
Profissionalização
Formação de professores
Trabalho
Non-school education
Educators’ training
Professionalization
Precarized work
dc.subject.eng.fl_str_mv Non-school education
Educators’ training
Professionalization
Precarized work
description O texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor – fruto da nova organização produtiva – que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa – do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação – desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura “naturalizante” dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-10T02:36:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/126282
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-9537
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964568
identifier_str_mv 1516-9537
000964568
url http://hdl.handle.net/10183/126282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalho & educação. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2014), p. 87-100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/1/000964568.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/2/000964568.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126282/3/000964568.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b62482283015555248b2ec2a7abf3ff8
f06a57c63e37a480e62900a2a1b11f80
05813f2da6a10c2d033e0efc2db1d4b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447595873468416