Análise experimental de desempenho de um motor AP comum utilizando álcool etílico hidratado combustível e gás hidrogênio enriquecido com oxigênio como combustível auxiliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanco, Frederico Scheinpflug
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151011
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo experimental em um motor AP 1.6, sendo alimentado com álcool etílico hidratado combustível e análise comparativa das mudanças de desempenho com a adição de gás hidrogênio enriquecido com oxigênio na mistura, como combustível auxiliar, sem alterações na configuração do motor. É importante que sejam estudadas as interações entre as diversas alternativas frente à combustíveis fósseis presentes no mercado de mobilidade e um dos fatores atrativos é que para a utilização do gás HHO não é preciso realizar mudanças na configuração no motor. Os resultados obtidos estão em concordância com a literatura investigada, apresentando sutil melhora no desempenho geral do motor e consequente diminuição da emissão de poluentes. Houve um aumento médio de 2% na potência líquida efetiva e uma redução de 2,5% do consumo específico de combustível. A emissão de poluentes sofreu redução de 15% em termos de monóxido de carbono e 11,5% em termos de hidrocarbonetos.
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