Brasil, país do futebol ? relação futebol-nacionalidade na publicidade : o reposicionamento de comunicação da Penalty em 2011
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67640 |
Resumo: | Esta monografia busca compreender a relação entre o futebol e a brasilidade no século XXI, a partir da retórica publicitária, observada através da análise do reposicionamento de comunicação da Penalty (abril de 2011). Partindo de uma reconfiguração do vínculo Brasil-futebol na pós-modernidade, Helal e Gordon (2002), apontam para uma “crise” dessa identificação, em que o esporte não representaria mais o Brasil. Percebendo o paradoxo de, nesse contexto, a marca Penalty reposicionar-se para comunicar “mais brasilidade” através do futebol, realizamos uma revisão de questões que construíram esse vínculo e que podem nos trazer elucidações a respeito da sua configuração na pós-modernidade. A análise do reposicionamento de comunicação da marca demonstrou um discurso anacrônico: na representação da relação Brasil-futebol, não identificamos a atualização em função do novo contexto, e sim a reprodução de uma relação elaborada no século passado. Tal consideração tornou possível realizar reflexões a respeito dessa característica. |
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Silva, Nathália dos SantosMachado, Maria Berenice da Costa2013-03-14T01:39:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/67640000871711Esta monografia busca compreender a relação entre o futebol e a brasilidade no século XXI, a partir da retórica publicitária, observada através da análise do reposicionamento de comunicação da Penalty (abril de 2011). Partindo de uma reconfiguração do vínculo Brasil-futebol na pós-modernidade, Helal e Gordon (2002), apontam para uma “crise” dessa identificação, em que o esporte não representaria mais o Brasil. Percebendo o paradoxo de, nesse contexto, a marca Penalty reposicionar-se para comunicar “mais brasilidade” através do futebol, realizamos uma revisão de questões que construíram esse vínculo e que podem nos trazer elucidações a respeito da sua configuração na pós-modernidade. A análise do reposicionamento de comunicação da marca demonstrou um discurso anacrônico: na representação da relação Brasil-futebol, não identificamos a atualização em função do novo contexto, e sim a reprodução de uma relação elaborada no século passado. Tal consideração tornou possível realizar reflexões a respeito dessa característica.This monograph intends to understand the link between football and brasilian identity in the 21th Century, from the standpoint of advertising, by analyzing Penalty’s communication repositioning (April, 2011). Helal and Gordon (2002) understands a crisis in this link, and, for them, the sport no longer represents Brazil. Regarding this, we identify a paradox in Penalty’s communication repositioning, since it pretends to communicate brasilian identity trough the link with football. To understand it, we made a critical review of some elements that interfere in the conection Brazil-football, and can bring us insights about how this link is reconfigured in postmodernity. The study reveals an anachronistic speech: by analyzing Penalty’s communication repositioning, we didn’t find any element that relates with this century. We’ve found the replication of the connection between Brazil and football that was spread in 20th Century. This discover made possible to think about what this “replication” of the last century means for Brazil and the way our identity is formed.application/pdfporFutebol : BrasilPublicidadeFootballBrazilian identityAdvertisingPostmodernityPenaltyComunicationBrasil, país do futebol ? relação futebol-nacionalidade na publicidade : o reposicionamento de comunicação da Penalty em 2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871711.pdf000871711.pdfTexto completoapplication/pdf1928964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67640/1/000871711.pdf7ab8873bb84cf17f693cce6a811d51faMD51TEXT000871711.pdf.txt000871711.pdf.txtExtracted Texttext/plain258031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67640/2/000871711.pdf.txt2c00e693cf7ead2994ae8fe4a4ec53c5MD52THUMBNAIL000871711.pdf.jpg000871711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67640/3/000871711.pdf.jpgd01268fe9d2d579cb3ac6232cb6478f8MD5310183/676402018-10-05 08:05:14.686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:05:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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