Brasil, país do futebol ? relação futebol-nacionalidade na publicidade : o reposicionamento de comunicação da Penalty em 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathália dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67640
Resumo: Esta monografia busca compreender a relação entre o futebol e a brasilidade no século XXI, a partir da retórica publicitária, observada através da análise do reposicionamento de comunicação da Penalty (abril de 2011). Partindo de uma reconfiguração do vínculo Brasil-futebol na pós-modernidade, Helal e Gordon (2002), apontam para uma “crise” dessa identificação, em que o esporte não representaria mais o Brasil. Percebendo o paradoxo de, nesse contexto, a marca Penalty reposicionar-se para comunicar “mais brasilidade” através do futebol, realizamos uma revisão de questões que construíram esse vínculo e que podem nos trazer elucidações a respeito da sua configuração na pós-modernidade. A análise do reposicionamento de comunicação da marca demonstrou um discurso anacrônico: na representação da relação Brasil-futebol, não identificamos a atualização em função do novo contexto, e sim a reprodução de uma relação elaborada no século passado. Tal consideração tornou possível realizar reflexões a respeito dessa característica.
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