Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88686 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas de consumo musical de jovens da classe C no contexto da convergência midiática, especificamente na rede social Facebook. Como objetivos específicos, buscam-se mapear a circulação desse consumo na plataforma Facebook, identificar os processos de participação dos jovens na produção de conteúdos musicais, e identificar como essas práticas de consumo dos jovens inserem-se no contexto da convergência midiática. Para isso toma como referencial teórico conceitos do consumo cultural, consumo musical, convergência midiática e juventude. Tem como objeto empírico a rede social Facebook, pesquisando qualitativamente as práticas juvenis referentes ao consumo de música através da observação não participante dos perfis pessoais no Facebook de 10 jovens gaúchos da classe C. Como resultados apresentam-se uma diversidade de práticas e fluxos de consumo, extrapolando as áreas destinadas especificamente à música. A via preferencial para compartilhamento de música foi o YouTube, e as apropriações criativas do material musical ainda são incipientes, geralmente utilizando-se de letras de música, textos e imagens, não explorando assim muitas possibilidades de práticas dadas por esse contexto de convergência. |
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Timm, Conrado BackofWottrich, LauraJacks, Nilda Aparecida2014-03-20T01:48:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/88686000913399O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas de consumo musical de jovens da classe C no contexto da convergência midiática, especificamente na rede social Facebook. Como objetivos específicos, buscam-se mapear a circulação desse consumo na plataforma Facebook, identificar os processos de participação dos jovens na produção de conteúdos musicais, e identificar como essas práticas de consumo dos jovens inserem-se no contexto da convergência midiática. Para isso toma como referencial teórico conceitos do consumo cultural, consumo musical, convergência midiática e juventude. Tem como objeto empírico a rede social Facebook, pesquisando qualitativamente as práticas juvenis referentes ao consumo de música através da observação não participante dos perfis pessoais no Facebook de 10 jovens gaúchos da classe C. Como resultados apresentam-se uma diversidade de práticas e fluxos de consumo, extrapolando as áreas destinadas especificamente à música. A via preferencial para compartilhamento de música foi o YouTube, e as apropriações criativas do material musical ainda são incipientes, geralmente utilizando-se de letras de música, textos e imagens, não explorando assim muitas possibilidades de práticas dadas por esse contexto de convergência.The present study aims to investigate the musical consumption practices of lowincome class youth in the context of media convergence specifically on the social network Facebook. As specific goals it seeks to map the consumption movement on the Facebook platform, identify the processes of youth participation in the production of musical content and identify how these consumption practices of young people fit into the context of media convergence. Thus it takes the theoretical reference concepts of cultural consumption, musical consumption, media convergence and youth. Its empirical object is the social network Facebook qualitatively researching youth practices concerning the consumption of music through non-participant observation of personal Facebook profiles of 10 young low-income class gauchos. Results are presented as a diversity of practices and flows of consumption beyond areas allocated specifically to music. The preferred route for music sharing was YouTube and creative appropriations of musical material are still incipient, usually using lyrics, text and images, thus not exploring many possibilities of practices given by this converging environment.application/pdfporCultura da convergênciaFacebook (Site)Cultural consumptionMusicYouthConvergenceConsumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913399.pdf000913399.pdfTexto completoapplication/pdf2062154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/1/000913399.pdf9bda76284386adfbdcba5f92fb20e326MD51TEXT000913399.pdf.txt000913399.pdf.txtExtracted Texttext/plain186136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/2/000913399.pdf.txt81379636fa03570b8168ddcfd149ad56MD52THUMBNAIL000913399.pdf.jpg000913399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/3/000913399.pdf.jpg087675e57cf5ac61fdf19a378b7a8653MD5310183/886862021-05-07 04:58:44.670997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:58:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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