Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timm, Conrado Backof
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88686
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas de consumo musical de jovens da classe C no contexto da convergência midiática, especificamente na rede social Facebook. Como objetivos específicos, buscam-se mapear a circulação desse consumo na plataforma Facebook, identificar os processos de participação dos jovens na produção de conteúdos musicais, e identificar como essas práticas de consumo dos jovens inserem-se no contexto da convergência midiática. Para isso toma como referencial teórico conceitos do consumo cultural, consumo musical, convergência midiática e juventude. Tem como objeto empírico a rede social Facebook, pesquisando qualitativamente as práticas juvenis referentes ao consumo de música através da observação não participante dos perfis pessoais no Facebook de 10 jovens gaúchos da classe C. Como resultados apresentam-se uma diversidade de práticas e fluxos de consumo, extrapolando as áreas destinadas especificamente à música. A via preferencial para compartilhamento de música foi o YouTube, e as apropriações criativas do material musical ainda são incipientes, geralmente utilizando-se de letras de música, textos e imagens, não explorando assim muitas possibilidades de práticas dadas por esse contexto de convergência.
id UFRGS-2_4e4ef69116fc88f2dd60a5c85205e3ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88686
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Timm, Conrado BackofWottrich, LauraJacks, Nilda Aparecida2014-03-20T01:48:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/88686000913399O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas de consumo musical de jovens da classe C no contexto da convergência midiática, especificamente na rede social Facebook. Como objetivos específicos, buscam-se mapear a circulação desse consumo na plataforma Facebook, identificar os processos de participação dos jovens na produção de conteúdos musicais, e identificar como essas práticas de consumo dos jovens inserem-se no contexto da convergência midiática. Para isso toma como referencial teórico conceitos do consumo cultural, consumo musical, convergência midiática e juventude. Tem como objeto empírico a rede social Facebook, pesquisando qualitativamente as práticas juvenis referentes ao consumo de música através da observação não participante dos perfis pessoais no Facebook de 10 jovens gaúchos da classe C. Como resultados apresentam-se uma diversidade de práticas e fluxos de consumo, extrapolando as áreas destinadas especificamente à música. A via preferencial para compartilhamento de música foi o YouTube, e as apropriações criativas do material musical ainda são incipientes, geralmente utilizando-se de letras de música, textos e imagens, não explorando assim muitas possibilidades de práticas dadas por esse contexto de convergência.The present study aims to investigate the musical consumption practices of lowincome class youth in the context of media convergence specifically on the social network Facebook. As specific goals it seeks to map the consumption movement on the Facebook platform, identify the processes of youth participation in the production of musical content and identify how these consumption practices of young people fit into the context of media convergence. Thus it takes the theoretical reference concepts of cultural consumption, musical consumption, media convergence and youth. Its empirical object is the social network Facebook qualitatively researching youth practices concerning the consumption of music through non-participant observation of personal Facebook profiles of 10 young low-income class gauchos. Results are presented as a diversity of practices and flows of consumption beyond areas allocated specifically to music. The preferred route for music sharing was YouTube and creative appropriations of musical material are still incipient, usually using lyrics, text and images, thus not exploring many possibilities of practices given by this converging environment.application/pdfporCultura da convergênciaFacebook (Site)Cultural consumptionMusicYouthConvergenceConsumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913399.pdf000913399.pdfTexto completoapplication/pdf2062154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/1/000913399.pdf9bda76284386adfbdcba5f92fb20e326MD51TEXT000913399.pdf.txt000913399.pdf.txtExtracted Texttext/plain186136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/2/000913399.pdf.txt81379636fa03570b8168ddcfd149ad56MD52THUMBNAIL000913399.pdf.jpg000913399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/3/000913399.pdf.jpg087675e57cf5ac61fdf19a378b7a8653MD5310183/886862021-05-07 04:58:44.670997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:58:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
title Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
spellingShingle Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
Timm, Conrado Backof
Cultura da convergência
Facebook (Site)
Cultural consumption
Music
Youth
Convergence
title_short Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
title_full Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
title_fullStr Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
title_full_unstemmed Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
title_sort Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
author Timm, Conrado Backof
author_facet Timm, Conrado Backof
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Timm, Conrado Backof
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wottrich, Laura
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
contributor_str_mv Wottrich, Laura
Jacks, Nilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura da convergência
Facebook (Site)
topic Cultura da convergência
Facebook (Site)
Cultural consumption
Music
Youth
Convergence
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural consumption
Music
Youth
Convergence
description O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas de consumo musical de jovens da classe C no contexto da convergência midiática, especificamente na rede social Facebook. Como objetivos específicos, buscam-se mapear a circulação desse consumo na plataforma Facebook, identificar os processos de participação dos jovens na produção de conteúdos musicais, e identificar como essas práticas de consumo dos jovens inserem-se no contexto da convergência midiática. Para isso toma como referencial teórico conceitos do consumo cultural, consumo musical, convergência midiática e juventude. Tem como objeto empírico a rede social Facebook, pesquisando qualitativamente as práticas juvenis referentes ao consumo de música através da observação não participante dos perfis pessoais no Facebook de 10 jovens gaúchos da classe C. Como resultados apresentam-se uma diversidade de práticas e fluxos de consumo, extrapolando as áreas destinadas especificamente à música. A via preferencial para compartilhamento de música foi o YouTube, e as apropriações criativas do material musical ainda são incipientes, geralmente utilizando-se de letras de música, textos e imagens, não explorando assim muitas possibilidades de práticas dadas por esse contexto de convergência.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-20T01:48:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88686
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913399
url http://hdl.handle.net/10183/88686
identifier_str_mv 000913399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/1/000913399.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/2/000913399.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88686/3/000913399.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bda76284386adfbdcba5f92fb20e326
81379636fa03570b8168ddcfd149ad56
087675e57cf5ac61fdf19a378b7a8653
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122416238592