Teoria da mente : diferentes abordagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95329 |
Resumo: | A capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve são aspectos que têm sido pesquisados por psicólogos desenvolvimentistas e cognitivistas sob o nome de Teoria da Mente das crianças. Nesse trabalho, procura-se relacionar os diferentes enfoques teóricos acerca da natureza, gênese e desenvolvimento da teoria da mente com os achados empíricos e as metodologias empregadas. Questões referentes à idade em que os pesquisadores entendem que emerge uma teoria da mente nas crianças e a necessidade de desenvolver uma visão que englobe os diferentes níveis de compreensão que elas têm da mente, à luz das teorias existentes, são discutidas. |
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Jou, Graciela Inchausti deSperb, Tania Mara2014-05-16T02:05:00Z19990102-7972http://hdl.handle.net/10183/95329000268146A capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve são aspectos que têm sido pesquisados por psicólogos desenvolvimentistas e cognitivistas sob o nome de Teoria da Mente das crianças. Nesse trabalho, procura-se relacionar os diferentes enfoques teóricos acerca da natureza, gênese e desenvolvimento da teoria da mente com os achados empíricos e as metodologias empregadas. Questões referentes à idade em que os pesquisadores entendem que emerge uma teoria da mente nas crianças e a necessidade de desenvolver uma visão que englobe os diferentes níveis de compreensão que elas têm da mente, à luz das teorias existentes, são discutidas.The ability to understand mental states (feelings, desires, beliefs, and intentions) is a characteristic of human beings. In the last few years, several studies have been carried out to understand the development of children’s ability to interpret others’ behavior or of what has been named children's theory of mind. In this paper we discuss the relationship among theoretical approaches to theory of mind, empirical findings and methodology. Two issues are discussed: the age children’s theory of mind emerges and the need to develop an approach which will allow for the inclusion of different levels of children’s understanding of mind in the light of current theories.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (1999), p. 287-306Desenvolvimento cognitivoTeoria da menteTheory of minddevelopmentcognitionTeoria da mente : diferentes abordagensTheory of Mind: different approaches info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000268146.pdf000268146.pdfTexto completoapplication/pdf76540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95329/1/000268146.pdf02cbfd6fbb7f39f5ec88cb1b4aaab1d7MD51TEXT000268146.pdf.txt000268146.pdf.txtExtracted Texttext/plain57862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95329/2/000268146.pdf.txt5ce0ee187747457306006ca2a2c78b07MD52THUMBNAIL000268146.pdf.jpg000268146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95329/3/000268146.pdf.jpg36d05b68064618ed22fa454c410bd117MD5310183/953292018-10-08 08:53:07.311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95329Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:53:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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