O professor e os seus personagens em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbinotti, Helier
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60564
Resumo: O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados professores que utilizam ou já utilizaram algum personagem (seja caracterizado ou apenas interpretando o personagem ao contar uma história) em sua aula e também professores que não utilizam tal recurso para fins de comparação, totalizando sete professores entrevistados. Após, um grupo de trinta e cinco alunos de um curso pré-vestibular popular responderam um questionário com perguntas similares às realizadas com os professores. Tanto os professores quanto os alunos, em sua maioria, acham que uma aula com personagens promove o aprendizado do aluno, considerando que tal recurso permite que o mesmo vivencie diferentes estados, sentimentos e emoções. O lado humorado do recurso pode ser útil para catalisar o aprendizado. Apesar de que cada professor possui uma característica própria, o uso de personagens mostra-se um recurso válido e importante, contudo há limites, dependendo de como o professor utiliza tal recurso, o que exige uma reflexão constante de sua prática docente.
id UFRGS-2_4f15657f8507acd4e2bb144a44a46c96
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60564
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Balbinotti, HelierKindel, Eunice Aita Isaia2012-11-01T01:39:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/60564000862735O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados professores que utilizam ou já utilizaram algum personagem (seja caracterizado ou apenas interpretando o personagem ao contar uma história) em sua aula e também professores que não utilizam tal recurso para fins de comparação, totalizando sete professores entrevistados. Após, um grupo de trinta e cinco alunos de um curso pré-vestibular popular responderam um questionário com perguntas similares às realizadas com os professores. Tanto os professores quanto os alunos, em sua maioria, acham que uma aula com personagens promove o aprendizado do aluno, considerando que tal recurso permite que o mesmo vivencie diferentes estados, sentimentos e emoções. O lado humorado do recurso pode ser útil para catalisar o aprendizado. Apesar de que cada professor possui uma característica própria, o uso de personagens mostra-se um recurso válido e importante, contudo há limites, dependendo de como o professor utiliza tal recurso, o que exige uma reflexão constante de sua prática docente.application/pdfporTécnicas de ensinoO professor e os seus personagens em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862735.pdf000862735.pdfTexto completoapplication/pdf617962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/1/000862735.pdf0f04cba14ac0456544b02f69d9ed25c1MD51TEXT000862735.pdf.txt000862735.pdf.txtExtracted Texttext/plain173745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/2/000862735.pdf.txtb3eefaa74c5c7a496fcb6e377560a8c9MD52THUMBNAIL000862735.pdf.jpg000862735.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/3/000862735.pdf.jpg0dad5179f253fbdf721e0cfbb2857081MD5310183/605642018-10-15 08:26:17.504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:26:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor e os seus personagens em sala de aula
title O professor e os seus personagens em sala de aula
spellingShingle O professor e os seus personagens em sala de aula
Balbinotti, Helier
Técnicas de ensino
title_short O professor e os seus personagens em sala de aula
title_full O professor e os seus personagens em sala de aula
title_fullStr O professor e os seus personagens em sala de aula
title_full_unstemmed O professor e os seus personagens em sala de aula
title_sort O professor e os seus personagens em sala de aula
author Balbinotti, Helier
author_facet Balbinotti, Helier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbinotti, Helier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas de ensino
topic Técnicas de ensino
description O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados professores que utilizam ou já utilizaram algum personagem (seja caracterizado ou apenas interpretando o personagem ao contar uma história) em sua aula e também professores que não utilizam tal recurso para fins de comparação, totalizando sete professores entrevistados. Após, um grupo de trinta e cinco alunos de um curso pré-vestibular popular responderam um questionário com perguntas similares às realizadas com os professores. Tanto os professores quanto os alunos, em sua maioria, acham que uma aula com personagens promove o aprendizado do aluno, considerando que tal recurso permite que o mesmo vivencie diferentes estados, sentimentos e emoções. O lado humorado do recurso pode ser útil para catalisar o aprendizado. Apesar de que cada professor possui uma característica própria, o uso de personagens mostra-se um recurso válido e importante, contudo há limites, dependendo de como o professor utiliza tal recurso, o que exige uma reflexão constante de sua prática docente.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-01T01:39:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60564
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862735
url http://hdl.handle.net/10183/60564
identifier_str_mv 000862735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/1/000862735.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/2/000862735.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/3/000862735.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f04cba14ac0456544b02f69d9ed25c1
b3eefaa74c5c7a496fcb6e377560a8c9
0dad5179f253fbdf721e0cfbb2857081
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224434580717568