O professor e os seus personagens em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60564 |
Resumo: | O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados professores que utilizam ou já utilizaram algum personagem (seja caracterizado ou apenas interpretando o personagem ao contar uma história) em sua aula e também professores que não utilizam tal recurso para fins de comparação, totalizando sete professores entrevistados. Após, um grupo de trinta e cinco alunos de um curso pré-vestibular popular responderam um questionário com perguntas similares às realizadas com os professores. Tanto os professores quanto os alunos, em sua maioria, acham que uma aula com personagens promove o aprendizado do aluno, considerando que tal recurso permite que o mesmo vivencie diferentes estados, sentimentos e emoções. O lado humorado do recurso pode ser útil para catalisar o aprendizado. Apesar de que cada professor possui uma característica própria, o uso de personagens mostra-se um recurso válido e importante, contudo há limites, dependendo de como o professor utiliza tal recurso, o que exige uma reflexão constante de sua prática docente. |
id |
UFRGS-2_4f15657f8507acd4e2bb144a44a46c96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60564 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Balbinotti, HelierKindel, Eunice Aita Isaia2012-11-01T01:39:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/60564000862735O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados professores que utilizam ou já utilizaram algum personagem (seja caracterizado ou apenas interpretando o personagem ao contar uma história) em sua aula e também professores que não utilizam tal recurso para fins de comparação, totalizando sete professores entrevistados. Após, um grupo de trinta e cinco alunos de um curso pré-vestibular popular responderam um questionário com perguntas similares às realizadas com os professores. Tanto os professores quanto os alunos, em sua maioria, acham que uma aula com personagens promove o aprendizado do aluno, considerando que tal recurso permite que o mesmo vivencie diferentes estados, sentimentos e emoções. O lado humorado do recurso pode ser útil para catalisar o aprendizado. Apesar de que cada professor possui uma característica própria, o uso de personagens mostra-se um recurso válido e importante, contudo há limites, dependendo de como o professor utiliza tal recurso, o que exige uma reflexão constante de sua prática docente.application/pdfporTécnicas de ensinoO professor e os seus personagens em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862735.pdf000862735.pdfTexto completoapplication/pdf617962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/1/000862735.pdf0f04cba14ac0456544b02f69d9ed25c1MD51TEXT000862735.pdf.txt000862735.pdf.txtExtracted Texttext/plain173745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/2/000862735.pdf.txtb3eefaa74c5c7a496fcb6e377560a8c9MD52THUMBNAIL000862735.pdf.jpg000862735.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/3/000862735.pdf.jpg0dad5179f253fbdf721e0cfbb2857081MD5310183/605642018-10-15 08:26:17.504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:26:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor e os seus personagens em sala de aula |
title |
O professor e os seus personagens em sala de aula |
spellingShingle |
O professor e os seus personagens em sala de aula Balbinotti, Helier Técnicas de ensino |
title_short |
O professor e os seus personagens em sala de aula |
title_full |
O professor e os seus personagens em sala de aula |
title_fullStr |
O professor e os seus personagens em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O professor e os seus personagens em sala de aula |
title_sort |
O professor e os seus personagens em sala de aula |
author |
Balbinotti, Helier |
author_facet |
Balbinotti, Helier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbinotti, Helier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnicas de ensino |
topic |
Técnicas de ensino |
description |
O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, muito usado em sua prática docente: o uso de personagens em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é discutir se o uso de um personagem pelo professor em sala de aula pode influenciar positivamente no aprendizado dos alunos. Para iniciar o estudo foram entrevistados professores que utilizam ou já utilizaram algum personagem (seja caracterizado ou apenas interpretando o personagem ao contar uma história) em sua aula e também professores que não utilizam tal recurso para fins de comparação, totalizando sete professores entrevistados. Após, um grupo de trinta e cinco alunos de um curso pré-vestibular popular responderam um questionário com perguntas similares às realizadas com os professores. Tanto os professores quanto os alunos, em sua maioria, acham que uma aula com personagens promove o aprendizado do aluno, considerando que tal recurso permite que o mesmo vivencie diferentes estados, sentimentos e emoções. O lado humorado do recurso pode ser útil para catalisar o aprendizado. Apesar de que cada professor possui uma característica própria, o uso de personagens mostra-se um recurso válido e importante, contudo há limites, dependendo de como o professor utiliza tal recurso, o que exige uma reflexão constante de sua prática docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-01T01:39:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/60564 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000862735 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/60564 |
identifier_str_mv |
000862735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/1/000862735.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/2/000862735.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60564/3/000862735.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f04cba14ac0456544b02f69d9ed25c1 b3eefaa74c5c7a496fcb6e377560a8c9 0dad5179f253fbdf721e0cfbb2857081 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224434580717568 |