Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Giulliano Amaral
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Diogo Losch de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218372
Resumo: O objetivo central deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa do Programa Novos Talentos da Capes. Este programa que visa possibilitar a integração entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica através da realização de atividades voltadas para os alunos e professores da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise descritiva do programa com o objetivo de caracterizá-lo segundo critérios quantitativos, tomando como base os dados contidos nos projetos aprovados nos editais 033/2010 e 055/2012 da Capes. Os resultados apontam ser possível a implementação de ações voltadas para a educação básica com grande potencial de transformação no curto prazo, reafirmando a importância de programas dessa natureza, financiados pelo Governo Federal que podem ser tomados como um modelo a ser seguido para a melhoria do ensino de ciências em todo o país.
id UFRGS-2_4f314887d09c552d9499a0f5ccca36f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218372
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viana, Giulliano AmaralOliveira, Diogo Losch de2021-03-04T04:15:43Z20202525-8761http://hdl.handle.net/10183/218372001122085O objetivo central deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa do Programa Novos Talentos da Capes. Este programa que visa possibilitar a integração entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica através da realização de atividades voltadas para os alunos e professores da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise descritiva do programa com o objetivo de caracterizá-lo segundo critérios quantitativos, tomando como base os dados contidos nos projetos aprovados nos editais 033/2010 e 055/2012 da Capes. Os resultados apontam ser possível a implementação de ações voltadas para a educação básica com grande potencial de transformação no curto prazo, reafirmando a importância de programas dessa natureza, financiados pelo Governo Federal que podem ser tomados como um modelo a ser seguido para a melhoria do ensino de ciências em todo o país.The main objective of this work was to present a characterization of CAPES New Talent Program, a program that aimed to integrate the graduate, undergraduate, and basic education through activities aimed at students and teachers of basic education. The results indicate that it is possible to implement actions aimed at basic education with great potential for transformation in the short term, reaffirming the importance of such federal government programs that can be taken as a model to be followed for improving science education throughout the country.application/pdfporBrazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 6, n. 1 (Jan. 2020), p. 4876-4890Instituições acadêmicasPráticas interdisciplinaresEnsino de ciênciasPolíticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovaçãoNew TalentsCAPESScienceEducationPrograma novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no BrasilCapes new talent program : a descriptive analysis of its contribution to science education in Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122085.pdf.txt001122085.pdf.txtExtracted Texttext/plain29536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/2/001122085.pdf.txt5cd015949529eae1bb6ee6507bce1344MD52ORIGINAL001122085.pdfTexto completoapplication/pdf412209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/1/001122085.pdfbb40503822af4d23d48737c4ceda6f69MD5110183/2183722021-05-07 04:41:15.350576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:41:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Capes new talent program : a descriptive analysis of its contribution to science education in Brazil
title Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
spellingShingle Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
Viana, Giulliano Amaral
Instituições acadêmicas
Práticas interdisciplinares
Ensino de ciências
Políticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação
New Talents
CAPES
Science
Education
title_short Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
title_full Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
title_fullStr Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
title_full_unstemmed Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
title_sort Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
author Viana, Giulliano Amaral
author_facet Viana, Giulliano Amaral
Oliveira, Diogo Losch de
author_role author
author2 Oliveira, Diogo Losch de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Giulliano Amaral
Oliveira, Diogo Losch de
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições acadêmicas
Práticas interdisciplinares
Ensino de ciências
Políticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação
topic Instituições acadêmicas
Práticas interdisciplinares
Ensino de ciências
Políticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação
New Talents
CAPES
Science
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv New Talents
CAPES
Science
Education
description O objetivo central deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa do Programa Novos Talentos da Capes. Este programa que visa possibilitar a integração entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica através da realização de atividades voltadas para os alunos e professores da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise descritiva do programa com o objetivo de caracterizá-lo segundo critérios quantitativos, tomando como base os dados contidos nos projetos aprovados nos editais 033/2010 e 055/2012 da Capes. Os resultados apontam ser possível a implementação de ações voltadas para a educação básica com grande potencial de transformação no curto prazo, reafirmando a importância de programas dessa natureza, financiados pelo Governo Federal que podem ser tomados como um modelo a ser seguido para a melhoria do ensino de ciências em todo o país.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-04T04:15:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218372
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122085
identifier_str_mv 2525-8761
001122085
url http://hdl.handle.net/10183/218372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 6, n. 1 (Jan. 2020), p. 4876-4890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/2/001122085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/1/001122085.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cd015949529eae1bb6ee6507bce1344
bb40503822af4d23d48737c4ceda6f69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447733171912704