Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218372 |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa do Programa Novos Talentos da Capes. Este programa que visa possibilitar a integração entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica através da realização de atividades voltadas para os alunos e professores da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise descritiva do programa com o objetivo de caracterizá-lo segundo critérios quantitativos, tomando como base os dados contidos nos projetos aprovados nos editais 033/2010 e 055/2012 da Capes. Os resultados apontam ser possível a implementação de ações voltadas para a educação básica com grande potencial de transformação no curto prazo, reafirmando a importância de programas dessa natureza, financiados pelo Governo Federal que podem ser tomados como um modelo a ser seguido para a melhoria do ensino de ciências em todo o país. |
id |
UFRGS-2_4f314887d09c552d9499a0f5ccca36f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218372 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viana, Giulliano AmaralOliveira, Diogo Losch de2021-03-04T04:15:43Z20202525-8761http://hdl.handle.net/10183/218372001122085O objetivo central deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa do Programa Novos Talentos da Capes. Este programa que visa possibilitar a integração entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica através da realização de atividades voltadas para os alunos e professores da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise descritiva do programa com o objetivo de caracterizá-lo segundo critérios quantitativos, tomando como base os dados contidos nos projetos aprovados nos editais 033/2010 e 055/2012 da Capes. Os resultados apontam ser possível a implementação de ações voltadas para a educação básica com grande potencial de transformação no curto prazo, reafirmando a importância de programas dessa natureza, financiados pelo Governo Federal que podem ser tomados como um modelo a ser seguido para a melhoria do ensino de ciências em todo o país.The main objective of this work was to present a characterization of CAPES New Talent Program, a program that aimed to integrate the graduate, undergraduate, and basic education through activities aimed at students and teachers of basic education. The results indicate that it is possible to implement actions aimed at basic education with great potential for transformation in the short term, reaffirming the importance of such federal government programs that can be taken as a model to be followed for improving science education throughout the country.application/pdfporBrazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 6, n. 1 (Jan. 2020), p. 4876-4890Instituições acadêmicasPráticas interdisciplinaresEnsino de ciênciasPolíticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovaçãoNew TalentsCAPESScienceEducationPrograma novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no BrasilCapes new talent program : a descriptive analysis of its contribution to science education in Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122085.pdf.txt001122085.pdf.txtExtracted Texttext/plain29536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/2/001122085.pdf.txt5cd015949529eae1bb6ee6507bce1344MD52ORIGINAL001122085.pdfTexto completoapplication/pdf412209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/1/001122085.pdfbb40503822af4d23d48737c4ceda6f69MD5110183/2183722021-05-07 04:41:15.350576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:41:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Capes new talent program : a descriptive analysis of its contribution to science education in Brazil |
title |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil |
spellingShingle |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil Viana, Giulliano Amaral Instituições acadêmicas Práticas interdisciplinares Ensino de ciências Políticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação New Talents CAPES Science Education |
title_short |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil |
title_full |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil |
title_fullStr |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil |
title_full_unstemmed |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil |
title_sort |
Programa novos talentos da Capes : uma análise descritiva de sua contribuição para o ensino de ciências no Brasil |
author |
Viana, Giulliano Amaral |
author_facet |
Viana, Giulliano Amaral Oliveira, Diogo Losch de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Diogo Losch de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Giulliano Amaral Oliveira, Diogo Losch de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições acadêmicas Práticas interdisciplinares Ensino de ciências Políticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação |
topic |
Instituições acadêmicas Práticas interdisciplinares Ensino de ciências Políticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação New Talents CAPES Science Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
New Talents CAPES Science Education |
description |
O objetivo central deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa do Programa Novos Talentos da Capes. Este programa que visa possibilitar a integração entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica através da realização de atividades voltadas para os alunos e professores da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise descritiva do programa com o objetivo de caracterizá-lo segundo critérios quantitativos, tomando como base os dados contidos nos projetos aprovados nos editais 033/2010 e 055/2012 da Capes. Os resultados apontam ser possível a implementação de ações voltadas para a educação básica com grande potencial de transformação no curto prazo, reafirmando a importância de programas dessa natureza, financiados pelo Governo Federal que podem ser tomados como um modelo a ser seguido para a melhoria do ensino de ciências em todo o país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-04T04:15:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218372 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-8761 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122085 |
identifier_str_mv |
2525-8761 001122085 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 6, n. 1 (Jan. 2020), p. 4876-4890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/2/001122085.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218372/1/001122085.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cd015949529eae1bb6ee6507bce1344 bb40503822af4d23d48737c4ceda6f69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447733171912704 |