Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rodrigo César Koetz de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72234
Resumo: Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a respeito dos clientes e dos concorrentes e, principalmente, da própria empresa. Através do método exploratório e da formação de um grupo focal para desenvolver o trabalho, constatou-se haver diferenças bastante significativas da forma como a empresa enxerga seus produtos e a expectativa dos clientes e fabricantes do mercado. Somente conhecendo essas perspectivas é que se desenvolveu a proposta da nova estratégia para a empresa se reposicionar no mercado. O trabalho desenvolvido teve como compromisso principal a aplicabilidade prática e a possibilidade de ser facilmente consultado e repetido, caso a empresa assim o deseje quando das próximas mudanças de seu planejamento estratégico.
id UFRGS-2_4f5d55b5407c50c3a32a794efec1525b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72234
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Rodrigo César Koetz deFioriolli, Jose Carlos2013-06-06T01:45:02Z2006http://hdl.handle.net/10183/72234000883000Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a respeito dos clientes e dos concorrentes e, principalmente, da própria empresa. Através do método exploratório e da formação de um grupo focal para desenvolver o trabalho, constatou-se haver diferenças bastante significativas da forma como a empresa enxerga seus produtos e a expectativa dos clientes e fabricantes do mercado. Somente conhecendo essas perspectivas é que se desenvolveu a proposta da nova estratégia para a empresa se reposicionar no mercado. O trabalho desenvolvido teve como compromisso principal a aplicabilidade prática e a possibilidade de ser facilmente consultado e repetido, caso a empresa assim o deseje quando das próximas mudanças de seu planejamento estratégico.application/pdfporPlanejamento estratégicoPlanejamento empresarialEstratégia empresarialAnálise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883000.pdf000883000.pdfTexto completoapplication/pdf1860723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/1/000883000.pdfff7edeb7628b3d3abf74aa1b909c9a98MD51TEXT000883000.pdf.txt000883000.pdf.txtExtracted Texttext/plain139692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/2/000883000.pdf.txt073b072d049cf069eb2d1748c9c3fdf3MD52THUMBNAIL000883000.pdf.jpg000883000.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/3/000883000.pdf.jpge6cb60a3ff31ba9478bab4cd9a637789MD5310183/722342018-10-15 08:56:34.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72234Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T11:56:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
title Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
spellingShingle Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
Castro, Rodrigo César Koetz de
Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Estratégia empresarial
title_short Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
title_full Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
title_fullStr Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
title_sort Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
author Castro, Rodrigo César Koetz de
author_facet Castro, Rodrigo César Koetz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rodrigo César Koetz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioriolli, Jose Carlos
contributor_str_mv Fioriolli, Jose Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Estratégia empresarial
topic Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Estratégia empresarial
description Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a respeito dos clientes e dos concorrentes e, principalmente, da própria empresa. Através do método exploratório e da formação de um grupo focal para desenvolver o trabalho, constatou-se haver diferenças bastante significativas da forma como a empresa enxerga seus produtos e a expectativa dos clientes e fabricantes do mercado. Somente conhecendo essas perspectivas é que se desenvolveu a proposta da nova estratégia para a empresa se reposicionar no mercado. O trabalho desenvolvido teve como compromisso principal a aplicabilidade prática e a possibilidade de ser facilmente consultado e repetido, caso a empresa assim o deseje quando das próximas mudanças de seu planejamento estratégico.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-06T01:45:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000883000
url http://hdl.handle.net/10183/72234
identifier_str_mv 000883000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/1/000883000.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/2/000883000.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/3/000883000.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff7edeb7628b3d3abf74aa1b909c9a98
073b072d049cf069eb2d1748c9c3fdf3
e6cb60a3ff31ba9478bab4cd9a637789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724545387200512