Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72234 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a respeito dos clientes e dos concorrentes e, principalmente, da própria empresa. Através do método exploratório e da formação de um grupo focal para desenvolver o trabalho, constatou-se haver diferenças bastante significativas da forma como a empresa enxerga seus produtos e a expectativa dos clientes e fabricantes do mercado. Somente conhecendo essas perspectivas é que se desenvolveu a proposta da nova estratégia para a empresa se reposicionar no mercado. O trabalho desenvolvido teve como compromisso principal a aplicabilidade prática e a possibilidade de ser facilmente consultado e repetido, caso a empresa assim o deseje quando das próximas mudanças de seu planejamento estratégico. |
id |
UFRGS-2_4f5d55b5407c50c3a32a794efec1525b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72234 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Rodrigo César Koetz deFioriolli, Jose Carlos2013-06-06T01:45:02Z2006http://hdl.handle.net/10183/72234000883000Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a respeito dos clientes e dos concorrentes e, principalmente, da própria empresa. Através do método exploratório e da formação de um grupo focal para desenvolver o trabalho, constatou-se haver diferenças bastante significativas da forma como a empresa enxerga seus produtos e a expectativa dos clientes e fabricantes do mercado. Somente conhecendo essas perspectivas é que se desenvolveu a proposta da nova estratégia para a empresa se reposicionar no mercado. O trabalho desenvolvido teve como compromisso principal a aplicabilidade prática e a possibilidade de ser facilmente consultado e repetido, caso a empresa assim o deseje quando das próximas mudanças de seu planejamento estratégico.application/pdfporPlanejamento estratégicoPlanejamento empresarialEstratégia empresarialAnálise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883000.pdf000883000.pdfTexto completoapplication/pdf1860723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/1/000883000.pdfff7edeb7628b3d3abf74aa1b909c9a98MD51TEXT000883000.pdf.txt000883000.pdf.txtExtracted Texttext/plain139692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/2/000883000.pdf.txt073b072d049cf069eb2d1748c9c3fdf3MD52THUMBNAIL000883000.pdf.jpg000883000.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/3/000883000.pdf.jpge6cb60a3ff31ba9478bab4cd9a637789MD5310183/722342018-10-15 08:56:34.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72234Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T11:56:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação |
title |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação |
spellingShingle |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação Castro, Rodrigo César Koetz de Planejamento estratégico Planejamento empresarial Estratégia empresarial |
title_short |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação |
title_full |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação |
title_fullStr |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação |
title_sort |
Análise de produtos e definição de estratégia de inovação de valor para uma empresa de tecnologia da informação |
author |
Castro, Rodrigo César Koetz de |
author_facet |
Castro, Rodrigo César Koetz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Rodrigo César Koetz de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioriolli, Jose Carlos |
contributor_str_mv |
Fioriolli, Jose Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Planejamento empresarial Estratégia empresarial |
topic |
Planejamento estratégico Planejamento empresarial Estratégia empresarial |
description |
Esse trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de Tecnologia da Informação, que se diferencia pela abordagem da inovação de valor e do questionamento de pressupostos básicos do mercado em que atua. Em linhas gerais, a proposta do conjunto de teorias utilizado visa tornar a ação da concorrência irrelevante para a empresa analisada. Os pontos principais desse estudo são a inovação de valor, o planejamento estratégico, o questionamento de pressupostos básicos a respeito dos clientes e dos concorrentes e, principalmente, da própria empresa. Através do método exploratório e da formação de um grupo focal para desenvolver o trabalho, constatou-se haver diferenças bastante significativas da forma como a empresa enxerga seus produtos e a expectativa dos clientes e fabricantes do mercado. Somente conhecendo essas perspectivas é que se desenvolveu a proposta da nova estratégia para a empresa se reposicionar no mercado. O trabalho desenvolvido teve como compromisso principal a aplicabilidade prática e a possibilidade de ser facilmente consultado e repetido, caso a empresa assim o deseje quando das próximas mudanças de seu planejamento estratégico. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-06T01:45:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000883000 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72234 |
identifier_str_mv |
000883000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/1/000883000.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/2/000883000.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72234/3/000883000.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff7edeb7628b3d3abf74aa1b909c9a98 073b072d049cf069eb2d1748c9c3fdf3 e6cb60a3ff31ba9478bab4cd9a637789 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724545387200512 |