Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Model, Márcia Borges
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142819
Resumo: O presente trabalho tem como temas centrais a afetividade e o diálogo crítico. Investiga qual é o perfil de professor que traz marcas positivas às memórias das pessoas, tendo em vista, que, com base nos estudos decorrentes do curso destacando principalmente o estágio, já possuo uma idéia acerca do assunto: Que a afetividade e o diálogo crítico e questionador acerca da realidade concreta dos alunos são traços importantes e significativos de professores que são lembrados, de forma positiva, por seus ex-alunos. Com base nesta proposição, a pesquisa de campo visou pesquisar se isto realmente se comprovava. Para levantar o material empírico, foi utilizado como instrumento de pesquisa entrevista oral com 10 pessoas adultas, com idades entre 21 e 40 anos, com o ensino médio completo, moradores dos municípios de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul. Os dados coletados foram registrados em diários de campo sujeitos à análise e reflexão. A partir dos dados empíricos, pude observar com este grupo de entrevistados que a afetividade é uma característica fundamental nas relações entre professores e alunos; a carga afetiva pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem assim como pode dificultá-lo, (como no caso do entrevistado „G‟), dependendo da forma como o professor conduz o seu trabalho. Oito pessoas lembraram, positivamente, de um professor que mais lhes chamou a atenção, ao longo dos estudos. Três entrevistados relataram situações de sala de aula onde o diálogo crítico se fazia muito presente quando estes eram alunos, como sendo aulas que mais se destacaram. No entanto, a afetividade e o diálogo crítico são aspectos que foram mencionados, significativamente, pelos ex-alunos como características de bons professores, onde a aprendizagem realmente se construiu. Estes conceitos são de grande utilidade na construção de conhecimentos duradouros devendo se fazer intensamente presentes nas aulas a fim de criar condições favoráveis ao aprendizado.
id UFRGS-2_4f620c761a2ad351f48c38308347628c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142819
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Model, Márcia BorgesAlmeida, Dóris BittencourtCaetano, Márcia2016-06-21T02:10:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/142819000994202O presente trabalho tem como temas centrais a afetividade e o diálogo crítico. Investiga qual é o perfil de professor que traz marcas positivas às memórias das pessoas, tendo em vista, que, com base nos estudos decorrentes do curso destacando principalmente o estágio, já possuo uma idéia acerca do assunto: Que a afetividade e o diálogo crítico e questionador acerca da realidade concreta dos alunos são traços importantes e significativos de professores que são lembrados, de forma positiva, por seus ex-alunos. Com base nesta proposição, a pesquisa de campo visou pesquisar se isto realmente se comprovava. Para levantar o material empírico, foi utilizado como instrumento de pesquisa entrevista oral com 10 pessoas adultas, com idades entre 21 e 40 anos, com o ensino médio completo, moradores dos municípios de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul. Os dados coletados foram registrados em diários de campo sujeitos à análise e reflexão. A partir dos dados empíricos, pude observar com este grupo de entrevistados que a afetividade é uma característica fundamental nas relações entre professores e alunos; a carga afetiva pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem assim como pode dificultá-lo, (como no caso do entrevistado „G‟), dependendo da forma como o professor conduz o seu trabalho. Oito pessoas lembraram, positivamente, de um professor que mais lhes chamou a atenção, ao longo dos estudos. Três entrevistados relataram situações de sala de aula onde o diálogo crítico se fazia muito presente quando estes eram alunos, como sendo aulas que mais se destacaram. No entanto, a afetividade e o diálogo crítico são aspectos que foram mencionados, significativamente, pelos ex-alunos como características de bons professores, onde a aprendizagem realmente se construiu. Estes conceitos são de grande utilidade na construção de conhecimentos duradouros devendo se fazer intensamente presentes nas aulas a fim de criar condições favoráveis ao aprendizado.The present work has as central themes affectivity and critical dialogue. Investigate what is the profile of a teacher who gives positive marks to the memories of people in order that, based on studies mainly due course highlighting the stage, I already have an idea about it: That the affection and critical dialogue and questioning about the reality of the students are important and significant traces of teachers who are remembered in a positive way by his former students. Based on this proposition, the field research aimed to investigate if this really proves it. To raise the empirical data was used as a research tool oral interviews with 10 adults, aged between 21 and 40 years, with complete high school, people from the towns of Three Falls and South Morrinhos Data were recorded in field diaries subject to review and reflection. From the empirical data I have seen with this group of respondents that affection is a fundamental characteristic of relationships between teachers and students, the emotional charge may facilitate the process of teaching and learning and may hinder it, (as in interviewee 'G'), depending on how the teacher conducts its work. Eight people remembered positively, a teacher who called them the most attention over the studies. Three interviewees reported situations where the classroom was very critical dialogue is present when they were students, as classes that stood out. However, affection and dialogue are critical aspects that were mentioned significantly by former students as characteristics of good teachers, where learning is actually built. These concepts are useful in building enduring knowledge should be done in the intensely present lessons in order to create conditions conducive to learning.application/pdfporProfessorAfetividadeMemóriaDialéticaAffectivityDialecticMemoryMemórias de ex-alunos : marcas deixadas por professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994202.pdf000994202.pdfTexto completoapplication/pdf323526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142819/1/000994202.pdf77604d5ffc70a97630c3bf57121e65cfMD51TEXT000994202.pdf.txt000994202.pdf.txtExtracted Texttext/plain64874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142819/2/000994202.pdf.txte846cb28fdb386a592067dfc52192724MD52THUMBNAIL000994202.pdf.jpg000994202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142819/3/000994202.pdf.jpg88013c070dbac75c0b5e915920688e65MD5310183/1428192018-10-26 10:00:59.769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142819Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:00:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
title Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
spellingShingle Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
Model, Márcia Borges
Professor
Afetividade
Memória
Dialética
Affectivity
Dialectic
Memory
title_short Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
title_full Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
title_fullStr Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
title_full_unstemmed Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
title_sort Memórias de ex-alunos : marcas deixadas por professores
author Model, Márcia Borges
author_facet Model, Márcia Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Model, Márcia Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caetano, Márcia
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
Caetano, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Afetividade
Memória
Dialética
topic Professor
Afetividade
Memória
Dialética
Affectivity
Dialectic
Memory
dc.subject.eng.fl_str_mv Affectivity
Dialectic
Memory
description O presente trabalho tem como temas centrais a afetividade e o diálogo crítico. Investiga qual é o perfil de professor que traz marcas positivas às memórias das pessoas, tendo em vista, que, com base nos estudos decorrentes do curso destacando principalmente o estágio, já possuo uma idéia acerca do assunto: Que a afetividade e o diálogo crítico e questionador acerca da realidade concreta dos alunos são traços importantes e significativos de professores que são lembrados, de forma positiva, por seus ex-alunos. Com base nesta proposição, a pesquisa de campo visou pesquisar se isto realmente se comprovava. Para levantar o material empírico, foi utilizado como instrumento de pesquisa entrevista oral com 10 pessoas adultas, com idades entre 21 e 40 anos, com o ensino médio completo, moradores dos municípios de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul. Os dados coletados foram registrados em diários de campo sujeitos à análise e reflexão. A partir dos dados empíricos, pude observar com este grupo de entrevistados que a afetividade é uma característica fundamental nas relações entre professores e alunos; a carga afetiva pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem assim como pode dificultá-lo, (como no caso do entrevistado „G‟), dependendo da forma como o professor conduz o seu trabalho. Oito pessoas lembraram, positivamente, de um professor que mais lhes chamou a atenção, ao longo dos estudos. Três entrevistados relataram situações de sala de aula onde o diálogo crítico se fazia muito presente quando estes eram alunos, como sendo aulas que mais se destacaram. No entanto, a afetividade e o diálogo crítico são aspectos que foram mencionados, significativamente, pelos ex-alunos como características de bons professores, onde a aprendizagem realmente se construiu. Estes conceitos são de grande utilidade na construção de conhecimentos duradouros devendo se fazer intensamente presentes nas aulas a fim de criar condições favoráveis ao aprendizado.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142819
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000994202
url http://hdl.handle.net/10183/142819
identifier_str_mv 000994202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142819/1/000994202.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142819/2/000994202.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142819/3/000994202.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 77604d5ffc70a97630c3bf57121e65cf
e846cb28fdb386a592067dfc52192724
88013c070dbac75c0b5e915920688e65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511290343424