Repetição e estilo em Almodóvar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94958 |
Resumo: | A trajetória teórica de Freud o leva a considerar a repetição como um elemento estrutural do sujeito. Sendo a repetição inevitável, porque constituinte do ser humano, interessa-nos entender como esse fenômeno pode ser identificado e interpretado através de uma produção artística. A nossa tentativa, portanto, é de buscar o sujeito dentro do discurso do texto cinematográfico. Para tanto, analisaremos três filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar, identificando o que se repete dentro de cada obra e de uma obra para outra. A partir desse levantamento, acreditamos poder identificar o que se constitui no estilo do autor, conforme essa noção é entendida por Foucault. As obras analisadas serão Matador (1985), De Salto Alto (1991) e A Flor do meu Segredo (1995). |
id |
UFRGS-2_4fbeeafa7b1c6639b8017b8bde658ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94958 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jover, Eliane RiveroSousa, Edson Luiz Andre deRichter, Ernesto Pacheco2014-05-07T02:04:18Z19980102-7972http://hdl.handle.net/10183/94958000124696A trajetória teórica de Freud o leva a considerar a repetição como um elemento estrutural do sujeito. Sendo a repetição inevitável, porque constituinte do ser humano, interessa-nos entender como esse fenômeno pode ser identificado e interpretado através de uma produção artística. A nossa tentativa, portanto, é de buscar o sujeito dentro do discurso do texto cinematográfico. Para tanto, analisaremos três filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar, identificando o que se repete dentro de cada obra e de uma obra para outra. A partir desse levantamento, acreditamos poder identificar o que se constitui no estilo do autor, conforme essa noção é entendida por Foucault. As obras analisadas serão Matador (1985), De Salto Alto (1991) e A Flor do meu Segredo (1995).Freud through his theory considers repetition as a structural element of a person. Repetition is unavoidable, because it is a part of the human being, so we intent to understand how this phenomenon can be identified and interpreted from an artistic viewpoint. Our attempt is to find the subject into the film text. We will analyze three Pedro Almodovar’s films, identifying which elements are repeated in each movie and in all of them. In this way, we believe it is possible to identify the style of an author, according to Foucault’s conception. The three films analized are Matador (1985), Tacones Lejanos (1991) and La Flor de mi Secreto (1995).application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (1998), p. 449-465Psicanálise e cinemaAlmodóvar, Pedro, 1951- : Crítica e interpretaçãorepetitionstylemovieAlmodóvarRepetição e estilo em AlmodóvarRepetition and style on Almodovar’s movies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000124696.pdf000124696.pdfTexto completoapplication/pdf62945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94958/1/000124696.pdface363fce78111b5bfcece12d79dd666MD51TEXT000124696.pdf.txt000124696.pdf.txtExtracted Texttext/plain46034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94958/2/000124696.pdf.txt8a29dab90da5b97cc3631051fa72e477MD52THUMBNAIL000124696.pdf.jpg000124696.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94958/3/000124696.pdf.jpgfb5128cb097a3b8eab768d4e9a3772aaMD5310183/949582023-09-27 03:36:28.321175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94958Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-09-27T06:36:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Repetição e estilo em Almodóvar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Repetition and style on Almodovar’s movies |
title |
Repetição e estilo em Almodóvar |
spellingShingle |
Repetição e estilo em Almodóvar Jover, Eliane Rivero Psicanálise e cinema Almodóvar, Pedro, 1951- : Crítica e interpretação repetition style movie Almodóvar |
title_short |
Repetição e estilo em Almodóvar |
title_full |
Repetição e estilo em Almodóvar |
title_fullStr |
Repetição e estilo em Almodóvar |
title_full_unstemmed |
Repetição e estilo em Almodóvar |
title_sort |
Repetição e estilo em Almodóvar |
author |
Jover, Eliane Rivero |
author_facet |
Jover, Eliane Rivero Sousa, Edson Luiz Andre de Richter, Ernesto Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Edson Luiz Andre de Richter, Ernesto Pacheco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jover, Eliane Rivero Sousa, Edson Luiz Andre de Richter, Ernesto Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise e cinema Almodóvar, Pedro, 1951- : Crítica e interpretação |
topic |
Psicanálise e cinema Almodóvar, Pedro, 1951- : Crítica e interpretação repetition style movie Almodóvar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
repetition style movie Almodóvar |
description |
A trajetória teórica de Freud o leva a considerar a repetição como um elemento estrutural do sujeito. Sendo a repetição inevitável, porque constituinte do ser humano, interessa-nos entender como esse fenômeno pode ser identificado e interpretado através de uma produção artística. A nossa tentativa, portanto, é de buscar o sujeito dentro do discurso do texto cinematográfico. Para tanto, analisaremos três filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar, identificando o que se repete dentro de cada obra e de uma obra para outra. A partir desse levantamento, acreditamos poder identificar o que se constitui no estilo do autor, conforme essa noção é entendida por Foucault. As obras analisadas serão Matador (1985), De Salto Alto (1991) e A Flor do meu Segredo (1995). |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-07T02:04:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94958 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000124696 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000124696 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (1998), p. 449-465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94958/1/000124696.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94958/2/000124696.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94958/3/000124696.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ace363fce78111b5bfcece12d79dd666 8a29dab90da5b97cc3631051fa72e477 fb5128cb097a3b8eab768d4e9a3772aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724918359392256 |