Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153090 |
Resumo: | As Ciências Biológicas, incluindo a Fisiologia Vegetal, são uma das áreas responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia. Na escola, os alunos tem acesso a estas áreas de estudos por meio de disciplinas de Ciências e Biologia, que utilizam livro-texto como material didático. O conteúdo deste material é recontextualizado, para agregar significância ao conteúdo. Estudou-se quatro coleções escolares e uma universitária, como referências. Os livros foram avaliados quali-quantitativamente por meio de contagem de elementos do corpo do livro relacionados à Fisiologia Vegetal. Observou-se diferenças entre os conteúdos mais presentes no livro universitário e nos escolares. Percebeu-se, também, similaridade entre livros escolares, com exemplos repetidos, além de termos técnico-científicos que dificultam a leitura. |
id |
UFRGS-2_5011d476694c0bd01c2c7643a8959817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153090 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aumond Junior, Márcio LuisRosa, Russel Teresinha Dutra da2017-02-24T02:25:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/153090000967599As Ciências Biológicas, incluindo a Fisiologia Vegetal, são uma das áreas responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia. Na escola, os alunos tem acesso a estas áreas de estudos por meio de disciplinas de Ciências e Biologia, que utilizam livro-texto como material didático. O conteúdo deste material é recontextualizado, para agregar significância ao conteúdo. Estudou-se quatro coleções escolares e uma universitária, como referências. Os livros foram avaliados quali-quantitativamente por meio de contagem de elementos do corpo do livro relacionados à Fisiologia Vegetal. Observou-se diferenças entre os conteúdos mais presentes no livro universitário e nos escolares. Percebeu-se, também, similaridade entre livros escolares, com exemplos repetidos, além de termos técnico-científicos que dificultam a leitura.application/pdfporFisiologia vegetalLivro didáticoFisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967599.pdf000967599.pdfTexto completoapplication/pdf415235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153090/1/000967599.pdfff9f50c3ff26ea7a54a55bff9009c032MD51TEXT000967599.pdf.txt000967599.pdf.txtExtracted Texttext/plain67059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153090/2/000967599.pdf.txt7b7f2438e4aad3517fe05b4713d88645MD5210183/1530902017-09-30 02:31:21.802002oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153090Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-09-30T05:31:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares |
title |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares |
spellingShingle |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares Aumond Junior, Márcio Luis Fisiologia vegetal Livro didático |
title_short |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares |
title_full |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares |
title_fullStr |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares |
title_full_unstemmed |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares |
title_sort |
Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares |
author |
Aumond Junior, Márcio Luis |
author_facet |
Aumond Junior, Márcio Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aumond Junior, Márcio Luis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisiologia vegetal Livro didático |
topic |
Fisiologia vegetal Livro didático |
description |
As Ciências Biológicas, incluindo a Fisiologia Vegetal, são uma das áreas responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia. Na escola, os alunos tem acesso a estas áreas de estudos por meio de disciplinas de Ciências e Biologia, que utilizam livro-texto como material didático. O conteúdo deste material é recontextualizado, para agregar significância ao conteúdo. Estudou-se quatro coleções escolares e uma universitária, como referências. Os livros foram avaliados quali-quantitativamente por meio de contagem de elementos do corpo do livro relacionados à Fisiologia Vegetal. Observou-se diferenças entre os conteúdos mais presentes no livro universitário e nos escolares. Percebeu-se, também, similaridade entre livros escolares, com exemplos repetidos, além de termos técnico-científicos que dificultam a leitura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-24T02:25:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153090 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967599 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153090 |
identifier_str_mv |
000967599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153090/1/000967599.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153090/2/000967599.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff9f50c3ff26ea7a54a55bff9009c032 7b7f2438e4aad3517fe05b4713d88645 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447190077702144 |