Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maraschin, Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264896
Resumo: Esse artigo tem por objetivo explorar as possibilidades de inserção de um jogo digital em um contexto escolar, acompanhando os efeitos de sua utilização nas relações entre os estudantes e suas professoras, assim como nos modos dos estudantes interagirem entre si e se posicionarem em relação a suas próprias performances como jogadores. O campo empírico da pesquisa foi composto pela realização de oficinas com 2 professoras e 33 estudantes nas quais as/os participantes utilizaram um jogo digital e, a seguir, conversaram sobre a experiência. Tomamos para análise um episódio que atravessou todas as oficinas e que evidenciou diferenças entre a cultura escolar e a cultura gamer nas relações entre competição e cooperação. Os resultados foram discutidos a partir da contribuição de estudos da área conhecida como Games Studies. Sugere-se que a construção de propostas educativas utilizando jogos digitais possam considerar os conjuntos de práticas associadas à cultura gamer, em especial aquelas relacionadas à constituição de espaços de afinidade entre jogadores.
id UFRGS-2_5025f86cd66097587347905923dfcfc0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264896
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kroeff, Renata Fischer da SilveiraMaraschin, Cleci2023-09-13T03:30:31Z20182175-5027http://hdl.handle.net/10183/264896001176369Esse artigo tem por objetivo explorar as possibilidades de inserção de um jogo digital em um contexto escolar, acompanhando os efeitos de sua utilização nas relações entre os estudantes e suas professoras, assim como nos modos dos estudantes interagirem entre si e se posicionarem em relação a suas próprias performances como jogadores. O campo empírico da pesquisa foi composto pela realização de oficinas com 2 professoras e 33 estudantes nas quais as/os participantes utilizaram um jogo digital e, a seguir, conversaram sobre a experiência. Tomamos para análise um episódio que atravessou todas as oficinas e que evidenciou diferenças entre a cultura escolar e a cultura gamer nas relações entre competição e cooperação. Os resultados foram discutidos a partir da contribuição de estudos da área conhecida como Games Studies. Sugere-se que a construção de propostas educativas utilizando jogos digitais possam considerar os conjuntos de práticas associadas à cultura gamer, em especial aquelas relacionadas à constituição de espaços de afinidade entre jogadores.Este artículo tiene por objetivo explorar las posibilidades de inserción de un juego digital en un contexto escolar, acompañando los efectos de su utilización en las relaciones entre los estudiantes y sus profesoras, así como en los modos de los estudiantes interactuar entre sí y posicionarse en relación a sus respectivas las propias actuaciones como jugadores. El campo empírico de la investigación fue compuesto por la realización de talleres con 2 profesoras y 33 estudiantes en los cuales las / los participantes utilizaron un juego digital y luego conversaron sobre la experiencia. Tomamos para análisis un episodio que atravesó todos los talleres y que evidenció diferencias entre la cultura escolar y la cultura gamer en las relaciones entre competencia y cooperación. Los resultados fueron discutidos a partir de la contribución de estudios del área conocida como Games Studies. Se sugiere que la construcción de propuestas educativas utilizando juegos digitales puedan considerar los conjuntos de prácticas asociadas a la cultura gamer, en especial aquellas relacionadas a la constitución de espacios de afinidad entre jugadores.This article aims to explore the possibilities of insertion of a digital game in a school context, following the effects of its use in the relations between students and their teachers, as well as in the ways students interact and position themselves in relation to their own performances as players. The empiric field of research was composed by the realization of workshops with 2 teachers and 33 students in which participants utilized a digital game and, following that, had conversations about the experience. We take for analysis an episode that was commonplace amongst all workshops that brought to light cultural differences between school and gamer culture in their relationship between cooperation and competition. The results have been discussed from the study contribution of Game Studies. It is suggested that the construction of educational proposals utilizing digital games may consider the conjuncture of practises associated with gamer culture, specifically those related to the constitution of affinity spaces between players.application/pdfporRevista de Psicologia da IMED. Passo Fundo: Faculdade Meridional IMED, 2009-. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 56-72Jogos digitaisAmbiente escolarCooperaçãoCompetitionCooperationCultureLearningCompetitividadCooperaciónCulturaAprendizajeJogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolaresDigital games : thinking devices for school practicesJuegos digitales : dispositivos para pensar prácticas escolaresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176369.pdf.txt001176369.pdf.txtExtracted Texttext/plain47264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264896/2/001176369.pdf.txt947b1136f7c2eeb37c4ef252a0781d00MD52ORIGINAL001176369.pdfTexto completoapplication/pdf235603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264896/1/001176369.pdf2ddea447c8be198f02282f69ce1a23c9MD5110183/2648962023-09-14 03:25:36.11398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Digital games : thinking devices for school practices
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Juegos digitales : dispositivos para pensar prácticas escolares
title Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
spellingShingle Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Jogos digitais
Ambiente escolar
Cooperação
Competition
Cooperation
Culture
Learning
Competitividad
Cooperación
Cultura
Aprendizaje
title_short Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
title_full Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
title_fullStr Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
title_full_unstemmed Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
title_sort Jogos digitais : dispositivos para pensar práticas escolares
author Kroeff, Renata Fischer da Silveira
author_facet Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Maraschin, Cleci
author_role author
author2 Maraschin, Cleci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Maraschin, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Ambiente escolar
Cooperação
topic Jogos digitais
Ambiente escolar
Cooperação
Competition
Cooperation
Culture
Learning
Competitividad
Cooperación
Cultura
Aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Competition
Cooperation
Culture
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Competitividad
Cooperación
Cultura
Aprendizaje
description Esse artigo tem por objetivo explorar as possibilidades de inserção de um jogo digital em um contexto escolar, acompanhando os efeitos de sua utilização nas relações entre os estudantes e suas professoras, assim como nos modos dos estudantes interagirem entre si e se posicionarem em relação a suas próprias performances como jogadores. O campo empírico da pesquisa foi composto pela realização de oficinas com 2 professoras e 33 estudantes nas quais as/os participantes utilizaram um jogo digital e, a seguir, conversaram sobre a experiência. Tomamos para análise um episódio que atravessou todas as oficinas e que evidenciou diferenças entre a cultura escolar e a cultura gamer nas relações entre competição e cooperação. Os resultados foram discutidos a partir da contribuição de estudos da área conhecida como Games Studies. Sugere-se que a construção de propostas educativas utilizando jogos digitais possam considerar os conjuntos de práticas associadas à cultura gamer, em especial aquelas relacionadas à constituição de espaços de afinidade entre jogadores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T03:30:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264896
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-5027
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001176369
identifier_str_mv 2175-5027
001176369
url http://hdl.handle.net/10183/264896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Psicologia da IMED. Passo Fundo: Faculdade Meridional IMED, 2009-. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 56-72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264896/2/001176369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264896/1/001176369.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 947b1136f7c2eeb37c4ef252a0781d00
2ddea447c8be198f02282f69ce1a23c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225098552672256