Ginástica de academia e metodologia do professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133532 |
Resumo: | O conceito de saúde e beleza vem mudando desde o início do século XX, sendo que são difundidos novos modelos que incentivam a prática de ginástica. A ginástica de academia tem cada vez mais adeptos, tornando-se um desafio diário para os profissionais da área que buscam suprir as necessidades impostas por esses novos padrões a cada dia. Para que o aluno mantenha-se na academia é necessário que os professores dominem sua área de atuação e conheçam o interesse do público para que possa motivá-lo, procurando êxito em diferentes tipos de resultados físicos, estéticos, emocionais. O objetivo desse estudo foi analisar a produção científica no campo da ginástica de academia e metodologia de trabalho do professor. O estudo delimita-se como uma revisão sistemática, a partir do mapeamento de produção científica (teses, dissertações, artigos) em bases de dados digitais. Foram utilizados os descritores: “ginástica de academia ‘and’ metodologia” e “ginástica de academia ‘and’ professor” nas bases: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (visando identificar teses e dissertações), Web of Science e Scielo (visando identificar artigos), no período compreendido entre 2005 a 2015 e publicados em língua portuguesa no Brasil. Os resultados foram analisados a partir de um formulário contendo, título, autor, tipo (tese, dissertação ou artigo), ano, origem (programa de pós-graduação, periódico), objetivo, tipo de estudo, amostra, instrumento, resultados para o objetivo dessa pesquisa. Os resultados foram analisados a partir do estabelecimento de categorias temáticas. Foram encontradas 23 trabalhos no total e utilizados 9. Quanto as categorias, foram estabelecidas três: ‘Qualidade de vida e saúde do professor’, ‘Organização e didática da aula’, ‘Flexibilidade metodológica-necessidades dos alunos’. Os resultados mostram que o profissional deve dominar o conhecimento técnico, assim como ser capaz de construir e adequar suas aulas aos grupos heterogêneos de alunos, garantindo melhor resultado e satisfação do cliente. |
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Sena, Daiane Moreira MendonçaGonçalves, Andréa Krüger2016-03-09T02:06:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/133532000983970O conceito de saúde e beleza vem mudando desde o início do século XX, sendo que são difundidos novos modelos que incentivam a prática de ginástica. A ginástica de academia tem cada vez mais adeptos, tornando-se um desafio diário para os profissionais da área que buscam suprir as necessidades impostas por esses novos padrões a cada dia. Para que o aluno mantenha-se na academia é necessário que os professores dominem sua área de atuação e conheçam o interesse do público para que possa motivá-lo, procurando êxito em diferentes tipos de resultados físicos, estéticos, emocionais. O objetivo desse estudo foi analisar a produção científica no campo da ginástica de academia e metodologia de trabalho do professor. O estudo delimita-se como uma revisão sistemática, a partir do mapeamento de produção científica (teses, dissertações, artigos) em bases de dados digitais. Foram utilizados os descritores: “ginástica de academia ‘and’ metodologia” e “ginástica de academia ‘and’ professor” nas bases: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (visando identificar teses e dissertações), Web of Science e Scielo (visando identificar artigos), no período compreendido entre 2005 a 2015 e publicados em língua portuguesa no Brasil. Os resultados foram analisados a partir de um formulário contendo, título, autor, tipo (tese, dissertação ou artigo), ano, origem (programa de pós-graduação, periódico), objetivo, tipo de estudo, amostra, instrumento, resultados para o objetivo dessa pesquisa. Os resultados foram analisados a partir do estabelecimento de categorias temáticas. Foram encontradas 23 trabalhos no total e utilizados 9. Quanto as categorias, foram estabelecidas três: ‘Qualidade de vida e saúde do professor’, ‘Organização e didática da aula’, ‘Flexibilidade metodológica-necessidades dos alunos’. Os resultados mostram que o profissional deve dominar o conhecimento técnico, assim como ser capaz de construir e adequar suas aulas aos grupos heterogêneos de alunos, garantindo melhor resultado e satisfação do cliente.The concept of health and beauty have been changing since the beginning of 20th century, which are being widespread new models that incentivate the practice of gymnastics. The gymnastics of health club has had increasingly more adepts, becoming a daily challenge for the professionals of the area that search to supply the imposed necessities for these new patterns each day. For that student remains in the gym it is necessary that teachers dominate their area of performance and know the interest of people so they can motivate them, looking for success in different kinds of physical, aesthetic and emotional results. The objetive of this study was analyze the scientific production in the gymnastics field of health club and the teacher’s methodology work. The study delimits as a systematic review, starting the mapping of scientific production ( theses, dissertations, articles) in basis of digital datas. The descriptors were used: “gymnastics of health club ‘and’ methodology” and “gymnastics of health club ‘and’ teacher” on the basis: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (aiming identify theses and dissertations), Web of Science and Scielo (aiming identify articles), in the period between 2005 to 2015 and published in portuguese language in Brazil. The results were analyzed from a form containing title, author, type (these, dissertation or article), year, source (postgraduate program, periodic), objetive, sort of study, sample, instrument, results for the objetive of this research. The results were analyzed from establishment of theme categories. Twenty three works were found in total and used nine. As categories were established three: ‘Quality of life and the teacher’s health’, ‘Organization and Didacticism of the class’, Methodological Flexibility necessities of students’. The results show that the professional must dominate his/her technical knowledge and being capable of building and suit their classes to the heterogeneous groups of pupils ensuring better result and client’s satisfaction.application/pdfporGinastica de academiaMethodologyGymnastics of health clubTeacherGinástica de academia e metodologia do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983970.pdf000983970.pdfTexto completoapplication/pdf588682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133532/1/000983970.pdf79673002bdfeadcd42381957dadc301eMD51TEXT000983970.pdf.txt000983970.pdf.txtExtracted Texttext/plain65363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133532/2/000983970.pdf.txt54f99f07abad27aef7bac8eb071d084aMD52THUMBNAIL000983970.pdf.jpg000983970.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133532/3/000983970.pdf.jpgad80295718a743155023aa5b2ca949a0MD5310183/1335322018-10-26 10:08:55.701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133532Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T13:08:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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