Ética e currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275054 |
Resumo: | O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rosseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo, particularmente as relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluraridade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano. |
id |
UFRGS-2_50e230ce1e464eac98a44446c9d005db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275054 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hermann, Nadja Mara Amilibia2024-04-25T05:50:35Z20061807-1112http://hdl.handle.net/10183/275054000710814O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rosseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo, particularmente as relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluraridade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano.The article approaches the relationship between the ethics and the curriculum from three points of analysis. The first one is referred to the historical claiming of the ethical of the education that resumes the acceptation of same determined moral principles which makes the inscription in each subject of a history full of shared values and the orientation about good and the bad. The second aspect treats the question about the teaching of the ethics interpreted by Plato, Rousseau and Kant's positions to indicate that the ethical formation is themetised as unrenunciable, but we don't teach someone to be virtuous or to be ethical as we teach the other knowledges through a specific curricular action. The third aspect of the analysis is referred to the ethics in the contemporaneous world, particularly the relationship between the ethics and aesthetics which opens differentiable perspectives to create and educational environment sensible to the plurality of the living forms and the present values in our daily everyday.application/pdfporPraksis : revista do ICHLA. Novo Hamburgo, RS. Vol. 3, n. 2 (ago. 2006), p. 25-32CurrículoÉticaEstéticaEthicsCurriculumTeaching of ethicsAestheticsÉtica e currículoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000710814.pdf.txt000710814.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275054/2/000710814.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000710814.pdfTexto completoapplication/pdf1580449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275054/1/000710814.pdf88479ecca1f6c15d4af3791aedbc4b44MD5110183/2750542024-04-26 05:32:51.943823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275054Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-26T08:32:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ética e currículo |
title |
Ética e currículo |
spellingShingle |
Ética e currículo Hermann, Nadja Mara Amilibia Currículo Ética Estética Ethics Curriculum Teaching of ethics Aesthetics |
title_short |
Ética e currículo |
title_full |
Ética e currículo |
title_fullStr |
Ética e currículo |
title_full_unstemmed |
Ética e currículo |
title_sort |
Ética e currículo |
author |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
author_facet |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ética Estética |
topic |
Currículo Ética Estética Ethics Curriculum Teaching of ethics Aesthetics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethics Curriculum Teaching of ethics Aesthetics |
description |
O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rosseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo, particularmente as relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluraridade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-25T05:50:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/275054 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-1112 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000710814 |
identifier_str_mv |
1807-1112 000710814 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/275054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Praksis : revista do ICHLA. Novo Hamburgo, RS. Vol. 3, n. 2 (ago. 2006), p. 25-32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275054/2/000710814.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275054/1/000710814.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 88479ecca1f6c15d4af3791aedbc4b44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447859456114688 |