Análise de controle interno : estudo de caso no contas a receber em uma empresa do ramo de logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordignon, Mateus Wolff
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273799
Resumo: O Controle Interno está diretamente relacionado com as funções de dentro de uma empresa, como o planejamento e a organização, onde nota-se que o mesmo representa um reflexo de todas as demais funções administrativas da instituição. Nesse sentido, o setor de Contas a Receber de uma empresa deve estar à frente se comparado a outros campos, pois é a partir dele que pode ser feito o fluxo de caixa, o controle de faturamento e custos e os demais Controles Internos. Dito isso, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise do sistema de Controle Interno utilizado especificamente na área de Contas a Receber de uma empresa de logística marinha e, a partir disso, verificar quais os procedimentos necessários para adaptação dos seus controles internos e, então, elaborar propostas de melhoria para o sistema em questão e adaptá-lo a fim de prevenir fraudes e minimizar os seus possíveis erros. Para atingir o objetivo proposto realizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados mediante entrevistas não estruturadas com os responsáveis da área e com visitas à empresa, com o intuito de relatar e acompanhar os controles internos apresentados. Como resultado, observa-se que a organização tem um controle interno adequado, porém defasado se comparado às normas vigentes e, a partir disso, elaborou-se propostas de melhoria, sendo elas a criação de um Manual de Contas a Receber e atividades de fechamento mensais, como por exemplo Posição das Carteiras de Cobrança, Fechamento de Saldos e Extratos de Conciliação.
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