A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Paula Anghinoni
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157032
Resumo: Este trabalho tem como tema central a reescrita de produções textuais voltadas para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partindo do pressuposto de que escrever é reescrever, o objetivo foi que os alunos de um curso pré-vestibular de Porto Alegre percebessem a importância da escrita e dos novos olhares que devem recair sobre ela a cada nova leitura para que percebessem, por fim, que o texto pode ser sempre aperfeiçoado. Esse trabalho foi desenvolvido em turmas de dez alunos durante quatro encontros mensais de aproximadamente duas horas cada um. Usou-se como guia a redação dissertativo-argumentativa (aquele em que se defende uma tese por meio de argumentos) e as respectivas competências requeridas pela prova do ENEM, o principal meio pelo qual os estudantes ingressam na universidade hoje. Observou-se, ao final, que os alunos melhoraram, por meio de sugestões de olhares alheios, o texto em sua segunda versão, atendendo às competências requeridas pela redação do ENEM. Concluiu-se, assim, que a reescrita é primordial em ambientes de ensino aprendizado da escrita porque um texto dificilmente estará pronto em sua primeira versão e que é preciso um grande trabalho sobre ele até que ele atinja o objetivo de defender e de provar uma tese.
id UFRGS-2_51bd7da1eca8c2c58d17f7a7fdbfee32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157032
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Ana Paula AnghinoniNaujorks, Jane da Costa2017-04-21T02:35:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/157032001017528Este trabalho tem como tema central a reescrita de produções textuais voltadas para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partindo do pressuposto de que escrever é reescrever, o objetivo foi que os alunos de um curso pré-vestibular de Porto Alegre percebessem a importância da escrita e dos novos olhares que devem recair sobre ela a cada nova leitura para que percebessem, por fim, que o texto pode ser sempre aperfeiçoado. Esse trabalho foi desenvolvido em turmas de dez alunos durante quatro encontros mensais de aproximadamente duas horas cada um. Usou-se como guia a redação dissertativo-argumentativa (aquele em que se defende uma tese por meio de argumentos) e as respectivas competências requeridas pela prova do ENEM, o principal meio pelo qual os estudantes ingressam na universidade hoje. Observou-se, ao final, que os alunos melhoraram, por meio de sugestões de olhares alheios, o texto em sua segunda versão, atendendo às competências requeridas pela redação do ENEM. Concluiu-se, assim, que a reescrita é primordial em ambientes de ensino aprendizado da escrita porque um texto dificilmente estará pronto em sua primeira versão e que é preciso um grande trabalho sobre ele até que ele atinja o objetivo de defender e de provar uma tese.La presente tesis tiene como tema central la reescritura de producciones textuales que se vuelcan para la preparación para el Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Suponiendo que la escritura es reescritura, el objetivo fue que los alumnos de un curso pré-vestibular de Porto Alegre percibieran la importancia de la escritura y de las nuevas miradas que deben recaer sobre ella a cada nueva lectura para que percibieran, por fin, que el texto puede ser siempre perfeccionado. Este trabajo fue desarrollado en grupos de diez alumnos a lo largo de cuatro encuentros mensuales de aproximadamente dos horas cada uno. Fue utilizada como guía la estructura textual argumentativa (aquella en que se defiende una tesis a través de argumentos) y las respectivas competencias requeridas por el examen del ENEM, la principal vía de acceso de los estudiantes a la Universidad actualmente. Fue posible observar, al final, que los alumnos perfeccionaron, a través de sugerencias de miradas ajenas, el texto en su segunda versión, cumpliendo con las competencias requeridas por la prueba textual del ENEM. Por lo tanto, se concluye que la reescritura es esencial en ambientes de enseñanza-aprendizaje de la escritura ya que un texto difícilmente estará listo en su primera versión y que es necesario un gran esfuerzo sobre él hasta que alcance el objetivo de defender y de probar un punto de vista.application/pdfporExame Nacional do Ensino MédioProdução textualReescritaRedaçãoTexto dissertativoProducción textualReescrituraENEMA reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017528.pdf001017528.pdfTexto completoapplication/pdf1527563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157032/1/001017528.pdfe3bcaae9e0e0a565e69a81ce0f13db2cMD51TEXT001017528.pdf.txt001017528.pdf.txtExtracted Texttext/plain71058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157032/2/001017528.pdf.txtdfaacf083cc74d9adc1c0f6247c285b5MD52THUMBNAIL001017528.pdf.jpg001017528.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157032/3/001017528.pdf.jpge651f44735b789fef4604eb7ffe1e752MD5310183/1570322018-10-29 08:42:55.445oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:42:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
title A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
spellingShingle A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
Ramos, Ana Paula Anghinoni
Exame Nacional do Ensino Médio
Produção textual
Reescrita
Redação
Texto dissertativo
Producción textual
Reescritura
ENEM
title_short A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
title_full A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
title_fullStr A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
title_full_unstemmed A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
title_sort A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
author Ramos, Ana Paula Anghinoni
author_facet Ramos, Ana Paula Anghinoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Paula Anghinoni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naujorks, Jane da Costa
contributor_str_mv Naujorks, Jane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio
Produção textual
Reescrita
Redação
Texto dissertativo
topic Exame Nacional do Ensino Médio
Produção textual
Reescrita
Redação
Texto dissertativo
Producción textual
Reescritura
ENEM
dc.subject.spa.fl_str_mv Producción textual
Reescritura
ENEM
description Este trabalho tem como tema central a reescrita de produções textuais voltadas para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partindo do pressuposto de que escrever é reescrever, o objetivo foi que os alunos de um curso pré-vestibular de Porto Alegre percebessem a importância da escrita e dos novos olhares que devem recair sobre ela a cada nova leitura para que percebessem, por fim, que o texto pode ser sempre aperfeiçoado. Esse trabalho foi desenvolvido em turmas de dez alunos durante quatro encontros mensais de aproximadamente duas horas cada um. Usou-se como guia a redação dissertativo-argumentativa (aquele em que se defende uma tese por meio de argumentos) e as respectivas competências requeridas pela prova do ENEM, o principal meio pelo qual os estudantes ingressam na universidade hoje. Observou-se, ao final, que os alunos melhoraram, por meio de sugestões de olhares alheios, o texto em sua segunda versão, atendendo às competências requeridas pela redação do ENEM. Concluiu-se, assim, que a reescrita é primordial em ambientes de ensino aprendizado da escrita porque um texto dificilmente estará pronto em sua primeira versão e que é preciso um grande trabalho sobre ele até que ele atinja o objetivo de defender e de provar uma tese.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:35:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157032
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017528
url http://hdl.handle.net/10183/157032
identifier_str_mv 001017528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157032/1/001017528.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157032/2/001017528.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157032/3/001017528.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e3bcaae9e0e0a565e69a81ce0f13db2c
dfaacf083cc74d9adc1c0f6247c285b5
e651f44735b789fef4604eb7ffe1e752
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447192530321408