Memória coletiva, práticas identitárias e etnometodologia na economia solidária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierrez, Ana Lérida Pacheco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Borges, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246936
Resumo: Propõe-se uma discussão teórica sobre as relações entre memória coletiva, práticas identitárias e etnometodologia no contexto da economia solidária. Teoricamente, a memória coletiva baseia-se em Halbwachs (2006), Russell (2006) e Apfelbaum (2010). Candau (2010, 2014) e Hall (2006) abordam as práticas identitárias. A etnometodologia (GARFINKEL, 1967; LEVINSON, 1983; COULON, 1995; SILVERMAN, 1998; BISPO; GODOY, 2012), coerente com tais abordagens teóricas, visa entender como as pessoas constituem sua realidade social, no caso, em cooperativas ou coletivos de trabalho, próprios da economia solidária. Considerar o nível micro e estudar a vida ordinária das pessoas para entender como elas realizam, criam e transformam seu cotidiano pode trazer um novo entendimento neste campo. O aporte teórico da memória coletiva e das práticas identitárias e o uso da etnometodologia oferecem um meio de aproximação para a compreensão dos aspectos multifacetados que envolvem os grupos sociais no contexto de empreendimentos econômicos solidários, a fim de investigar as contradições e mediações encontradas neste campo.
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