Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mielniczuk, Luciana Pellin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Trasel, Marcelo Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182425
Resumo: O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD e são apresentados exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais, apontando alguns desafios e oportunidades encontrados por diversas instituições para a incorporação dessa inovação em seus currículos.
id UFRGS-2_52419d7e222a6130388088af705425fe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182425
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mielniczuk, Luciana PellinTrasel, Marcelo Ruschel2018-09-22T03:01:34Z20171809-9386http://hdl.handle.net/10183/182425001075225O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD e são apresentados exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais, apontando alguns desafios e oportunidades encontrados por diversas instituições para a incorporação dessa inovação em seus currículos.Data-Driven Journalism is understood by the authors as an innovative professional practice, because its reporting processes depend on public databases, it demands a high degree of digital literacy of journalists, and it changes functions and production routines in the newsrooms. The paper also departs from the premise that education is one of the loci of reproduction of professional values and beliefs, as well as of diffusion of new practices. Academic and non-academic Data-Driven Journalism teaching experiences are presented as examples of dissemination of those kinds of innovative practices among students and professionals. Finally, broad points about challenges and opportunities for the teaching of Data-Driven Journalism are abstracted from the discussed experiences.application/pdfporContemporânea: comunicação e cultura. Salvador. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 609-629Jornalismo onlineExercício profissionalEnsino e aprendizagemDigital journalismData-driven journalismJournalism educationJornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a EducaçãoData-driven journalism as professional innovation and its challenges for education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075225.pdfTexto completoapplication/pdf285212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/1/001075225.pdf28dc44913be8630cade9f0871cdc25fcMD51TEXT001075225.pdf.txt001075225.pdf.txtExtracted Texttext/plain59212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/2/001075225.pdf.txt8a0239fd15f428a70119ac3e6d875a43MD52THUMBNAIL001075225.pdf.jpg001075225.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/3/001075225.pdf.jpg7b3cbcc4d9b71d2c31f32f6c9f149d05MD5310183/1824252018-10-05 07:55:03.973oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182425Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:55:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Data-driven journalism as professional innovation and its challenges for education
title Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
spellingShingle Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
Mielniczuk, Luciana Pellin
Jornalismo online
Exercício profissional
Ensino e aprendizagem
Digital journalism
Data-driven journalism
Journalism education
title_short Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
title_full Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
title_fullStr Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
title_full_unstemmed Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
title_sort Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
author Mielniczuk, Luciana Pellin
author_facet Mielniczuk, Luciana Pellin
Trasel, Marcelo Ruschel
author_role author
author2 Trasel, Marcelo Ruschel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mielniczuk, Luciana Pellin
Trasel, Marcelo Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo online
Exercício profissional
Ensino e aprendizagem
topic Jornalismo online
Exercício profissional
Ensino e aprendizagem
Digital journalism
Data-driven journalism
Journalism education
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital journalism
Data-driven journalism
Journalism education
description O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD e são apresentados exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais, apontando alguns desafios e oportunidades encontrados por diversas instituições para a incorporação dessa inovação em seus currículos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-22T03:01:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182425
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-9386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075225
identifier_str_mv 1809-9386
001075225
url http://hdl.handle.net/10183/182425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contemporânea: comunicação e cultura. Salvador. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 609-629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/1/001075225.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/2/001075225.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/3/001075225.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28dc44913be8630cade9f0871cdc25fc
8a0239fd15f428a70119ac3e6d875a43
7b3cbcc4d9b71d2c31f32f6c9f149d05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224951521345536