Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182425 |
Resumo: | O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD e são apresentados exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais, apontando alguns desafios e oportunidades encontrados por diversas instituições para a incorporação dessa inovação em seus currículos. |
id |
UFRGS-2_52419d7e222a6130388088af705425fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182425 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mielniczuk, Luciana PellinTrasel, Marcelo Ruschel2018-09-22T03:01:34Z20171809-9386http://hdl.handle.net/10183/182425001075225O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD e são apresentados exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais, apontando alguns desafios e oportunidades encontrados por diversas instituições para a incorporação dessa inovação em seus currículos.Data-Driven Journalism is understood by the authors as an innovative professional practice, because its reporting processes depend on public databases, it demands a high degree of digital literacy of journalists, and it changes functions and production routines in the newsrooms. The paper also departs from the premise that education is one of the loci of reproduction of professional values and beliefs, as well as of diffusion of new practices. Academic and non-academic Data-Driven Journalism teaching experiences are presented as examples of dissemination of those kinds of innovative practices among students and professionals. Finally, broad points about challenges and opportunities for the teaching of Data-Driven Journalism are abstracted from the discussed experiences.application/pdfporContemporânea: comunicação e cultura. Salvador. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 609-629Jornalismo onlineExercício profissionalEnsino e aprendizagemDigital journalismData-driven journalismJournalism educationJornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a EducaçãoData-driven journalism as professional innovation and its challenges for education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075225.pdfTexto completoapplication/pdf285212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/1/001075225.pdf28dc44913be8630cade9f0871cdc25fcMD51TEXT001075225.pdf.txt001075225.pdf.txtExtracted Texttext/plain59212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/2/001075225.pdf.txt8a0239fd15f428a70119ac3e6d875a43MD52THUMBNAIL001075225.pdf.jpg001075225.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/3/001075225.pdf.jpg7b3cbcc4d9b71d2c31f32f6c9f149d05MD5310183/1824252018-10-05 07:55:03.973oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182425Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:55:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Data-driven journalism as professional innovation and its challenges for education |
title |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação |
spellingShingle |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação Mielniczuk, Luciana Pellin Jornalismo online Exercício profissional Ensino e aprendizagem Digital journalism Data-driven journalism Journalism education |
title_short |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação |
title_full |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação |
title_fullStr |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação |
title_full_unstemmed |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação |
title_sort |
Jornalismo guiado por dados como inovação profissional e seus desafios para a Educação |
author |
Mielniczuk, Luciana Pellin |
author_facet |
Mielniczuk, Luciana Pellin Trasel, Marcelo Ruschel |
author_role |
author |
author2 |
Trasel, Marcelo Ruschel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mielniczuk, Luciana Pellin Trasel, Marcelo Ruschel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo online Exercício profissional Ensino e aprendizagem |
topic |
Jornalismo online Exercício profissional Ensino e aprendizagem Digital journalism Data-driven journalism Journalism education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital journalism Data-driven journalism Journalism education |
description |
O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) é posicionado como uma inovação em termos de prática profissional, pois baseia os processos de apuração em bases de dados públicas, requer dos profissionais alto nível de alfabetização digital e provoca mudanças nas funções e rotinas produtivas. Acredita-se que o ensino é o espaço de reprodução de valores e crenças profissionais, além de ser um espaço para a difusão de novas práticas. Neste artigo são elencadas experiências do ensino formal e informal sobre a profissionalização de jornalistas em JGD e são apresentados exemplos de como o JGD vem sendo difundido entre estudantes e profissionais, apontando alguns desafios e oportunidades encontrados por diversas instituições para a incorporação dessa inovação em seus currículos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-22T03:01:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182425 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-9386 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075225 |
identifier_str_mv |
1809-9386 001075225 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Contemporânea: comunicação e cultura. Salvador. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 609-629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/1/001075225.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/2/001075225.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182425/3/001075225.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28dc44913be8630cade9f0871cdc25fc 8a0239fd15f428a70119ac3e6d875a43 7b3cbcc4d9b71d2c31f32f6c9f149d05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224951521345536 |