A escola na promoção de ações voltadas à doação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245413 |
Resumo: | A escola é promotora de desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Nesse sentido, tem envolvido os estudantes em ações que promovam tanto questões éticas relacionadas à justiça como à benevolência. O objetivo desse estudo é descrever as ações voltadas a campanhas de doação protagonizadas por escolas. Foram analisados os conteúdos de 49 postagens na Internet de campanhas de doação realizadas por escolas brasileiras. Entre os principais resultados, observou-se que 70% das escolas são da rede privada de ensino, a doação de sangue como o objetivo mais citado, uma estratégia não competitiva foi utilizada em quase todas as campanhas, com predominância do valor da solidariedade nos conteúdos analisados. Os resultados são interpretados com base em estudos nacionais e internacionais dedicados aos temas da doação, da generosidade e do desenvolvimento moral. São apresentadas recomendações voltadas para a criação e desenvolvimento de campanhas de doação protagonizadas por escolas. |
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Souza, Luciana Karine deMartínez, Sophia Beylouni Santos2022-07-23T05:03:12Z20201983-8220http://hdl.handle.net/10183/245413001129371A escola é promotora de desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Nesse sentido, tem envolvido os estudantes em ações que promovam tanto questões éticas relacionadas à justiça como à benevolência. O objetivo desse estudo é descrever as ações voltadas a campanhas de doação protagonizadas por escolas. Foram analisados os conteúdos de 49 postagens na Internet de campanhas de doação realizadas por escolas brasileiras. Entre os principais resultados, observou-se que 70% das escolas são da rede privada de ensino, a doação de sangue como o objetivo mais citado, uma estratégia não competitiva foi utilizada em quase todas as campanhas, com predominância do valor da solidariedade nos conteúdos analisados. Os resultados são interpretados com base em estudos nacionais e internacionais dedicados aos temas da doação, da generosidade e do desenvolvimento moral. São apresentadas recomendações voltadas para a criação e desenvolvimento de campanhas de doação protagonizadas por escolas.The school context promotes human development in every aspect. Along these lines, it has engaging students in actions that foster ethical topics related to justice and benevolence. The objective of this study is to describe actions towards donation campaigns conducted by schools. We analyzed the contents of 49 Internet posts about donation campaigns made by Brazilian schools. Amongst the main results, we observed that: 70% of the schools are private, blood donation is the most frequent goal cited, a non-competitive strategy was utilized in nearly all campaigns, with predominance of the value of solidarity in the analyzed contents. Results are discussed alongside national and international studies dedicated to donation, generosity, and moral development. Recommendations are made to guide the creation and development of donation campaigns conducted by schools.application/pdfporGerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, 2008-. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2020), e15300, 16 p.DoaçõesEscolasValores sociaisEducationValuesDonationA escola na promoção de ações voltadas à doaçãoSchool promoting actions toward donations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129371.pdf.txt001129371.pdf.txtExtracted Texttext/plain42832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245413/2/001129371.pdf.txt0c7ef1e72884a24c7860ed97f2dfbf23MD52ORIGINAL001129371.pdfTexto completoapplication/pdf276743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245413/1/001129371.pdf48dc09b66bd6bc25faada339ac716f5eMD5110183/2454132022-07-24 04:51:32.049756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-24T07:51:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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