Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heidemann, Leonardo Albuquerque, Araujo, Ives Solano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233397
Resumo: Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas implicações sociais. A discussão é feita em três etapas: i. a relação dos REA com outros movimentos de código aberto; ii. a associação entre REA e os preceitos de uma educação emancipatória de Paulo Freire; iii. a projeção desses resultados na Teoria das Sociedades do Conhecimento de Nico Stehr. Como resultado dessa discussão, o artigo propõem o conceito de Capacidade de Ação Emancipatória, entendida como os conhecimentos, saberes e práticas que precisam ser mobilizados para indivíduos, ou grupos, se emanciparem. Assim, deseja-se contribuir para a defesa de que a superação das injustiças sociais passa pela incorporação, em especial na educação, das práticas e filosofias dos REA, incluindo a cultura livre, as tecnologias livres e a ciência aberta.
id UFRGS-2_52a86e213c5bb1ee6fbbf18394f725b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233397
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Marina Pinto Pizarro deHeidemann, Leonardo AlbuquerqueAraujo, Ives Solano2021-12-24T04:29:16Z20210102-4698http://hdl.handle.net/10183/233397001130664Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas implicações sociais. A discussão é feita em três etapas: i. a relação dos REA com outros movimentos de código aberto; ii. a associação entre REA e os preceitos de uma educação emancipatória de Paulo Freire; iii. a projeção desses resultados na Teoria das Sociedades do Conhecimento de Nico Stehr. Como resultado dessa discussão, o artigo propõem o conceito de Capacidade de Ação Emancipatória, entendida como os conhecimentos, saberes e práticas que precisam ser mobilizados para indivíduos, ou grupos, se emanciparem. Assim, deseja-se contribuir para a defesa de que a superação das injustiças sociais passa pela incorporação, em especial na educação, das práticas e filosofias dos REA, incluindo a cultura livre, as tecnologias livres e a ciência aberta.Aiming to broaden the discussion on the use of Open Educational Resources (OER) and its emancipatory potential, this article deepens the theoretical and philosophical reflection on what OER are and their social implications. The discussion takes place in three stages: i) the relationship of OER with others open-source movements; ii) the association between OER and Paulo Freire's emancipatory education precepts; iii) the projection of these results in Nico Stehr's Theory of Knowledge Societies. Based on this discussion, the article proposes the concept of Emancipatory Action Capacity, understood as the knowledge and practices that need to be mobilized for the emancipation of individuals or groups. Thus, we intend to contribute to the idea that overcoming social injustices involves the incorporation, especially in education, of OER practices and philosophies, including free culture, open-source technologies, and open science.Para ampliar las discusiones sobre la adopción de los Recursos Educativos Abiertos (REA) y su potencial emancipatorio, este artículo profundiza la reflexión teórica y filosófica sobre qué son losREA y sus implicaciones sociales. La discusión tiene lugar en tres etapas: 1. la relación de REA con otros movimientos de código abierto; 2. la asociación entre REA y los preceptos de educación emancipadora de Paulo Freire; 3. la proyección de estos resultados en la teoría de las sociedades del conocimiento de Nico Stehr. Como resultado de esta discusión, el artículo propone el concepto de Capacidad de Acción Emancipadora, entendido como el conocimiento, saberes y prácticas que necesita ser movilizado paraque los individuos o grupos puedan emanciparse. Por lo tanto, se pretende contribuir a la defensa de que la superación de las injusticias sociales implica la incorporación, especialmente en la educación, de prácticas y filosofías de REA, incluida la cultura libre, las tecnologías libres y la ciencia abierta.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), p. 1-22, e20857Recursos educacionais abertosSociedade do conhecimentoEducação emancipatóriaOpen educational resourcesEmancipatory educationKnowledge societyHyperobjectEmancipatory Action CapacityRecursos educativos abiertosEducación emancipadoraSociedad del conocimientoHiperobjetoCapacidad de acción emancipadoraEducação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatóriasEducation in the knowledge societies : the use of open educational resources for the development of emancipatory action capacitiesEducación en sociedades del conocimiento : el uso de recursos educativos abiertos para el desatrollo de capacidades de acción emancipatoriasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130664.pdf.txt001130664.pdf.txtExtracted Texttext/plain99748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/2/001130664.pdf.txt56169523116c439c71165b2b96f4d09fMD52ORIGINAL001130664.pdfTexto completoapplication/pdf435325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/1/001130664.pdfd8ca26f2f6db1f5742bea678f2c562b8MD5110183/2333972023-08-05 03:39:16.935348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233397Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education in the knowledge societies : the use of open educational resources for the development of emancipatory action capacities
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación en sociedades del conocimiento : el uso de recursos educativos abiertos para el desatrollo de capacidades de acción emancipatorias
title Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
spellingShingle Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Recursos educacionais abertos
Sociedade do conhecimento
Educação emancipatória
Open educational resources
Emancipatory education
Knowledge society
Hyperobject
Emancipatory Action Capacity
Recursos educativos abiertos
Educación emancipadora
Sociedad del conocimiento
Hiperobjeto
Capacidad de acción emancipadora
title_short Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
title_full Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
title_fullStr Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
title_full_unstemmed Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
title_sort Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
author Freitas, Marina Pinto Pizarro de
author_facet Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Heidemann, Leonardo Albuquerque
Araujo, Ives Solano
author_role author
author2 Heidemann, Leonardo Albuquerque
Araujo, Ives Solano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Heidemann, Leonardo Albuquerque
Araujo, Ives Solano
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educacionais abertos
Sociedade do conhecimento
Educação emancipatória
topic Recursos educacionais abertos
Sociedade do conhecimento
Educação emancipatória
Open educational resources
Emancipatory education
Knowledge society
Hyperobject
Emancipatory Action Capacity
Recursos educativos abiertos
Educación emancipadora
Sociedad del conocimiento
Hiperobjeto
Capacidad de acción emancipadora
dc.subject.eng.fl_str_mv Open educational resources
Emancipatory education
Knowledge society
Hyperobject
Emancipatory Action Capacity
dc.subject.spa.fl_str_mv Recursos educativos abiertos
Educación emancipadora
Sociedad del conocimiento
Hiperobjeto
Capacidad de acción emancipadora
description Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas implicações sociais. A discussão é feita em três etapas: i. a relação dos REA com outros movimentos de código aberto; ii. a associação entre REA e os preceitos de uma educação emancipatória de Paulo Freire; iii. a projeção desses resultados na Teoria das Sociedades do Conhecimento de Nico Stehr. Como resultado dessa discussão, o artigo propõem o conceito de Capacidade de Ação Emancipatória, entendida como os conhecimentos, saberes e práticas que precisam ser mobilizados para indivíduos, ou grupos, se emanciparem. Assim, deseja-se contribuir para a defesa de que a superação das injustiças sociais passa pela incorporação, em especial na educação, das práticas e filosofias dos REA, incluindo a cultura livre, as tecnologias livres e a ciência aberta.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-24T04:29:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233397
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130664
identifier_str_mv 0102-4698
001130664
url http://hdl.handle.net/10183/233397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), p. 1-22, e20857
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/2/001130664.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/1/001130664.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56169523116c439c71165b2b96f4d09f
d8ca26f2f6db1f5742bea678f2c562b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225047018307584