Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233397 |
Resumo: | Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas implicações sociais. A discussão é feita em três etapas: i. a relação dos REA com outros movimentos de código aberto; ii. a associação entre REA e os preceitos de uma educação emancipatória de Paulo Freire; iii. a projeção desses resultados na Teoria das Sociedades do Conhecimento de Nico Stehr. Como resultado dessa discussão, o artigo propõem o conceito de Capacidade de Ação Emancipatória, entendida como os conhecimentos, saberes e práticas que precisam ser mobilizados para indivíduos, ou grupos, se emanciparem. Assim, deseja-se contribuir para a defesa de que a superação das injustiças sociais passa pela incorporação, em especial na educação, das práticas e filosofias dos REA, incluindo a cultura livre, as tecnologias livres e a ciência aberta. |
id |
UFRGS-2_52a86e213c5bb1ee6fbbf18394f725b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233397 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Marina Pinto Pizarro deHeidemann, Leonardo AlbuquerqueAraujo, Ives Solano2021-12-24T04:29:16Z20210102-4698http://hdl.handle.net/10183/233397001130664Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas implicações sociais. A discussão é feita em três etapas: i. a relação dos REA com outros movimentos de código aberto; ii. a associação entre REA e os preceitos de uma educação emancipatória de Paulo Freire; iii. a projeção desses resultados na Teoria das Sociedades do Conhecimento de Nico Stehr. Como resultado dessa discussão, o artigo propõem o conceito de Capacidade de Ação Emancipatória, entendida como os conhecimentos, saberes e práticas que precisam ser mobilizados para indivíduos, ou grupos, se emanciparem. Assim, deseja-se contribuir para a defesa de que a superação das injustiças sociais passa pela incorporação, em especial na educação, das práticas e filosofias dos REA, incluindo a cultura livre, as tecnologias livres e a ciência aberta.Aiming to broaden the discussion on the use of Open Educational Resources (OER) and its emancipatory potential, this article deepens the theoretical and philosophical reflection on what OER are and their social implications. The discussion takes place in three stages: i) the relationship of OER with others open-source movements; ii) the association between OER and Paulo Freire's emancipatory education precepts; iii) the projection of these results in Nico Stehr's Theory of Knowledge Societies. Based on this discussion, the article proposes the concept of Emancipatory Action Capacity, understood as the knowledge and practices that need to be mobilized for the emancipation of individuals or groups. Thus, we intend to contribute to the idea that overcoming social injustices involves the incorporation, especially in education, of OER practices and philosophies, including free culture, open-source technologies, and open science.Para ampliar las discusiones sobre la adopción de los Recursos Educativos Abiertos (REA) y su potencial emancipatorio, este artículo profundiza la reflexión teórica y filosófica sobre qué son losREA y sus implicaciones sociales. La discusión tiene lugar en tres etapas: 1. la relación de REA con otros movimientos de código abierto; 2. la asociación entre REA y los preceptos de educación emancipadora de Paulo Freire; 3. la proyección de estos resultados en la teoría de las sociedades del conocimiento de Nico Stehr. Como resultado de esta discusión, el artículo propone el concepto de Capacidad de Acción Emancipadora, entendido como el conocimiento, saberes y prácticas que necesita ser movilizado paraque los individuos o grupos puedan emanciparse. Por lo tanto, se pretende contribuir a la defensa de que la superación de las injusticias sociales implica la incorporación, especialmente en la educación, de prácticas y filosofías de REA, incluida la cultura libre, las tecnologías libres y la ciencia abierta.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), p. 1-22, e20857Recursos educacionais abertosSociedade do conhecimentoEducação emancipatóriaOpen educational resourcesEmancipatory educationKnowledge societyHyperobjectEmancipatory Action CapacityRecursos educativos abiertosEducación emancipadoraSociedad del conocimientoHiperobjetoCapacidad de acción emancipadoraEducação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatóriasEducation in the knowledge societies : the use of open educational resources for the development of emancipatory action capacitiesEducación en sociedades del conocimiento : el uso de recursos educativos abiertos para el desatrollo de capacidades de acción emancipatoriasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130664.pdf.txt001130664.pdf.txtExtracted Texttext/plain99748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/2/001130664.pdf.txt56169523116c439c71165b2b96f4d09fMD52ORIGINAL001130664.pdfTexto completoapplication/pdf435325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/1/001130664.pdfd8ca26f2f6db1f5742bea678f2c562b8MD5110183/2333972023-08-05 03:39:16.935348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233397Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education in the knowledge societies : the use of open educational resources for the development of emancipatory action capacities |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación en sociedades del conocimiento : el uso de recursos educativos abiertos para el desatrollo de capacidades de acción emancipatorias |
title |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias |
spellingShingle |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias Freitas, Marina Pinto Pizarro de Recursos educacionais abertos Sociedade do conhecimento Educação emancipatória Open educational resources Emancipatory education Knowledge society Hyperobject Emancipatory Action Capacity Recursos educativos abiertos Educación emancipadora Sociedad del conocimiento Hiperobjeto Capacidad de acción emancipadora |
title_short |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias |
title_full |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias |
title_fullStr |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias |
title_full_unstemmed |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias |
title_sort |
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias |
author |
Freitas, Marina Pinto Pizarro de |
author_facet |
Freitas, Marina Pinto Pizarro de Heidemann, Leonardo Albuquerque Araujo, Ives Solano |
author_role |
author |
author2 |
Heidemann, Leonardo Albuquerque Araujo, Ives Solano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Marina Pinto Pizarro de Heidemann, Leonardo Albuquerque Araujo, Ives Solano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos educacionais abertos Sociedade do conhecimento Educação emancipatória |
topic |
Recursos educacionais abertos Sociedade do conhecimento Educação emancipatória Open educational resources Emancipatory education Knowledge society Hyperobject Emancipatory Action Capacity Recursos educativos abiertos Educación emancipadora Sociedad del conocimiento Hiperobjeto Capacidad de acción emancipadora |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Open educational resources Emancipatory education Knowledge society Hyperobject Emancipatory Action Capacity |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Recursos educativos abiertos Educación emancipadora Sociedad del conocimiento Hiperobjeto Capacidad de acción emancipadora |
description |
Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas implicações sociais. A discussão é feita em três etapas: i. a relação dos REA com outros movimentos de código aberto; ii. a associação entre REA e os preceitos de uma educação emancipatória de Paulo Freire; iii. a projeção desses resultados na Teoria das Sociedades do Conhecimento de Nico Stehr. Como resultado dessa discussão, o artigo propõem o conceito de Capacidade de Ação Emancipatória, entendida como os conhecimentos, saberes e práticas que precisam ser mobilizados para indivíduos, ou grupos, se emanciparem. Assim, deseja-se contribuir para a defesa de que a superação das injustiças sociais passa pela incorporação, em especial na educação, das práticas e filosofias dos REA, incluindo a cultura livre, as tecnologias livres e a ciência aberta. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-24T04:29:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233397 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130664 |
identifier_str_mv |
0102-4698 001130664 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), p. 1-22, e20857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/2/001130664.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233397/1/001130664.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56169523116c439c71165b2b96f4d09f d8ca26f2f6db1f5742bea678f2c562b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225047018307584 |