Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152993 |
Resumo: | A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. Apoio-me nos conceitos de Docência Artista e Cuidado de Si, respectivamente de Luciana Loponte e Michel Foucault, pois acredito que são ideias que estabelecem relações de sujeito que podem ser ligadas e pensadas frente à docência. Para realizar a análise me debruço principalmente nos materiais que compõe meu Relatório de Estágio, entregue à Faculdade de Educação da UFRGS, e em um trabalho de análise produzido ao longo do curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre. Analiso, também, memórias vinculadas ao meu fazer artístico e pedagógico que possam apresentar uma união entre essas áreas de conhecimento gerando marcas na professora e na artista que me proponho a ser. Procuro, dessa forma, encontrar confluências entre essas vivências que possam ter criado novas formas de ser/estar em sala de aula e no palco. O trabalho visa encontrar a forma como, ao desenvolver minha docência, fui atravessada pela minha formação artística. |
id |
UFRGS-2_52bea7e963ef890e0915a43d3d10309a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152993 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Iablonovski, Gabriela MarquesLulkin, Sérgio Andrés2017-02-23T02:25:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/152993001013695A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. Apoio-me nos conceitos de Docência Artista e Cuidado de Si, respectivamente de Luciana Loponte e Michel Foucault, pois acredito que são ideias que estabelecem relações de sujeito que podem ser ligadas e pensadas frente à docência. Para realizar a análise me debruço principalmente nos materiais que compõe meu Relatório de Estágio, entregue à Faculdade de Educação da UFRGS, e em um trabalho de análise produzido ao longo do curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre. Analiso, também, memórias vinculadas ao meu fazer artístico e pedagógico que possam apresentar uma união entre essas áreas de conhecimento gerando marcas na professora e na artista que me proponho a ser. Procuro, dessa forma, encontrar confluências entre essas vivências que possam ter criado novas formas de ser/estar em sala de aula e no palco. O trabalho visa encontrar a forma como, ao desenvolver minha docência, fui atravessada pela minha formação artística.application/pdfporTeatroDa escola fez-se palco, do palco fez-se escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013695.pdf001013695.pdfTexto completoapplication/pdf1201222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/1/001013695.pdf0be9e3c1be3ca82444770538f2e4ca9bMD51TEXT001013695.pdf.txt001013695.pdf.txtExtracted Texttext/plain58243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/2/001013695.pdf.txtb9917d0e7cb111ffbaa820e45c6d7e65MD5210183/1529932017-02-24 02:25:03.296902oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola |
title |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola |
spellingShingle |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola Iablonovski, Gabriela Marques Teatro |
title_short |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola |
title_full |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola |
title_fullStr |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola |
title_full_unstemmed |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola |
title_sort |
Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola |
author |
Iablonovski, Gabriela Marques |
author_facet |
Iablonovski, Gabriela Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iablonovski, Gabriela Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
contributor_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro |
topic |
Teatro |
description |
A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. Apoio-me nos conceitos de Docência Artista e Cuidado de Si, respectivamente de Luciana Loponte e Michel Foucault, pois acredito que são ideias que estabelecem relações de sujeito que podem ser ligadas e pensadas frente à docência. Para realizar a análise me debruço principalmente nos materiais que compõe meu Relatório de Estágio, entregue à Faculdade de Educação da UFRGS, e em um trabalho de análise produzido ao longo do curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre. Analiso, também, memórias vinculadas ao meu fazer artístico e pedagógico que possam apresentar uma união entre essas áreas de conhecimento gerando marcas na professora e na artista que me proponho a ser. Procuro, dessa forma, encontrar confluências entre essas vivências que possam ter criado novas formas de ser/estar em sala de aula e no palco. O trabalho visa encontrar a forma como, ao desenvolver minha docência, fui atravessada pela minha formação artística. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-23T02:25:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152993 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013695 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152993 |
identifier_str_mv |
001013695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/1/001013695.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/2/001013695.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0be9e3c1be3ca82444770538f2e4ca9b b9917d0e7cb111ffbaa820e45c6d7e65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224524784467968 |