Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iablonovski, Gabriela Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152993
Resumo: A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. Apoio-me nos conceitos de Docência Artista e Cuidado de Si, respectivamente de Luciana Loponte e Michel Foucault, pois acredito que são ideias que estabelecem relações de sujeito que podem ser ligadas e pensadas frente à docência. Para realizar a análise me debruço principalmente nos materiais que compõe meu Relatório de Estágio, entregue à Faculdade de Educação da UFRGS, e em um trabalho de análise produzido ao longo do curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre. Analiso, também, memórias vinculadas ao meu fazer artístico e pedagógico que possam apresentar uma união entre essas áreas de conhecimento gerando marcas na professora e na artista que me proponho a ser. Procuro, dessa forma, encontrar confluências entre essas vivências que possam ter criado novas formas de ser/estar em sala de aula e no palco. O trabalho visa encontrar a forma como, ao desenvolver minha docência, fui atravessada pela minha formação artística.
id UFRGS-2_52bea7e963ef890e0915a43d3d10309a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152993
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Iablonovski, Gabriela MarquesLulkin, Sérgio Andrés2017-02-23T02:25:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/152993001013695A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. Apoio-me nos conceitos de Docência Artista e Cuidado de Si, respectivamente de Luciana Loponte e Michel Foucault, pois acredito que são ideias que estabelecem relações de sujeito que podem ser ligadas e pensadas frente à docência. Para realizar a análise me debruço principalmente nos materiais que compõe meu Relatório de Estágio, entregue à Faculdade de Educação da UFRGS, e em um trabalho de análise produzido ao longo do curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre. Analiso, também, memórias vinculadas ao meu fazer artístico e pedagógico que possam apresentar uma união entre essas áreas de conhecimento gerando marcas na professora e na artista que me proponho a ser. Procuro, dessa forma, encontrar confluências entre essas vivências que possam ter criado novas formas de ser/estar em sala de aula e no palco. O trabalho visa encontrar a forma como, ao desenvolver minha docência, fui atravessada pela minha formação artística.application/pdfporTeatroDa escola fez-se palco, do palco fez-se escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013695.pdf001013695.pdfTexto completoapplication/pdf1201222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/1/001013695.pdf0be9e3c1be3ca82444770538f2e4ca9bMD51TEXT001013695.pdf.txt001013695.pdf.txtExtracted Texttext/plain58243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/2/001013695.pdf.txtb9917d0e7cb111ffbaa820e45c6d7e65MD5210183/1529932017-02-24 02:25:03.296902oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
title Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
spellingShingle Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
Iablonovski, Gabriela Marques
Teatro
title_short Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
title_full Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
title_fullStr Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
title_full_unstemmed Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
title_sort Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola
author Iablonovski, Gabriela Marques
author_facet Iablonovski, Gabriela Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iablonovski, Gabriela Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
contributor_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
topic Teatro
description A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. Apoio-me nos conceitos de Docência Artista e Cuidado de Si, respectivamente de Luciana Loponte e Michel Foucault, pois acredito que são ideias que estabelecem relações de sujeito que podem ser ligadas e pensadas frente à docência. Para realizar a análise me debruço principalmente nos materiais que compõe meu Relatório de Estágio, entregue à Faculdade de Educação da UFRGS, e em um trabalho de análise produzido ao longo do curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre. Analiso, também, memórias vinculadas ao meu fazer artístico e pedagógico que possam apresentar uma união entre essas áreas de conhecimento gerando marcas na professora e na artista que me proponho a ser. Procuro, dessa forma, encontrar confluências entre essas vivências que possam ter criado novas formas de ser/estar em sala de aula e no palco. O trabalho visa encontrar a forma como, ao desenvolver minha docência, fui atravessada pela minha formação artística.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-23T02:25:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013695
url http://hdl.handle.net/10183/152993
identifier_str_mv 001013695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/1/001013695.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152993/2/001013695.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0be9e3c1be3ca82444770538f2e4ca9b
b9917d0e7cb111ffbaa820e45c6d7e65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224524784467968