Uma análise do discurso sobre a temática acesso aberto nos anais do EDICIC Ibérico no período de 2013 a 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230796 |
Resumo: | Objetivo. Pretendeu-se analisar o conceito de acesso aberto e observar se há alguma relação com o conceito de acesso à infor-mação enquanto um supravalor ético; como objetivos específicos, a) buscou-se investigar a presença dos termos “acesso aberto” e “dados abertos” nos eventos do EDICIC e sua relevância temática para o evento e ainda, b) divulgar os conceitos analisados e ressaltar sua importância para o avanço da ciência.Método. Utilizou-se como fonte de pesquisa os anais do EDICIC Ibérico disponíveis em acesso aberto, ou seja, aqueles ocorridos no período de 2013-2017. Os termos de busca aplicados foram “acesso aberto” e “dados abertos”, além de seus respectivos em espanhol e inglês, presentes no título, resumo e palavras-chave. O corpus gerou um total de 26 artigos, que foi posteriormente ana-lisado, tendo como método a Análise do Discurso. Resultados. Como resultados, foi possível chegar a um grupo de 09 instâncias éticas, identificadas a partir do discurso dos auto-res quando versam sobre os conceitos de Ciência Aberta e sua importância para o desenvolvimento científico. Conclusões. O acesso aberto trouxe significativas mudanças na divulgação de investigações científicas, dados governamentais e pesquisas acadêmicas. No entanto, pode-se perceber que o principal fator que rege todo o movimento é o acesso aberto de maneira livre, igualitária e garantindo direitos constitucionais, evocando assim o aspecto ético que essa premissa envolve. |
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Evangelista, Isadora VictorinoBarros, Thiago Henrique Bragato2021-10-15T04:27:09Z2020http://hdl.handle.net/10183/230796001131877Objetivo. Pretendeu-se analisar o conceito de acesso aberto e observar se há alguma relação com o conceito de acesso à infor-mação enquanto um supravalor ético; como objetivos específicos, a) buscou-se investigar a presença dos termos “acesso aberto” e “dados abertos” nos eventos do EDICIC e sua relevância temática para o evento e ainda, b) divulgar os conceitos analisados e ressaltar sua importância para o avanço da ciência.Método. Utilizou-se como fonte de pesquisa os anais do EDICIC Ibérico disponíveis em acesso aberto, ou seja, aqueles ocorridos no período de 2013-2017. Os termos de busca aplicados foram “acesso aberto” e “dados abertos”, além de seus respectivos em espanhol e inglês, presentes no título, resumo e palavras-chave. O corpus gerou um total de 26 artigos, que foi posteriormente ana-lisado, tendo como método a Análise do Discurso. Resultados. Como resultados, foi possível chegar a um grupo de 09 instâncias éticas, identificadas a partir do discurso dos auto-res quando versam sobre os conceitos de Ciência Aberta e sua importância para o desenvolvimento científico. Conclusões. O acesso aberto trouxe significativas mudanças na divulgação de investigações científicas, dados governamentais e pesquisas acadêmicas. No entanto, pode-se perceber que o principal fator que rege todo o movimento é o acesso aberto de maneira livre, igualitária e garantindo direitos constitucionais, evocando assim o aspecto ético que essa premissa envolve.Objective. It was intended to analyze the concept of open access and to observe if there is any relation with the concept of access to information as an ethical supravalue; as specific objectives, a) it was sought to investigate the presence of the terms “open access” and “open data” in the events of the EDICIC and its thematic relevance for the event, and b) to divulge the analyzed concepts and highlight their importance for the scientific development.Method. It was used as research source the records of the Iberian EDICIC available in open access, that is, those occurring in the period 2013-2017. The search terms applied were “open access” and “open data”, in addition to their respective ones in Spanish and Portuguese, present in the title, abstract and keywords. The corpus generated a total of 26 articles, which was later analyzed, using Discourse Analysis as a method.Results. As results, it was possible to reach a group of 09 ethical instances, identified from the authors’ discourse when they talk about the concepts of Open Science and its importance for scientific development.Conclusions. Open access has brought significant changes in the dissemination of scientific research, government data and academic research. However, one can see that the main factor governing the whole movement is open access in a free, egalita-rian way and guaranteeing constitutional rights, thus evoking the ethical aspect that this premise involves.application/pdfporBiblios : revista electrónica de Bibliotecología y ciencias de la información. Lima, Peru: ULS. N. 78 (2020), p. 17-34Acesso abertoAnálise do discursoElectronic governmentOpen dataOpen sciencePublic institutions of higher educationUma análise do discurso sobre a temática acesso aberto nos anais do EDICIC Ibérico no período de 2013 a 2017An analysis of the discourse on the theme of open access in the annals of the Iberian EDICIC in the period from 2013 to 2017 Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131877.pdf.txt001131877.pdf.txtExtracted Texttext/plain72756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230796/2/001131877.pdf.txt2104036f55e0ab28ca2176bb3d8fd467MD52ORIGINAL001131877.pdfTexto completoapplication/pdf696635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230796/1/001131877.pdf91f51479cc84fcbb6162fe270eb60130MD5110183/2307962021-11-20 06:06:33.328004oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230796Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:06:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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