Estudo e modelagem sobre suspensão semiativa rotativa pneumática para veículos pesados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Diego Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274139
Resumo: Suspensões veiculares tradicionais utilizam elemento elástico para absorver excitações sofridas através da estrada e amortecedor para dissipar a energia cinética deste movimento. O objetivo deste trabalho é modelar uma suspensão semiativa, rotativa, pneumática que mantenha as características dinâmicas da suspensão, enquanto transforma essa energia antes dissipada. O sistema proposto conta com um fuso de esferas que transforma o movimento oscilatório da suspensão em rotação no seu eixo. Esta rotação aciona um compressor que produz ar comprimido e causa um torque de reação, controlando o comportamento dinâmico da suspensão. A modelagem matemática do sistema proposto foi realizada no software MATLAB/Simulink. O modelo de simulação inclui as formulações que descrevem o comportamento dinâmico e as interações da estrada, roda, pneu e amortecedor regenerativo. A norma ISO 8608:2016 estabelece os perfis de rodovia. Nas simulações realizadas, os perfis A, B e C foram utilizados. Além disso, o modelo de um quarto de veículo foi utilizado para representar simplificadamente o sistema da suspensão veicular. Os resultados demostram a capacidade do sistema proposto em reproduzir o comportamento dinâmico de uma suspensão tradicional. Além disso, mostram que o sistema pode vir a alcançar uma capacidade de disponibilização significativa de potência, da ordem de 436 W.
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