Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witt, Nara Beatriz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88672
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre museus escolares no âmbito da cidade de Porto Alegre. Aborda, preliminarmente, duas acepções de museus nas escolas: o museu escolar criado como recurso pedagógico, no final do século XIX, e o museu escolar criado para um recente papel de abrigar a memória escolar. Considera como museu escolar um espaço da escola que guarda, conserva, pesquisa e expõe materiais diversos para utilização no ensino, bem como, artefatos, imagens e documentos vinculados à memória institucional. Possui como objetivo principal identificar, por meio de um levantamento, a existência de museus, memoriais e acervos da cultura material escolar na cidade. Investiga, através de visitas e entrevistas, elementos que os caracterizam. Reflete acerca das aplicações que tangenciam a função do museu escolar, conectadas ao ensino - de ciências e de história, e à memória da escola. Avalia de que maneira o museu e a escola vinculam o ensino e a memória em suas práticas. Permite ressaltar o papel do ensino presente nos museus escolares. Destaca a importância de compreender o diálogo entre Museologia e Educação na perspectiva do ensino e da história da educação e dos museus, através do patrimônio educativo. Aponta a relevância da pesquisa proposta, em relação ao mapeamento realizado, para novos estudos acerca do tema.
id UFRGS-2_534396b81f4b1d1a19a06607ef2d96d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88672
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Witt, Nara BeatrizPossamai, Zita Rosane2014-03-20T01:48:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/88672000913111Este trabalho apresenta um estudo sobre museus escolares no âmbito da cidade de Porto Alegre. Aborda, preliminarmente, duas acepções de museus nas escolas: o museu escolar criado como recurso pedagógico, no final do século XIX, e o museu escolar criado para um recente papel de abrigar a memória escolar. Considera como museu escolar um espaço da escola que guarda, conserva, pesquisa e expõe materiais diversos para utilização no ensino, bem como, artefatos, imagens e documentos vinculados à memória institucional. Possui como objetivo principal identificar, por meio de um levantamento, a existência de museus, memoriais e acervos da cultura material escolar na cidade. Investiga, através de visitas e entrevistas, elementos que os caracterizam. Reflete acerca das aplicações que tangenciam a função do museu escolar, conectadas ao ensino - de ciências e de história, e à memória da escola. Avalia de que maneira o museu e a escola vinculam o ensino e a memória em suas práticas. Permite ressaltar o papel do ensino presente nos museus escolares. Destaca a importância de compreender o diálogo entre Museologia e Educação na perspectiva do ensino e da história da educação e dos museus, através do patrimônio educativo. Aponta a relevância da pesquisa proposta, em relação ao mapeamento realizado, para novos estudos acerca do tema.This paper presents a study of school museums within the city of Porto Alegre. Preliminarily presents two definitions of museums in schools: school museum created as a teaching resource, in the late nineteenth century, and the school museum created for a recent paper of host the school memory. Considers school museum a place at school to guard, preserving, researching and exhibit various materials for use in teaching, as well as artifacts, pictures and documents related to institutional memory. Has as main objective to identify, through a survey, the existence of museums, memorials and collections of material culture school in the city. Investigates, through visits and interviews, characteristic elements. Reflects on the applications that are tangent the function of the school museum, connected to education – of the Science and of the History, and to memory of the school. Assesses how well the museum and school linking education and memory in their practices. Allows to emphasize the role of education in the school museums. Highlights the importance of understanding the dialogue between Museology and Education in the perspective of the teaching and of the history of education and museums, through the educational heritage. Points to the relevance of theapplication/pdfporMuseu escolarMemória institucionalMuseologyEducationMemoryHeritageTeachingSchool museumEnsino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913111.pdf000913111.pdfTexto completoapplication/pdf2657237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88672/1/000913111.pdf89a4effef5dc931c15982727a04dba83MD51TEXT000913111.pdf.txt000913111.pdf.txtExtracted Texttext/plain232684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88672/2/000913111.pdf.txte413238b22c87c40cd8e509cd416c7d4MD52THUMBNAIL000913111.pdf.jpg000913111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88672/3/000913111.pdf.jpg325dbc8d2735f42b17ffb34b74d117daMD5310183/886722019-11-14 04:54:58.485516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-14T06:54:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
title Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
spellingShingle Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
Witt, Nara Beatriz
Museu escolar
Memória institucional
Museology
Education
Memory
Heritage
Teaching
School museum
title_short Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
title_full Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
title_fullStr Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
title_full_unstemmed Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
title_sort Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
author Witt, Nara Beatriz
author_facet Witt, Nara Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witt, Nara Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Possamai, Zita Rosane
contributor_str_mv Possamai, Zita Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Museu escolar
Memória institucional
topic Museu escolar
Memória institucional
Museology
Education
Memory
Heritage
Teaching
School museum
dc.subject.eng.fl_str_mv Museology
Education
Memory
Heritage
Teaching
School museum
description Este trabalho apresenta um estudo sobre museus escolares no âmbito da cidade de Porto Alegre. Aborda, preliminarmente, duas acepções de museus nas escolas: o museu escolar criado como recurso pedagógico, no final do século XIX, e o museu escolar criado para um recente papel de abrigar a memória escolar. Considera como museu escolar um espaço da escola que guarda, conserva, pesquisa e expõe materiais diversos para utilização no ensino, bem como, artefatos, imagens e documentos vinculados à memória institucional. Possui como objetivo principal identificar, por meio de um levantamento, a existência de museus, memoriais e acervos da cultura material escolar na cidade. Investiga, através de visitas e entrevistas, elementos que os caracterizam. Reflete acerca das aplicações que tangenciam a função do museu escolar, conectadas ao ensino - de ciências e de história, e à memória da escola. Avalia de que maneira o museu e a escola vinculam o ensino e a memória em suas práticas. Permite ressaltar o papel do ensino presente nos museus escolares. Destaca a importância de compreender o diálogo entre Museologia e Educação na perspectiva do ensino e da história da educação e dos museus, através do patrimônio educativo. Aponta a relevância da pesquisa proposta, em relação ao mapeamento realizado, para novos estudos acerca do tema.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-20T01:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88672
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913111
url http://hdl.handle.net/10183/88672
identifier_str_mv 000913111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88672/1/000913111.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88672/2/000913111.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88672/3/000913111.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 89a4effef5dc931c15982727a04dba83
e413238b22c87c40cd8e509cd416c7d4
325dbc8d2735f42b17ffb34b74d117da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461373931520