Impacto da pandemia de COVID-19 na avaliação da qualidade do transporte coletivo pelos usuários : análise do sistema metroferroviário de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Britto dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252495
Resumo: Estudar a satisfação com o transporte público e sua relação com os atributos da qualidade do serviço é necessário para aumentar a sua atratividade, sobretudo uma vez que o risco elevado de transmissão viral nos transportes públicos no período da pandemia de COVID-19 resultou em uma perda de demanda devida à mudança na escolha modal em favor do transporte individual. Este trabalho desenvolveu um modelo de equações estruturais para analisar a relação entre a satisfação global e os atributos da qualidade do serviço, baseada em uma pesquisa de satisfação, e comparar os resultados com o que era observado previamente à pandemia. Três variáveis latentes foram avaliadas: Serviço, Segurança e Conforto. Os resultados mostraram que características de conforto são as mais significativas na satisfação, sendo os atributos de maior relevância no modelo lotação dos trens, acessibilidade e limpeza, em contraste com atributos relacionados à segurança, que foram mais valorizados em 2017.
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