Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Jano Henrique de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200639
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos diferentes segmentos da Escola sobre a possibilidade de uso de smartphones em sala de aula como ferramenta didática. Para tanto, buscou a opinião de professores, alunos e equipe diretiva, a fim de construir ações didáticas que possam ser efetivamente realizados. Além da pesquisa teórica, foram realizadas entrevistas com a equipe diretiva e questionários com alunos e professores da escola além de atividade prática com alunos do nono ano da C.M.E.B. Edwiges Fogaça, dentre elas, a criação de grupos de Whatsapp como meio de interação e avaliação, desafios relâmpagos, buscas simples em sites de pesquisa e a procura por aplicativos pertinentes as aulas. Os pontos de vista dos três segmentos, que apontam para diferentes resultados, como o medo da exposição e da falta de conhecimentos por parte dos professores apontado pela equipe. A dispersão por parte dos alunos, além da ciência de que não estão preparados para este tipo de ferramenta apontada pelos professores, e, os alunos , que entendem que os docentes não acreditam neste tipo de trabalho, servem como parâmetro para elaboração de atividades, tendo como base a utilização das mídias atuais, tão presentes em nosso cotidiano e por vezes esquecidas no âmbito escolar. A partir desse estudo pretende-se apresentar a percepção da comunidade escolar sobre o uso didático de smartphones no sentido de posteriormente introduzir o uso desses recursos na prática docente obtendo a maior engajamento por parte dos alunos e melhores resultados de aprendizagem.
id UFRGS-2_537db4d3cfe2fe7bdacc685e53dfce67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200639
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Jano Henrique de SouzaCampos, Aline de2019-10-12T03:54:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/200639001103287O presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos diferentes segmentos da Escola sobre a possibilidade de uso de smartphones em sala de aula como ferramenta didática. Para tanto, buscou a opinião de professores, alunos e equipe diretiva, a fim de construir ações didáticas que possam ser efetivamente realizados. Além da pesquisa teórica, foram realizadas entrevistas com a equipe diretiva e questionários com alunos e professores da escola além de atividade prática com alunos do nono ano da C.M.E.B. Edwiges Fogaça, dentre elas, a criação de grupos de Whatsapp como meio de interação e avaliação, desafios relâmpagos, buscas simples em sites de pesquisa e a procura por aplicativos pertinentes as aulas. Os pontos de vista dos três segmentos, que apontam para diferentes resultados, como o medo da exposição e da falta de conhecimentos por parte dos professores apontado pela equipe. A dispersão por parte dos alunos, além da ciência de que não estão preparados para este tipo de ferramenta apontada pelos professores, e, os alunos , que entendem que os docentes não acreditam neste tipo de trabalho, servem como parâmetro para elaboração de atividades, tendo como base a utilização das mídias atuais, tão presentes em nosso cotidiano e por vezes esquecidas no âmbito escolar. A partir desse estudo pretende-se apresentar a percepção da comunidade escolar sobre o uso didático de smartphones no sentido de posteriormente introduzir o uso desses recursos na prática docente obtendo a maior engajamento por parte dos alunos e melhores resultados de aprendizagem.The present work aims to investigate the perception of the different segments of the school about the possibility of using smartphones in the classroom as a teaching tool. Therefore, it search the opinion of teachers, students and the management team, in order to build didactic actions that can be effectively implemented. In addition to a theoretical research, interviews were conducted with the management team and questionnaires with students and teachers of the school, as well as practical activities with students from the ninth grade of the Edwiges Fogaça Municipal Center of Basic Education (CMEB - acronym in Portuguese) - among these activities are the creation of Whatsapp groups as a tool for interaction and evaluation, the lightning challenge, simple search at websites and the search for relevant mobile applications for the lesson. The standpoint of the three segments points to different results: the management team points to the fear of the exhibition and the lack of knowledge on the part of the teachers; teachers point to dispersal by students and to the consciousness that they are not prepared for these tools; and the students understand that teachers do not believe in these tasks. The points of view are used as parameters for elaboration of activities based on the use of current media, so present in our daily life and sometimes forgotten in the school scope. From this study, we intend to present the perception of the school community about the use, in a didactic way, of smartphones in order to later apply these resources achieving greater engagement on the part of the students and better learning outcomes.application/pdfporMídia digitalSala de aulaDidáticaSmartphonesMediaProjectClassesSmartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didáticaThe Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103287.pdf.txt001103287.pdf.txtExtracted Texttext/plain89203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200639/2/001103287.pdf.txtd366c981d0c676ada674cbf1277fe809MD52ORIGINAL001103287.pdfTexto completoapplication/pdf1840364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200639/1/001103287.pdf5ba35bdcf718aa441c684ac0d25019aaMD5110183/2006392019-10-13 03:50:46.238313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations
title Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
spellingShingle Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
Campos, Jano Henrique de Souza
Mídia digital
Sala de aula
Didática
Smartphones
Media
Project
Classes
title_short Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
title_full Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
title_fullStr Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
title_full_unstemmed Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
title_sort Smartphones em sala de aula : possibilidades de uso como ferramenta didática
author Campos, Jano Henrique de Souza
author_facet Campos, Jano Henrique de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Jano Henrique de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Aline de
contributor_str_mv Campos, Aline de
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia digital
Sala de aula
Didática
topic Mídia digital
Sala de aula
Didática
Smartphones
Media
Project
Classes
dc.subject.eng.fl_str_mv Smartphones
Media
Project
Classes
description O presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos diferentes segmentos da Escola sobre a possibilidade de uso de smartphones em sala de aula como ferramenta didática. Para tanto, buscou a opinião de professores, alunos e equipe diretiva, a fim de construir ações didáticas que possam ser efetivamente realizados. Além da pesquisa teórica, foram realizadas entrevistas com a equipe diretiva e questionários com alunos e professores da escola além de atividade prática com alunos do nono ano da C.M.E.B. Edwiges Fogaça, dentre elas, a criação de grupos de Whatsapp como meio de interação e avaliação, desafios relâmpagos, buscas simples em sites de pesquisa e a procura por aplicativos pertinentes as aulas. Os pontos de vista dos três segmentos, que apontam para diferentes resultados, como o medo da exposição e da falta de conhecimentos por parte dos professores apontado pela equipe. A dispersão por parte dos alunos, além da ciência de que não estão preparados para este tipo de ferramenta apontada pelos professores, e, os alunos , que entendem que os docentes não acreditam neste tipo de trabalho, servem como parâmetro para elaboração de atividades, tendo como base a utilização das mídias atuais, tão presentes em nosso cotidiano e por vezes esquecidas no âmbito escolar. A partir desse estudo pretende-se apresentar a percepção da comunidade escolar sobre o uso didático de smartphones no sentido de posteriormente introduzir o uso desses recursos na prática docente obtendo a maior engajamento por parte dos alunos e melhores resultados de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:54:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200639
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103287
url http://hdl.handle.net/10183/200639
identifier_str_mv 001103287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200639/2/001103287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200639/1/001103287.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d366c981d0c676ada674cbf1277fe809
5ba35bdcf718aa441c684ac0d25019aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585548398592