Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Torquato de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134830
Resumo: Esta pesquisa pretende verificar, através de um estudo de caso, como a Feira do Livro Leitura Para Todos do programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia incentiva à leitura e a cidadania das crianças que residem em Amã. Exibe um histórico do programa “Biblioteca da Família e da Feira do Livro Leitura Para Todos” ao longo dos anos com objetivos e ferramentas utilizadas para o fomento da leitura no ambiente familiar na Jordânia. Apresenta como referencial teórico os conceitos de cidadania, direitos humanos, incentivo à leitura e direito à informação. Traça um breve histórico com as principais características do Reino Hachemita da Jordânia e sua capital, Amã. Destaca a importância da leitura nos ambientes familiar, escolar e da biblioteca para a construção da cidadania infantil e a relevância do incentivo governamental para tal prática com a construção de espaços para leitura, incentivo a projetos já existentes e de pessoas qualificadas para trabalharem com leitura no âmbito educacional. Descreve a coleta dos dados com as dez entrevistas realizadas entre os sujeitos selecionados. Os dados coletados das entrevistas são apresentados através de um relatório descritivo vinculados ao referencial teórico. Analisa os dados coletados com as entrevistas e os resultados alcançados. Finaliza com as considerações finais sobre o estudo que responde ao problema inferido e os objetivo específico e objetivos gerais estabelecidos. Verifica a contribuição do Programa Biblioteca da Família para a influência no desenvolvimento da cidadania e da leitura infantil em Amã que incidem no estímulo e na valorização da leitura no meio familiar; na democratização do acesso aos livros por meio de materiais de qualidade e com baixos valores de venda; na variedade de gêneros e títulos de Literatura Infantil e na escolha de espaços estratégicos e de fácil acesso para a ocorrência das feiras. Aspectos que são fundamentais para o enriquecimento intelectual e cultural das crianças e, por conseguinte, ajudam a transformá-las em cidadãos ativos e presentes na sociedade jordaniana.
id UFRGS-2_5392f20b2a9d62f05ba75d73efce0be1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134830
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Juliana Torquato deMoro, Eliane Lourdes da Silva2016-04-02T02:06:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134830000987569Esta pesquisa pretende verificar, através de um estudo de caso, como a Feira do Livro Leitura Para Todos do programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia incentiva à leitura e a cidadania das crianças que residem em Amã. Exibe um histórico do programa “Biblioteca da Família e da Feira do Livro Leitura Para Todos” ao longo dos anos com objetivos e ferramentas utilizadas para o fomento da leitura no ambiente familiar na Jordânia. Apresenta como referencial teórico os conceitos de cidadania, direitos humanos, incentivo à leitura e direito à informação. Traça um breve histórico com as principais características do Reino Hachemita da Jordânia e sua capital, Amã. Destaca a importância da leitura nos ambientes familiar, escolar e da biblioteca para a construção da cidadania infantil e a relevância do incentivo governamental para tal prática com a construção de espaços para leitura, incentivo a projetos já existentes e de pessoas qualificadas para trabalharem com leitura no âmbito educacional. Descreve a coleta dos dados com as dez entrevistas realizadas entre os sujeitos selecionados. Os dados coletados das entrevistas são apresentados através de um relatório descritivo vinculados ao referencial teórico. Analisa os dados coletados com as entrevistas e os resultados alcançados. Finaliza com as considerações finais sobre o estudo que responde ao problema inferido e os objetivo específico e objetivos gerais estabelecidos. Verifica a contribuição do Programa Biblioteca da Família para a influência no desenvolvimento da cidadania e da leitura infantil em Amã que incidem no estímulo e na valorização da leitura no meio familiar; na democratização do acesso aos livros por meio de materiais de qualidade e com baixos valores de venda; na variedade de gêneros e títulos de Literatura Infantil e na escolha de espaços estratégicos e de fácil acesso para a ocorrência das feiras. Aspectos que são fundamentais para o enriquecimento intelectual e cultural das crianças e, por conseguinte, ajudam a transformá-las em cidadãos ativos e presentes na sociedade jordaniana.This study investigates, through a case study, such as the Reading For Everyone Festival of the Family Library program of the Government of Jordan encourages reading and citizenship of children living in Amman. Displays a history of the Family Library and Te Reading For Everyone Festival over the years with goals and tools used for the promotion of reading in the home environment in Jordan. It presented as theoretical concepts of citizenship, human rights, encouraging reading and the right to information. Traces a brief history with the main features of the Hashemite Kingdom of Jordan and its capital, Amman. It highlights the importance of reading in the family, school environments and library for the construction of children's citizenship and the importance of government incentives for the practice with the construction of spaces for reading, encouraging existing projects and qualified persons to work with reading in educational level. Describes the data collection with the ten interviews conducted among selected subjects. The data collected from the interviews are presented through a specification linked to the theoretical framework. Analyzes the data collected through interviews and achievements. It ends with the concluding remarks of the study inferred that responds to the problem and the specific goal and set overall objectives. Check the contribution of the Family Library or influence on the development of citizenship and children's reading in Amman that focus on stimulating reading and the appreciation within the family; the democratization of access to books through quality materials and low sales figures; the variety of genres and titles of Children's Literature and the choice of strategic spaces and easy access to the occurrence of the fairs. Aspects that are fundamental to the intellectual and cultural enrichment of children and therefore help to turn them into active and present citizens in Jordanian society.application/pdfporLeitura : Amã (Jordânia)Family libraryEncourage readingChildren's citizenshipJordanAmmanIncentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordâniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987569.pdf000987569.pdfTexto completoapplication/pdf1612502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134830/1/000987569.pdf869405e11c4bd5c26f782a7ffa05ed8aMD51TEXT000987569.pdf.txt000987569.pdf.txtExtracted Texttext/plain202672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134830/2/000987569.pdf.txt04fb4d1af96f3c9323aab78f3b614759MD52THUMBNAIL000987569.pdf.jpg000987569.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134830/3/000987569.pdf.jpga7996cdaf251a8f01be439c03b74825bMD5310183/1348302018-10-05 08:41:37.083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134830Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:41:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
title Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
spellingShingle Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
Souza, Juliana Torquato de
Leitura : Amã (Jordânia)
Family library
Encourage reading
Children's citizenship
Jordan
Amman
title_short Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
title_full Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
title_fullStr Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
title_full_unstemmed Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
title_sort Incentivo à leitura e a cidadania: um estudo sobre a Feira do Livro Leitura Para Todos do Programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia
author Souza, Juliana Torquato de
author_facet Souza, Juliana Torquato de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Torquato de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura : Amã (Jordânia)
topic Leitura : Amã (Jordânia)
Family library
Encourage reading
Children's citizenship
Jordan
Amman
dc.subject.eng.fl_str_mv Family library
Encourage reading
Children's citizenship
Jordan
Amman
description Esta pesquisa pretende verificar, através de um estudo de caso, como a Feira do Livro Leitura Para Todos do programa Biblioteca da Família do Governo da Jordânia incentiva à leitura e a cidadania das crianças que residem em Amã. Exibe um histórico do programa “Biblioteca da Família e da Feira do Livro Leitura Para Todos” ao longo dos anos com objetivos e ferramentas utilizadas para o fomento da leitura no ambiente familiar na Jordânia. Apresenta como referencial teórico os conceitos de cidadania, direitos humanos, incentivo à leitura e direito à informação. Traça um breve histórico com as principais características do Reino Hachemita da Jordânia e sua capital, Amã. Destaca a importância da leitura nos ambientes familiar, escolar e da biblioteca para a construção da cidadania infantil e a relevância do incentivo governamental para tal prática com a construção de espaços para leitura, incentivo a projetos já existentes e de pessoas qualificadas para trabalharem com leitura no âmbito educacional. Descreve a coleta dos dados com as dez entrevistas realizadas entre os sujeitos selecionados. Os dados coletados das entrevistas são apresentados através de um relatório descritivo vinculados ao referencial teórico. Analisa os dados coletados com as entrevistas e os resultados alcançados. Finaliza com as considerações finais sobre o estudo que responde ao problema inferido e os objetivo específico e objetivos gerais estabelecidos. Verifica a contribuição do Programa Biblioteca da Família para a influência no desenvolvimento da cidadania e da leitura infantil em Amã que incidem no estímulo e na valorização da leitura no meio familiar; na democratização do acesso aos livros por meio de materiais de qualidade e com baixos valores de venda; na variedade de gêneros e títulos de Literatura Infantil e na escolha de espaços estratégicos e de fácil acesso para a ocorrência das feiras. Aspectos que são fundamentais para o enriquecimento intelectual e cultural das crianças e, por conseguinte, ajudam a transformá-las em cidadãos ativos e presentes na sociedade jordaniana.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-02T02:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134830
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987569
url http://hdl.handle.net/10183/134830
identifier_str_mv 000987569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134830/1/000987569.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134830/2/000987569.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134830/3/000987569.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 869405e11c4bd5c26f782a7ffa05ed8a
04fb4d1af96f3c9323aab78f3b614759
a7996cdaf251a8f01be439c03b74825b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502962552832