Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Philippsen, Matheus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197789
Resumo: O trabalho analisou a escolaridade de 12 pescadores artesanais no município de Imbé, Rio Grande do Sul, Brasil e os impactos na vida e na profissão desses pescadores. A pesquisa é um estudo de caso, com uma metodologia quali-quantitativa, onde foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas, com 14 questões. As entrevistas revelaram um predomínio do gênero masculino, elevada média de idade, um baixo nível de escolaridade na profissão e uma história de vida ligada a pesca através dos laços familiares. Dos 12 pescadores entrevistados, nenhum concluiu os estudos, oito pescadores não chegaram a concluir o ensino fundamental, sendo que três cursaram somente as séries iniciais, e somente dois chegaram a cursar o ensino médio. Esses resultados seguem uma tendência descrita em outros trabalhos realizados no estado do Rio Grande do Sul para esta profissão como os de Garcez e Botero (2005), Gonçalves e D’Incao (2016) e Basaglia (2008). A pesca é um fator socioeconômico importante para o município, sendo indispensável a compreensão das características sociais e variáveis envolvidas na vida e profissão dessa população tradicional.
id UFRGS-2_53f318f15e3a150d18d7465ee0fc426e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197789
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Philippsen, MatheusSeminotti, Jonas José2019-08-09T02:31:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/197789001098461O trabalho analisou a escolaridade de 12 pescadores artesanais no município de Imbé, Rio Grande do Sul, Brasil e os impactos na vida e na profissão desses pescadores. A pesquisa é um estudo de caso, com uma metodologia quali-quantitativa, onde foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas, com 14 questões. As entrevistas revelaram um predomínio do gênero masculino, elevada média de idade, um baixo nível de escolaridade na profissão e uma história de vida ligada a pesca através dos laços familiares. Dos 12 pescadores entrevistados, nenhum concluiu os estudos, oito pescadores não chegaram a concluir o ensino fundamental, sendo que três cursaram somente as séries iniciais, e somente dois chegaram a cursar o ensino médio. Esses resultados seguem uma tendência descrita em outros trabalhos realizados no estado do Rio Grande do Sul para esta profissão como os de Garcez e Botero (2005), Gonçalves e D’Incao (2016) e Basaglia (2008). A pesca é um fator socioeconômico importante para o município, sendo indispensável a compreensão das características sociais e variáveis envolvidas na vida e profissão dessa população tradicional.The study analyzed the schooling of 12 artisanal fishermen in the municipality of Imbé, Rio Grande do Sul, Brazil and the impacts in the life and profession of these fishermen. The research is a case study, with a qualitative-quantitative methodology, in 12 semi-structured interviews, with 14 questions. The interviews revealed a predominance of the male gender, a high average age, a low level of education in the profession and a life history linked to fishing through family ties. Of the 12 fishermen interviewed, none completed the studies, eight fishermen did not complete the elementary school, three of them only attended the initial grades, and only two curse high school. These results follow a trend described in other studies carried out in the state of Rio Grande do Sul for this profession as those of Garcez and Botero (2005), Gonçalves and D’Incao (2016) and Basaglia (2008). Fishing is an important socioeconomic factor for the municipality, and it is indispensable to understand the social and variable characteristics involved in the life and profession of this traditional population.application/pdfporEducação do campoPescadoresComunidades tradicionaisEscolaridadeImbé (RS)Countryside educationFishermenTraditional populationSchoolingUma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098461.pdf.txt001098461.pdf.txtExtracted Texttext/plain63129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197789/2/001098461.pdf.txt0a054fdba9f87508225d0b3922a36c27MD52ORIGINAL001098461.pdfTexto completoapplication/pdf835061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197789/1/001098461.pdfea04804b0fa01a979aa68f0f71412678MD5110183/1977892019-08-10 02:31:58.473613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:31:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
title Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
spellingShingle Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
Philippsen, Matheus
Educação do campo
Pescadores
Comunidades tradicionais
Escolaridade
Imbé (RS)
Countryside education
Fishermen
Traditional population
Schooling
title_short Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
title_full Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
title_fullStr Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
title_full_unstemmed Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
title_sort Uma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasil
author Philippsen, Matheus
author_facet Philippsen, Matheus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Philippsen, Matheus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seminotti, Jonas José
contributor_str_mv Seminotti, Jonas José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Pescadores
Comunidades tradicionais
Escolaridade
Imbé (RS)
topic Educação do campo
Pescadores
Comunidades tradicionais
Escolaridade
Imbé (RS)
Countryside education
Fishermen
Traditional population
Schooling
dc.subject.eng.fl_str_mv Countryside education
Fishermen
Traditional population
Schooling
description O trabalho analisou a escolaridade de 12 pescadores artesanais no município de Imbé, Rio Grande do Sul, Brasil e os impactos na vida e na profissão desses pescadores. A pesquisa é um estudo de caso, com uma metodologia quali-quantitativa, onde foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas, com 14 questões. As entrevistas revelaram um predomínio do gênero masculino, elevada média de idade, um baixo nível de escolaridade na profissão e uma história de vida ligada a pesca através dos laços familiares. Dos 12 pescadores entrevistados, nenhum concluiu os estudos, oito pescadores não chegaram a concluir o ensino fundamental, sendo que três cursaram somente as séries iniciais, e somente dois chegaram a cursar o ensino médio. Esses resultados seguem uma tendência descrita em outros trabalhos realizados no estado do Rio Grande do Sul para esta profissão como os de Garcez e Botero (2005), Gonçalves e D’Incao (2016) e Basaglia (2008). A pesca é um fator socioeconômico importante para o município, sendo indispensável a compreensão das características sociais e variáveis envolvidas na vida e profissão dessa população tradicional.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T02:31:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197789
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098461
url http://hdl.handle.net/10183/197789
identifier_str_mv 001098461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197789/2/001098461.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197789/1/001098461.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a054fdba9f87508225d0b3922a36c27
ea04804b0fa01a979aa68f0f71412678
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447246526742528