A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francineide Amorim Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha, Dantas, Claudio Rejane da Silva, Rodrigues, Rochelande Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237950
Resumo: Este trabalho propõe a abordagem da temática ambiental na educação básica a partir de conteúdos dafísica, utilizando dados provenientes de sensoriamento remoto (SR). Inicialmente, fazemos uma articulaçãoda legislação brasileira sobre educação ambiental com a literatura, em periódicos, referente à pesquisa emensino de física e sua relação com a educação ambiental. Na sequência, apresentamos algumas situaçõesque poderiam ser abordadas em sala de aula utilizando imagens de satélite. Posteriormente, são abordadosalguns princípios físicos do SR, destacando o papel da radiação solar e terrestre e o registro dessa radiaçãopelos sensores. Apresentamos, então, alguns resultados estimados a partir de dados de SR paraTemperatura da superfície (Ts), Radiação terrestre (radiação de onda longa - ROL) e Índice de Vegetaçãopor Diferença Normalizada (NDVI) para diferentes localidades. Os resultados demonstram a importância dapreservação da vegetação para a manutenção de temperaturas mais amenas. A proposta permite articularaspectos da temática ambiental ao ensino de física, estendendo aspectos do conteúdo científico afenômenos socioambientais para além da sala de aula, possibilitando relacionar o currículo de física com ocontexto local em que vivem os estudantes.
id UFRGS-2_53ff5af9e58bfc5893fa604da667284f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237950
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Francineide Amorim CostaMassoni, Neusa TeresinhaDantas, Claudio Rejane da SilvaRodrigues, Rochelande Felipe2022-04-29T04:41:14Z20221517-6312http://hdl.handle.net/10183/237950001140040Este trabalho propõe a abordagem da temática ambiental na educação básica a partir de conteúdos dafísica, utilizando dados provenientes de sensoriamento remoto (SR). Inicialmente, fazemos uma articulaçãoda legislação brasileira sobre educação ambiental com a literatura, em periódicos, referente à pesquisa emensino de física e sua relação com a educação ambiental. Na sequência, apresentamos algumas situaçõesque poderiam ser abordadas em sala de aula utilizando imagens de satélite. Posteriormente, são abordadosalguns princípios físicos do SR, destacando o papel da radiação solar e terrestre e o registro dessa radiaçãopelos sensores. Apresentamos, então, alguns resultados estimados a partir de dados de SR paraTemperatura da superfície (Ts), Radiação terrestre (radiação de onda longa - ROL) e Índice de Vegetaçãopor Diferença Normalizada (NDVI) para diferentes localidades. Os resultados demonstram a importância dapreservação da vegetação para a manutenção de temperaturas mais amenas. A proposta permite articularaspectos da temática ambiental ao ensino de física, estendendo aspectos do conteúdo científico afenômenos socioambientais para além da sala de aula, possibilitando relacionar o currículo de física com ocontexto local em que vivem os estudantes.This paper aims to approach environmental issues in basic education from Physics content, using data fromRemote Sensing (RS). First, we congregate the Brazilian legislation on environmental education with theliterature in journals, regarding research in teaching Physics. In sequence, we present some situations thatcould be addressed in the classroom using satellite images. Subsequently, some physical principles of SR areaddressed, highlighting the role of solar and terrestrial radiation and the recording of this radiation bysensors. The following step is presenting some results estimated from RS data for Surface Temperature (St),Terrestrial Radiation (long wave radiation - LWR), and Vegetation Index by Normalized Difference (IVDN) for different locations. The results show the importance of preserving vegetation to maintain mildertemperatures. The study contributes to bringing the environmental theme into the Physics teaching practice,extending aspects of the scientific content to socioenvironmental phenomena beyond the classroom, makingit possible to relate the Physics curriculum to the local context in which the students live.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 21, n. 1 (2022), p. 236-256Educação ambientalEnsino de físicaSensoriamento remotoVegetaçãoEnvironmental educationPhysics teachingRemote sensingEarth's surface temperatureVegetationA temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remotoThe environmental theme and the physics teaching : a possibility throughremote sensinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140040.pdf.txt001140040.pdf.txtExtracted Texttext/plain61189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237950/2/001140040.pdf.txt3dde63d1e725c51e4a1e17a19cae66efMD52ORIGINAL001140040.pdfTexto completoapplication/pdf959891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237950/1/001140040.pdfdb22db05f45ac747a75ef711f36a1d9bMD5110183/2379502024-05-25 06:47:55.984088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:47:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The environmental theme and the physics teaching : a possibility throughremote sensing
title A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
spellingShingle A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
Santos, Francineide Amorim Costa
Educação ambiental
Ensino de física
Sensoriamento remoto
Vegetação
Environmental education
Physics teaching
Remote sensing
Earth's surface temperature
Vegetation
title_short A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
title_full A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
title_fullStr A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
title_full_unstemmed A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
title_sort A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
author Santos, Francineide Amorim Costa
author_facet Santos, Francineide Amorim Costa
Massoni, Neusa Teresinha
Dantas, Claudio Rejane da Silva
Rodrigues, Rochelande Felipe
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
Dantas, Claudio Rejane da Silva
Rodrigues, Rochelande Felipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francineide Amorim Costa
Massoni, Neusa Teresinha
Dantas, Claudio Rejane da Silva
Rodrigues, Rochelande Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de física
Sensoriamento remoto
Vegetação
topic Educação ambiental
Ensino de física
Sensoriamento remoto
Vegetação
Environmental education
Physics teaching
Remote sensing
Earth's surface temperature
Vegetation
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Physics teaching
Remote sensing
Earth's surface temperature
Vegetation
description Este trabalho propõe a abordagem da temática ambiental na educação básica a partir de conteúdos dafísica, utilizando dados provenientes de sensoriamento remoto (SR). Inicialmente, fazemos uma articulaçãoda legislação brasileira sobre educação ambiental com a literatura, em periódicos, referente à pesquisa emensino de física e sua relação com a educação ambiental. Na sequência, apresentamos algumas situaçõesque poderiam ser abordadas em sala de aula utilizando imagens de satélite. Posteriormente, são abordadosalguns princípios físicos do SR, destacando o papel da radiação solar e terrestre e o registro dessa radiaçãopelos sensores. Apresentamos, então, alguns resultados estimados a partir de dados de SR paraTemperatura da superfície (Ts), Radiação terrestre (radiação de onda longa - ROL) e Índice de Vegetaçãopor Diferença Normalizada (NDVI) para diferentes localidades. Os resultados demonstram a importância dapreservação da vegetação para a manutenção de temperaturas mais amenas. A proposta permite articularaspectos da temática ambiental ao ensino de física, estendendo aspectos do conteúdo científico afenômenos socioambientais para além da sala de aula, possibilitando relacionar o currículo de física com ocontexto local em que vivem os estudantes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T04:41:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237950
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140040
identifier_str_mv 1517-6312
001140040
url http://hdl.handle.net/10183/237950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 21, n. 1 (2022), p. 236-256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237950/2/001140040.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237950/1/001140040.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dde63d1e725c51e4a1e17a19cae66ef
db22db05f45ac747a75ef711f36a1d9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447789430112256