A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237950 |
Resumo: | Este trabalho propõe a abordagem da temática ambiental na educação básica a partir de conteúdos dafísica, utilizando dados provenientes de sensoriamento remoto (SR). Inicialmente, fazemos uma articulaçãoda legislação brasileira sobre educação ambiental com a literatura, em periódicos, referente à pesquisa emensino de física e sua relação com a educação ambiental. Na sequência, apresentamos algumas situaçõesque poderiam ser abordadas em sala de aula utilizando imagens de satélite. Posteriormente, são abordadosalguns princípios físicos do SR, destacando o papel da radiação solar e terrestre e o registro dessa radiaçãopelos sensores. Apresentamos, então, alguns resultados estimados a partir de dados de SR paraTemperatura da superfície (Ts), Radiação terrestre (radiação de onda longa - ROL) e Índice de Vegetaçãopor Diferença Normalizada (NDVI) para diferentes localidades. Os resultados demonstram a importância dapreservação da vegetação para a manutenção de temperaturas mais amenas. A proposta permite articularaspectos da temática ambiental ao ensino de física, estendendo aspectos do conteúdo científico afenômenos socioambientais para além da sala de aula, possibilitando relacionar o currículo de física com ocontexto local em que vivem os estudantes. |
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Santos, Francineide Amorim CostaMassoni, Neusa TeresinhaDantas, Claudio Rejane da SilvaRodrigues, Rochelande Felipe2022-04-29T04:41:14Z20221517-6312http://hdl.handle.net/10183/237950001140040Este trabalho propõe a abordagem da temática ambiental na educação básica a partir de conteúdos dafísica, utilizando dados provenientes de sensoriamento remoto (SR). Inicialmente, fazemos uma articulaçãoda legislação brasileira sobre educação ambiental com a literatura, em periódicos, referente à pesquisa emensino de física e sua relação com a educação ambiental. Na sequência, apresentamos algumas situaçõesque poderiam ser abordadas em sala de aula utilizando imagens de satélite. Posteriormente, são abordadosalguns princípios físicos do SR, destacando o papel da radiação solar e terrestre e o registro dessa radiaçãopelos sensores. Apresentamos, então, alguns resultados estimados a partir de dados de SR paraTemperatura da superfície (Ts), Radiação terrestre (radiação de onda longa - ROL) e Índice de Vegetaçãopor Diferença Normalizada (NDVI) para diferentes localidades. Os resultados demonstram a importância dapreservação da vegetação para a manutenção de temperaturas mais amenas. A proposta permite articularaspectos da temática ambiental ao ensino de física, estendendo aspectos do conteúdo científico afenômenos socioambientais para além da sala de aula, possibilitando relacionar o currículo de física com ocontexto local em que vivem os estudantes.This paper aims to approach environmental issues in basic education from Physics content, using data fromRemote Sensing (RS). First, we congregate the Brazilian legislation on environmental education with theliterature in journals, regarding research in teaching Physics. In sequence, we present some situations thatcould be addressed in the classroom using satellite images. Subsequently, some physical principles of SR areaddressed, highlighting the role of solar and terrestrial radiation and the recording of this radiation bysensors. The following step is presenting some results estimated from RS data for Surface Temperature (St),Terrestrial Radiation (long wave radiation - LWR), and Vegetation Index by Normalized Difference (IVDN) for different locations. The results show the importance of preserving vegetation to maintain mildertemperatures. The study contributes to bringing the environmental theme into the Physics teaching practice,extending aspects of the scientific content to socioenvironmental phenomena beyond the classroom, makingit possible to relate the Physics curriculum to the local context in which the students live.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 21, n. 1 (2022), p. 236-256Educação ambientalEnsino de físicaSensoriamento remotoVegetaçãoEnvironmental educationPhysics teachingRemote sensingEarth's surface temperatureVegetationA temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remotoThe environmental theme and the physics teaching : a possibility throughremote sensinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140040.pdf.txt001140040.pdf.txtExtracted Texttext/plain61189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237950/2/001140040.pdf.txt3dde63d1e725c51e4a1e17a19cae66efMD52ORIGINAL001140040.pdfTexto completoapplication/pdf959891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237950/1/001140040.pdfdb22db05f45ac747a75ef711f36a1d9bMD5110183/2379502024-05-25 06:47:55.984088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:47:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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