Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Anderson Freitas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270522
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos.
id UFRGS-2_5400ccac817849cd5a0225b6e830139c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270522
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Anderson Freitas deNotare, Márcia Rodrigues2023-12-23T03:29:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/270522001189495O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos.This final paper aims to analyze the contributions, potential, and limitations of the augmented reality feature of the GeoGebra software in the study of solids of revolution. This is a qualitative study based on theoretical references such as Digital Technologies in Mathematics Teaching and Learning, Dynamic Mathematics and Augmented Reality. To this end, a sequence of activities was organized, which were applied in four meetings with students in their third year of secondary school in a public school in Viamão – RS. Analysis of the research data showed that the use of GeoGebra's augmented reality software helped with the spatial visualization of mathematical objects and the dynamism of geometric constructions, as well as providing a relaxed and challenging environment for students.application/pdfporSólido de revoluçãoRealidade aumentadaMatemática dinâmicaSolids of revolutionAugmented realityMathematical dynamicsSpatial geometryEntre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189495.pdf.txt001189495.pdf.txtExtracted Texttext/plain137059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/2/001189495.pdf.txte6902d3174e756441dded10ddd22c47bMD52ORIGINAL001189495.pdfTexto completoapplication/pdf5430059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/1/001189495.pdf970886f49312b194b39a64967efeefcaMD5110183/2705222023-12-24 04:26:46.077436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
title Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
spellingShingle Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
Moura, Anderson Freitas de
Sólido de revolução
Realidade aumentada
Matemática dinâmica
Solids of revolution
Augmented reality
Mathematical dynamics
Spatial geometry
title_short Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
title_full Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
title_fullStr Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
title_full_unstemmed Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
title_sort Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
author Moura, Anderson Freitas de
author_facet Moura, Anderson Freitas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Anderson Freitas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Sólido de revolução
Realidade aumentada
Matemática dinâmica
topic Sólido de revolução
Realidade aumentada
Matemática dinâmica
Solids of revolution
Augmented reality
Mathematical dynamics
Spatial geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Solids of revolution
Augmented reality
Mathematical dynamics
Spatial geometry
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-23T03:29:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270522
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189495
url http://hdl.handle.net/10183/270522
identifier_str_mv 001189495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/2/001189495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/1/001189495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6902d3174e756441dded10ddd22c47b
970886f49312b194b39a64967efeefca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447355964522496