Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270522 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos. |
id |
UFRGS-2_5400ccac817849cd5a0225b6e830139c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270522 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Anderson Freitas deNotare, Márcia Rodrigues2023-12-23T03:29:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/270522001189495O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos.This final paper aims to analyze the contributions, potential, and limitations of the augmented reality feature of the GeoGebra software in the study of solids of revolution. This is a qualitative study based on theoretical references such as Digital Technologies in Mathematics Teaching and Learning, Dynamic Mathematics and Augmented Reality. To this end, a sequence of activities was organized, which were applied in four meetings with students in their third year of secondary school in a public school in Viamão – RS. Analysis of the research data showed that the use of GeoGebra's augmented reality software helped with the spatial visualization of mathematical objects and the dynamism of geometric constructions, as well as providing a relaxed and challenging environment for students.application/pdfporSólido de revoluçãoRealidade aumentadaMatemática dinâmicaSolids of revolutionAugmented realityMathematical dynamicsSpatial geometryEntre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189495.pdf.txt001189495.pdf.txtExtracted Texttext/plain137059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/2/001189495.pdf.txte6902d3174e756441dded10ddd22c47bMD52ORIGINAL001189495.pdfTexto completoapplication/pdf5430059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/1/001189495.pdf970886f49312b194b39a64967efeefcaMD5110183/2705222023-12-24 04:26:46.077436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio |
title |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio |
spellingShingle |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio Moura, Anderson Freitas de Sólido de revolução Realidade aumentada Matemática dinâmica Solids of revolution Augmented reality Mathematical dynamics Spatial geometry |
title_short |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio |
title_full |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio |
title_fullStr |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio |
title_sort |
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio |
author |
Moura, Anderson Freitas de |
author_facet |
Moura, Anderson Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Anderson Freitas de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sólido de revolução Realidade aumentada Matemática dinâmica |
topic |
Sólido de revolução Realidade aumentada Matemática dinâmica Solids of revolution Augmented reality Mathematical dynamics Spatial geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Solids of revolution Augmented reality Mathematical dynamics Spatial geometry |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-23T03:29:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270522 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189495 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270522 |
identifier_str_mv |
001189495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/2/001189495.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270522/1/001189495.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6902d3174e756441dded10ddd22c47b 970886f49312b194b39a64967efeefca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447355964522496 |