O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viaro, Felipe Schneider
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bernardes, Mauricio Moreira e Silva, Silva, Regio Pierre da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109536
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o briefing como uma ferramenta de auxílio na gestão de projetos em microempresas de design e publicidade. Para sobreviver ao período de inserção no mercado, essas empresas necessitam organização e eficácia. Este estudo eleva o uso do briefing para além de um contrato formal entre as partes. Como estratégia de pesquisa, utiliza o estudo de caso, analisando uma microempresa de publicidade quanto ao seu processo projetual, gerenciamento, seus projetos bem-sucedidos e os com problemas de execução. Ao longo do trabalho, são considerados aspectos do projeto como a comunicação e a colaboração, os resultados positivos e as ações preventivas. Constatou-se que o briefing, auxiliando na gestão de projetos, é útil em casos em que a cultura de gerenciamento inexiste. Nos casos bem-sucedidos, a colaboração do cliente e a completude do briefing foram fatores determinantes para o sucesso. Nos casos problemáticos, observou-se que houve falta de experiência da equipe de projeto e dificuldade de comunicação com o cliente.
id UFRGS-2_5411d06c688abce5a8771e09bf4467db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109536
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viaro, Felipe SchneiderBernardes, Mauricio Moreira e SilvaSilva, Regio Pierre da2015-01-31T02:20:39Z20141984-2880http://hdl.handle.net/10183/109536000948913Este artigo tem por objetivo analisar o briefing como uma ferramenta de auxílio na gestão de projetos em microempresas de design e publicidade. Para sobreviver ao período de inserção no mercado, essas empresas necessitam organização e eficácia. Este estudo eleva o uso do briefing para além de um contrato formal entre as partes. Como estratégia de pesquisa, utiliza o estudo de caso, analisando uma microempresa de publicidade quanto ao seu processo projetual, gerenciamento, seus projetos bem-sucedidos e os com problemas de execução. Ao longo do trabalho, são considerados aspectos do projeto como a comunicação e a colaboração, os resultados positivos e as ações preventivas. Constatou-se que o briefing, auxiliando na gestão de projetos, é útil em casos em que a cultura de gerenciamento inexiste. Nos casos bem-sucedidos, a colaboração do cliente e a completude do briefing foram fatores determinantes para o sucesso. Nos casos problemáticos, observou-se que houve falta de experiência da equipe de projeto e dificuldade de comunicação com o cliente.This article aims at analyzing the briefing as project management complementary tool to be applied in design and advertising microenterprises. These companies need organization and effectiveness for surviving in their early years in the market. This study raises the use of briefing beyond a formal contract between the parties involved on it. Case study was defined as the main research strategy, as we intended to answer questions as how and why in our object of study. Throughout this research are considered project aspects such as communication and collaboration, positive and preventive actions to solve problems as well. It was found that the briefing in order to be used as a complementary tool of project management is useful in cases where the management culture does not exist. In the successful cases, we identified that it is very important the customer collaboration and completeness of the briefing. However, in the unsuccessful cases, the lack of experience of the project team and the difficulty of communication between the company and the customer were the most prominent cause of low performance of the project.application/pdfporCompetência : revista da educação superior do Senac-RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 97-114Gestão de projetosDesignAgência de publicidadeProject managementMicroenterpriseAdverstisingO briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidadeBriefing as a project management complementary tool to be applied in advertising microenterprises info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948913.pdf000948913.pdfTexto completoapplication/pdf1657273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109536/1/000948913.pdfbd92ccd4b86d60b9d2c850c6bb80916cMD51TEXT000948913.pdf.txt000948913.pdf.txtExtracted Texttext/plain39486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109536/2/000948913.pdf.txt06c0b9f2f9d601043fadcbab19a7b171MD52THUMBNAIL000948913.pdf.jpg000948913.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109536/3/000948913.pdf.jpge05035f24910ba23be369dcb72cfcf41MD5310183/1095362018-10-23 09:00:55.377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:00:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Briefing as a project management complementary tool to be applied in advertising microenterprises
title O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
spellingShingle O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
Viaro, Felipe Schneider
Gestão de projetos
Design
Agência de publicidade
Project management
Microenterprise
Adverstising
title_short O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
title_full O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
title_fullStr O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
title_full_unstemmed O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
title_sort O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
author Viaro, Felipe Schneider
author_facet Viaro, Felipe Schneider
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Silva, Regio Pierre da
author_role author
author2 Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Silva, Regio Pierre da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viaro, Felipe Schneider
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de projetos
Design
Agência de publicidade
topic Gestão de projetos
Design
Agência de publicidade
Project management
Microenterprise
Adverstising
dc.subject.eng.fl_str_mv Project management
Microenterprise
Adverstising
description Este artigo tem por objetivo analisar o briefing como uma ferramenta de auxílio na gestão de projetos em microempresas de design e publicidade. Para sobreviver ao período de inserção no mercado, essas empresas necessitam organização e eficácia. Este estudo eleva o uso do briefing para além de um contrato formal entre as partes. Como estratégia de pesquisa, utiliza o estudo de caso, analisando uma microempresa de publicidade quanto ao seu processo projetual, gerenciamento, seus projetos bem-sucedidos e os com problemas de execução. Ao longo do trabalho, são considerados aspectos do projeto como a comunicação e a colaboração, os resultados positivos e as ações preventivas. Constatou-se que o briefing, auxiliando na gestão de projetos, é útil em casos em que a cultura de gerenciamento inexiste. Nos casos bem-sucedidos, a colaboração do cliente e a completude do briefing foram fatores determinantes para o sucesso. Nos casos problemáticos, observou-se que houve falta de experiência da equipe de projeto e dificuldade de comunicação com o cliente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-31T02:20:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109536
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-2880
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948913
identifier_str_mv 1984-2880
000948913
url http://hdl.handle.net/10183/109536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Competência : revista da educação superior do Senac-RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 97-114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109536/1/000948913.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109536/2/000948913.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109536/3/000948913.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd92ccd4b86d60b9d2c850c6bb80916c
06c0b9f2f9d601043fadcbab19a7b171
e05035f24910ba23be369dcb72cfcf41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224864013484032