Attentional bias modification based on visual probe task : methodological issues, results and clinical relevance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151194 |
Resumo: | Introdução: O viés atencional, definido como a tendência a direcionar ou manter a atenção focada em uma classe específica de estímulos, pode ter um papel importante na etiologia e manutenção dos transtornos mentais. A modificação do viés atencional tem sido estudada como forma adicional de tratamento dirigida ao processamento automático. Objetivos: Esta revisão sistemática da literatura compara e discute questões metodológicas, evidências de resultados positivos e potenciais aplicações clínicas dos estudos sobre a modificação do viés atencional (MVA) baseados em uma tarefa de atenção visual. Métodos: As bases de dados Web of Knowledge, PubMed e PsycInfo foram pesquisadas usando os descritores attentional bias modification, attentional bias manipulation e attentional bias training. Foram selecionados estudos empíricos sobre treinamento para MVA baseados em tarefa de atenção visual escritos em inglês e publicados entre 2002 e 2014. Resultados: Cinquenta e sete estudos atenderam aos critérios de inclusão. A maioria (78%) obteve sucesso no treinamento da atenção na direção prevista, e 71% tiveram seus resultados generalizados a outras medidas correlacionadas com os sintomas. Conclusões: A MVA tem utilidade clínica potencial, mas, para atingir a padronização de métodos e a maximização de sua aplicabilidade, estudos futuros deverão incluir amostras clínicas e ser baseados nos resultados dos estudos sobre sua eficácia. |
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Lopes, Fernanda MachadoViacava, Keitiline RamosAraujo, Lisiane Bizarro2017-01-24T02:24:50Z20152238-0019http://hdl.handle.net/10183/151194001009416Introdução: O viés atencional, definido como a tendência a direcionar ou manter a atenção focada em uma classe específica de estímulos, pode ter um papel importante na etiologia e manutenção dos transtornos mentais. A modificação do viés atencional tem sido estudada como forma adicional de tratamento dirigida ao processamento automático. Objetivos: Esta revisão sistemática da literatura compara e discute questões metodológicas, evidências de resultados positivos e potenciais aplicações clínicas dos estudos sobre a modificação do viés atencional (MVA) baseados em uma tarefa de atenção visual. Métodos: As bases de dados Web of Knowledge, PubMed e PsycInfo foram pesquisadas usando os descritores attentional bias modification, attentional bias manipulation e attentional bias training. Foram selecionados estudos empíricos sobre treinamento para MVA baseados em tarefa de atenção visual escritos em inglês e publicados entre 2002 e 2014. Resultados: Cinquenta e sete estudos atenderam aos critérios de inclusão. A maioria (78%) obteve sucesso no treinamento da atenção na direção prevista, e 71% tiveram seus resultados generalizados a outras medidas correlacionadas com os sintomas. Conclusões: A MVA tem utilidade clínica potencial, mas, para atingir a padronização de métodos e a maximização de sua aplicabilidade, estudos futuros deverão incluir amostras clínicas e ser baseados nos resultados dos estudos sobre sua eficácia.Introduction: Attentional bias, the tendency that a person has to drive or maintain attention to a specific class of stimuli, may play an important role in the etiology and persistence of mental disorders. Attentional bias modification has been studied as a form of additional treatment related to automatic processing. Objectives: This systematic literature review compared and discussed methods, evidence of success and potential clinical applications of studies about attentional bias modification (ABM) using a visual probe task. Methods: The Web of Knowledge, PubMed and PsycInfo were searched using the keywords attentional bias modification, attentional bias manipulation and attentional bias training. We selected empirical studies about ABM training using a visual probe task written in English and published between 2002 and 2014. Results: Fifty-seven studies met inclusion criteria. Most (78%) succeeded in training attention in the predicted direction, and in 71% results were generalized to other measures correlated with the symptoms. Conclusions: ABM has potential clinical utility, but to standardize methods and maximize applicability, future studies should include clinical samples and be based on findings of studies about its effectiveness.application/pdfengTrends in psychiatry and psychotherapy. Porto Alegre. Vol. 37, n.4 (out./dez. 2015), p. 183-193.Viés de atençãoRevisão de literaturaTerapia cognitivo-comportamentalBehavior therapyCognitive therapyOutcome studiesExperimental psychologyAttentional bias modification based on visual probe task : methodological issues, results and clinical relevanceModificação de viés atencional com base em tarefa de atenção visual : questões metodológicas, resultados e relevância clínicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009416.pdf001009416.pdfTexto completo (inglês)application/pdf265491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151194/1/001009416.pdf33707ed8d942c51657d1451bd0dd0f3dMD51TEXT001009416.pdf.txt001009416.pdf.txtExtracted Texttext/plain55146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151194/2/001009416.pdf.txt02f37af2abbe19cea0ae4e29bbadda0cMD52THUMBNAIL001009416.pdf.jpg001009416.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151194/3/001009416.pdf.jpg8ee5847eb38a0625e7e2e47e70deecd6MD5310183/1511942018-10-30 08:33:24.31oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:33:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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