A teoria do mercado religioso : evidências empíricas na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lívio Luiz Soares de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Balbinotto Neto, Giacomo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205536
Resumo: Este artigo trata da Teoria Econômica do Mercado Religioso. São apresentados conceitos extraídos desse paradigma, como commodity religiosa, oferta e demanda de bens e serviços religiosos, competição e monopólio no mercado religioso, dentre outros. Os graus de regulação no mercado religioso são discutidos. São mostradas as definições de organizações religiosas e seus tipos, conceitos de compensadores religiosos e as possíveis consequências da intervenção governamental no mercado religioso. A principal contribuição deste trabalho é uma revisão da literatura, com base nos resultados de testes empíricos, sobre o principal resultado da Teoria do Mercado Religioso, ou seja, a de que existe uma correlação positiva entre pluralismo religioso e frequência religiosa.
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