Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanzer, Cristiane Scharlau
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13961
Resumo: Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional.
id UFRGS-2_54879518128516b3be22ef1272cc86d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13961
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lanzer, Cristiane ScharlauKlering, Luis Roque2008-09-23T04:14:01Z2007http://hdl.handle.net/10183/13961000649668Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional.application/pdfporMarketing bancarioEnsino a distânciaAprendizagem organizacionalAprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtualAmbiente virtual de aprendizagemRelacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649668.pdf000649668.pdfTexto completoapplication/pdf608416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/1/000649668.pdf3b86bd2f00b35f391143ad1969654d65MD51TEXT000649668.pdf.txt000649668.pdf.txtExtracted Texttext/plain81800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/2/000649668.pdf.txtc94393a6c051d8ee9c748855049b9818MD52THUMBNAIL000649668.pdf.jpg000649668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/3/000649668.pdf.jpg78ad914545bff4fd0a7855496dda1e57MD5310183/139612021-12-06 05:42:14.345882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13961Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
title Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
spellingShingle Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
Lanzer, Cristiane Scharlau
Marketing bancario
Ensino a distância
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual
Ambiente virtual de aprendizagem
title_short Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
title_full Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
title_fullStr Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
title_full_unstemmed Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
title_sort Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
author Lanzer, Cristiane Scharlau
author_facet Lanzer, Cristiane Scharlau
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanzer, Cristiane Scharlau
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klering, Luis Roque
contributor_str_mv Klering, Luis Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing bancario
Ensino a distância
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Marketing bancario
Ensino a distância
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual
Ambiente virtual de aprendizagem
description Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-23T04:14:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13961
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649668
url http://hdl.handle.net/10183/13961
identifier_str_mv 000649668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/1/000649668.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/2/000649668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/3/000649668.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b86bd2f00b35f391143ad1969654d65
c94393a6c051d8ee9c748855049b9818
78ad914545bff4fd0a7855496dda1e57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224382456004608