Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13961 |
Resumo: | Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional. |
id |
UFRGS-2_54879518128516b3be22ef1272cc86d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13961 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lanzer, Cristiane ScharlauKlering, Luis Roque2008-09-23T04:14:01Z2007http://hdl.handle.net/10183/13961000649668Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional.application/pdfporMarketing bancarioEnsino a distânciaAprendizagem organizacionalAprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtualAmbiente virtual de aprendizagemRelacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649668.pdf000649668.pdfTexto completoapplication/pdf608416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/1/000649668.pdf3b86bd2f00b35f391143ad1969654d65MD51TEXT000649668.pdf.txt000649668.pdf.txtExtracted Texttext/plain81800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/2/000649668.pdf.txtc94393a6c051d8ee9c748855049b9818MD52THUMBNAIL000649668.pdf.jpg000649668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/3/000649668.pdf.jpg78ad914545bff4fd0a7855496dda1e57MD5310183/139612021-12-06 05:42:14.345882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13961Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
title |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
spellingShingle |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet Lanzer, Cristiane Scharlau Marketing bancario Ensino a distância Aprendizagem organizacional Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual Ambiente virtual de aprendizagem |
title_short |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
title_full |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
title_fullStr |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
title_full_unstemmed |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
title_sort |
Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
author |
Lanzer, Cristiane Scharlau |
author_facet |
Lanzer, Cristiane Scharlau |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanzer, Cristiane Scharlau |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klering, Luis Roque |
contributor_str_mv |
Klering, Luis Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing bancario Ensino a distância Aprendizagem organizacional Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Marketing bancario Ensino a distância Aprendizagem organizacional Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual Ambiente virtual de aprendizagem |
description |
Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-09-23T04:14:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13961 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649668 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13961 |
identifier_str_mv |
000649668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/1/000649668.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/2/000649668.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13961/3/000649668.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b86bd2f00b35f391143ad1969654d65 c94393a6c051d8ee9c748855049b9818 78ad914545bff4fd0a7855496dda1e57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224382456004608 |