O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Valdeci dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252079
Resumo: O tema deste trabalho é “O Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Revisões Bibliográficas e Propostas Pedagógicas”. A necessidade de se considerar a área das ciências humanas no contexto educacional, especialmente a disciplina de história, a qual forma sujeitos críticos, aponta que esta aproximação precisa ser feita desde o início da formação e não somente nos anos finais de ensino. Dessa forma, questionaremos a evolução do ensino de história ao longo dos anos e sobre como ela é caracterizada em determinados tempos históricos. A questão da didática de ensino que exige do educador formas que propiciem um ensino construtivo e significativo na formação. Como resultados, apontamos o contexto de história local como meio de materialização do ensino de história, visto que o estudante absorve as informações à medida que lhe é ofertado vivências com o que lhe é demonstrado na teoria. Finalizaremos com uma proposta pedagógica de ensino, a qual remete ao patrimônio material local, e essa pode ser adaptada em outros planos futuros de acordo com a realidade a ser aproximada.
id UFRGS-2_548cde969346030204a4c2ab1b4cb991
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252079
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Valdeci dos SantosPereira, Diego Carlos2022-12-01T04:51:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/252079001154157O tema deste trabalho é “O Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Revisões Bibliográficas e Propostas Pedagógicas”. A necessidade de se considerar a área das ciências humanas no contexto educacional, especialmente a disciplina de história, a qual forma sujeitos críticos, aponta que esta aproximação precisa ser feita desde o início da formação e não somente nos anos finais de ensino. Dessa forma, questionaremos a evolução do ensino de história ao longo dos anos e sobre como ela é caracterizada em determinados tempos históricos. A questão da didática de ensino que exige do educador formas que propiciem um ensino construtivo e significativo na formação. Como resultados, apontamos o contexto de história local como meio de materialização do ensino de história, visto que o estudante absorve as informações à medida que lhe é ofertado vivências com o que lhe é demonstrado na teoria. Finalizaremos com uma proposta pedagógica de ensino, a qual remete ao patrimônio material local, e essa pode ser adaptada em outros planos futuros de acordo com a realidade a ser aproximada.This work purpose is "The History teaching in the Elementary School: Bibliographic Reviews and Pedagogical Proposals”. The need to consider the area of human sciences in the educational context, especially the History as a school subject, which is responsible to have critical subjects, and points out that this approach needs to be made from the Elementary School and not only in the Secondary School. In this way, we will question the evolution of History teaching over the years and how it is characterized in certain historical times. The issue of teaching didactics that requires from the educator forms that provide a constructive teaching and meaningful formation. As a result, we point out the context of history place as a mean of materializing the History teaching, since the student absorbs the information in the way it is offered experiences and with it is demonstrated in theory. We will end with a pedagogical proposal for teaching, which refers to the material heritage location, and it can be adapted in other future plans according to the reality to be approximate.application/pdfporHistória : Ensino : DidáticaEnsino fundamental : Séries iniciaisSequência didáticaDidactics in history teachingTeaching history in the elementary schoolHistory placeTeaching sequenceO ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154157.pdf.txt001154157.pdf.txtExtracted Texttext/plain69892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/2/001154157.pdf.txta0fdc78e10312a5f27c7fcf7626ee99eMD52ORIGINAL001154157.pdfTexto completoapplication/pdf285095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/1/001154157.pdf4a6a2c1a34dc44d2fbf54a7c050a1b05MD5110183/2520792022-12-02 05:52:43.419109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:52:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
title O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
spellingShingle O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
Gonçalves, Valdeci dos Santos
História : Ensino : Didática
Ensino fundamental : Séries iniciais
Sequência didática
Didactics in history teaching
Teaching history in the elementary school
History place
Teaching sequence
title_short O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
title_full O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
title_fullStr O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
title_full_unstemmed O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
title_sort O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
author Gonçalves, Valdeci dos Santos
author_facet Gonçalves, Valdeci dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Valdeci dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Diego Carlos
contributor_str_mv Pereira, Diego Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv História : Ensino : Didática
Ensino fundamental : Séries iniciais
Sequência didática
topic História : Ensino : Didática
Ensino fundamental : Séries iniciais
Sequência didática
Didactics in history teaching
Teaching history in the elementary school
History place
Teaching sequence
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics in history teaching
Teaching history in the elementary school
History place
Teaching sequence
description O tema deste trabalho é “O Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Revisões Bibliográficas e Propostas Pedagógicas”. A necessidade de se considerar a área das ciências humanas no contexto educacional, especialmente a disciplina de história, a qual forma sujeitos críticos, aponta que esta aproximação precisa ser feita desde o início da formação e não somente nos anos finais de ensino. Dessa forma, questionaremos a evolução do ensino de história ao longo dos anos e sobre como ela é caracterizada em determinados tempos históricos. A questão da didática de ensino que exige do educador formas que propiciem um ensino construtivo e significativo na formação. Como resultados, apontamos o contexto de história local como meio de materialização do ensino de história, visto que o estudante absorve as informações à medida que lhe é ofertado vivências com o que lhe é demonstrado na teoria. Finalizaremos com uma proposta pedagógica de ensino, a qual remete ao patrimônio material local, e essa pode ser adaptada em outros planos futuros de acordo com a realidade a ser aproximada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T04:51:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154157
url http://hdl.handle.net/10183/252079
identifier_str_mv 001154157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/2/001154157.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/1/001154157.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0fdc78e10312a5f27c7fcf7626ee99e
4a6a2c1a34dc44d2fbf54a7c050a1b05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447324289138688