O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252079 |
Resumo: | O tema deste trabalho é “O Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Revisões Bibliográficas e Propostas Pedagógicas”. A necessidade de se considerar a área das ciências humanas no contexto educacional, especialmente a disciplina de história, a qual forma sujeitos críticos, aponta que esta aproximação precisa ser feita desde o início da formação e não somente nos anos finais de ensino. Dessa forma, questionaremos a evolução do ensino de história ao longo dos anos e sobre como ela é caracterizada em determinados tempos históricos. A questão da didática de ensino que exige do educador formas que propiciem um ensino construtivo e significativo na formação. Como resultados, apontamos o contexto de história local como meio de materialização do ensino de história, visto que o estudante absorve as informações à medida que lhe é ofertado vivências com o que lhe é demonstrado na teoria. Finalizaremos com uma proposta pedagógica de ensino, a qual remete ao patrimônio material local, e essa pode ser adaptada em outros planos futuros de acordo com a realidade a ser aproximada. |
id |
UFRGS-2_548cde969346030204a4c2ab1b4cb991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252079 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Valdeci dos SantosPereira, Diego Carlos2022-12-01T04:51:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/252079001154157O tema deste trabalho é “O Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Revisões Bibliográficas e Propostas Pedagógicas”. A necessidade de se considerar a área das ciências humanas no contexto educacional, especialmente a disciplina de história, a qual forma sujeitos críticos, aponta que esta aproximação precisa ser feita desde o início da formação e não somente nos anos finais de ensino. Dessa forma, questionaremos a evolução do ensino de história ao longo dos anos e sobre como ela é caracterizada em determinados tempos históricos. A questão da didática de ensino que exige do educador formas que propiciem um ensino construtivo e significativo na formação. Como resultados, apontamos o contexto de história local como meio de materialização do ensino de história, visto que o estudante absorve as informações à medida que lhe é ofertado vivências com o que lhe é demonstrado na teoria. Finalizaremos com uma proposta pedagógica de ensino, a qual remete ao patrimônio material local, e essa pode ser adaptada em outros planos futuros de acordo com a realidade a ser aproximada.This work purpose is "The History teaching in the Elementary School: Bibliographic Reviews and Pedagogical Proposals”. The need to consider the area of human sciences in the educational context, especially the History as a school subject, which is responsible to have critical subjects, and points out that this approach needs to be made from the Elementary School and not only in the Secondary School. In this way, we will question the evolution of History teaching over the years and how it is characterized in certain historical times. The issue of teaching didactics that requires from the educator forms that provide a constructive teaching and meaningful formation. As a result, we point out the context of history place as a mean of materializing the History teaching, since the student absorbs the information in the way it is offered experiences and with it is demonstrated in theory. We will end with a pedagogical proposal for teaching, which refers to the material heritage location, and it can be adapted in other future plans according to the reality to be approximate.application/pdfporHistória : Ensino : DidáticaEnsino fundamental : Séries iniciaisSequência didáticaDidactics in history teachingTeaching history in the elementary schoolHistory placeTeaching sequenceO ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154157.pdf.txt001154157.pdf.txtExtracted Texttext/plain69892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/2/001154157.pdf.txta0fdc78e10312a5f27c7fcf7626ee99eMD52ORIGINAL001154157.pdfTexto completoapplication/pdf285095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/1/001154157.pdf4a6a2c1a34dc44d2fbf54a7c050a1b05MD5110183/2520792022-12-02 05:52:43.419109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:52:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas |
title |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas |
spellingShingle |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas Gonçalves, Valdeci dos Santos História : Ensino : Didática Ensino fundamental : Séries iniciais Sequência didática Didactics in history teaching Teaching history in the elementary school History place Teaching sequence |
title_short |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas |
title_full |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas |
title_fullStr |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas |
title_sort |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas |
author |
Gonçalves, Valdeci dos Santos |
author_facet |
Gonçalves, Valdeci dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Valdeci dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Diego Carlos |
contributor_str_mv |
Pereira, Diego Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História : Ensino : Didática Ensino fundamental : Séries iniciais Sequência didática |
topic |
História : Ensino : Didática Ensino fundamental : Séries iniciais Sequência didática Didactics in history teaching Teaching history in the elementary school History place Teaching sequence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactics in history teaching Teaching history in the elementary school History place Teaching sequence |
description |
O tema deste trabalho é “O Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Revisões Bibliográficas e Propostas Pedagógicas”. A necessidade de se considerar a área das ciências humanas no contexto educacional, especialmente a disciplina de história, a qual forma sujeitos críticos, aponta que esta aproximação precisa ser feita desde o início da formação e não somente nos anos finais de ensino. Dessa forma, questionaremos a evolução do ensino de história ao longo dos anos e sobre como ela é caracterizada em determinados tempos históricos. A questão da didática de ensino que exige do educador formas que propiciem um ensino construtivo e significativo na formação. Como resultados, apontamos o contexto de história local como meio de materialização do ensino de história, visto que o estudante absorve as informações à medida que lhe é ofertado vivências com o que lhe é demonstrado na teoria. Finalizaremos com uma proposta pedagógica de ensino, a qual remete ao patrimônio material local, e essa pode ser adaptada em outros planos futuros de acordo com a realidade a ser aproximada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T04:51:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154157 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252079 |
identifier_str_mv |
001154157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/2/001154157.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252079/1/001154157.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0fdc78e10312a5f27c7fcf7626ee99e 4a6a2c1a34dc44d2fbf54a7c050a1b05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447324289138688 |