A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacuri, Fabiana Cristina Staub
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55074
Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar a implantação da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2012, através de um estudo de caso realizado em uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa de campo abrangeu entrevistas, observações de reuniões e de aulas dessa escola, realizadas durante três meses, concomitantemente, nos períodos diurno e noturno. Tendo como referência as conceituações de interdisciplinaridade presentes no documento e em estudos de diversos autores, buscou-se identificar se houve interdisciplinaridade na implantação da Proposta na escola observada. Foi verificado que a interdisciplinaridade, compreendida como interação das disciplinas, não foi aplicada nas atividades desenvolvidas nesse período e que também outras orientações previstas na Proposta não foram efetivadas ou o foram apenas parcialmente.
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