Bilinguismo e personalidade em bilíngues português L1 e inglês L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahn, Hannah dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199998
Resumo: O presente estudo exploratório procura relacionar bilinguismo e personalidade em bilíngues que possuem como primeira língua (L1) o português e como segunda língua (L2) o inglês. Tal relação foi explorada e testada através de Questionário de Histórico de Linguagem e de Autoavaliação de Proficiência para a variável bilinguismo e do Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (IGFP-5) para a variável personalidade. A pesquisa contou com 126 participantes jovens adultos maiores de 18 anos, que responderam as questões do Questionário, que procurou conhecer melhor a história dos participantes com suas línguas, através de perguntas gerais, como idade de aprendizado e idade de fluência, e perguntas sobre a proficiência dos participantes. A última parte do Questionário contava com perguntas relacionando a L2 dos participantes e suas percepções de personalidade, através de perguntas sobre o uso da L2 em suas atividades diárias e a importância da L2 na personalidade dos indivíduos. O IGFP-5 mensura, através de 44 itens, cinco dimensões de personalidade: Openness (Abertura), Conscientiousness (Conscienciosidade), Extroversion (Extroversão), Agreeableness (Amabilidade) e Neuroticism (Neuroticismo). Os dados foram analisados utilizando o software SPSS versão 21, procurando correlações entre as perguntas extraídas do Questionário e as dimensões do IGFP-5. A análise dos dados não revelou correlações significativas entre bilinguismo e personalidade, contrariando as hipóteses iniciais do trabalho. Possíveis explicações para os resultados, bem como sugestões para estudos futuros a partir das limitações desta pesquisa são apontadas.
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